[DIY] Led Marcha-Atrás B8 + Codificação

Este DIY serve para quem tem B8's e queira trocar as luzes de origem e fazer a respectiva codificação.

Material que precisam:

- 2 Lâmpadas LED T10/W5W
- VAG para codificação

As lâmpadas de origem são de 16W e sendo casquilho W5W não existe grandes potencias, logo a alternativa é trocar por led para quem quer ver a traseira com olhos de ver. 8)

A minha opção recaiu nestes led de 5W:

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Atenção que se forem para outro tipo de led, não devem conseguir meter um diâmetro maior que estes(16mm), podem sim meter um pouco mais compridos(+45mm). :)

Para montar o led vão a mala e retiram esta tampa:

DSCF8384_GF_zps745ec645.jpg

Que esta presa por duas molas:

DSCF8385_GF_zpsd3029471.jpg

Tirar a armadura das lâmpadas puxando a patilha vermelha(grande) para o lado de fora:

DSCF8386_GF_zpsb5c5b7fb.jpg

Estando cá fora tem este aspecto:

DSCF8382_GF_zps6bf8d40b.jpg

Fazem a troca da lâmpada:
DSCF8379_GF_zps6f25ec5c.jpg

Antes de meter no sitio, liguem a marcha atrás para o led ligar:

DSCF8378_GF_zps998cba77.jpg

Se estiver ligado, desligar a marcha atrás e seguir os passos na ordem inversa para montar.

Umas fotos da comparação entre LED e halogéneo.

STOCK:

DSCF8381_GF_zpse1d0dc04.jpg

DSCF8380_GF_zpsa56db001.jpg

Esquerdo halogéneo VS Direito LED

DSCF8377_GF_zpsf8bfc782.jpg

DSCF8376_GF_zps3aca3012.jpg

Como podem ver tem um grande diferença:

DSCF8375_GF_zps727e3a89.jpg

Full LED a luz é branca, nas fotos parece ligeiramente azulada:

DSCF8389_GF_zps793653fd.jpg

DSCF8388_GF_zps0fa898d7.jpg

DSCF8393_GF_zpsb354d278.jpg

DSCF8390_GF_zps0648730e.jpg

Isto é o mais perto do real na distribuição da luz, nas de cima ficou com umas formas esquisitas...

DSCF8371_GF_zps7c40e8ef.jpg

Em termos de luz é como trocar halogéneo por xenon, agora esta de dia por trás do carro e com menos 22W de consumo :D

O consumo da lâmpada é menor e por isso vai dar erro de lâmpada fundida, como não quero andar a meter resistências para gerar o consumo extra vamos codificar e desactivar o aviso de lâmpada fundida:

Para isso basta seguir estes passos:

- Aceder ao Modulo 46 Central Convenience
- Colocar este código de segurança(Security Access) para ter acesso a mais canais - 16017 (o código que o vag sugere não deixa ter acesso a estes canais).
- Ir as adaptações(Adaptation)
- Escolher o canal(Channel) - 181
- Em principio tem lá o seguinte numero: 65535
- Usar a calculadora do windows e converter o 65535(decimal) para binário que dá 1111111111111111.
- No bit 10 e 11, mudar de 1 para 0, ou seja, fica 1111001111111111.
- Converter para decimal fica 62463
- Inserir este numero, fazer Test e depois Save.

E puff la se foi o aviso de lâmpada fundida, se depois tiveram mesmo a lâmpada fundida e não souberem não tenho culpa. :p
Penso que também desactiva o erro de meterem LED's non-canbus na matricula, como os meus já são canbus não posso confirmar a 100%.

Acho que ficou um DIY um pouco extenso apenas para trocar as lâmpadas de marcha-atrás :lol:

Se tiverem duvidas digam. :audipt:
 
adorei :)

bom diy sim senhor :) o básico e simples também tem de ser bem feito :)

ja agora quanto custa um par disso?
 
obrigado eu tenho estas em marcha-atras e até agora estou contente e ainda ficam mais contente quem vê as minhas luzes.
449-BA15S_P21W_Led_9W_Frontale_1.png
 
Zerocool, disme uma cena, acabei de fazer isto com o MarcoA3, pois ele é que é o entendido em vag com.
Notei uma coisa e cria saber se no teu caso acontece o mesmo, depois de fazer todo o processo. enquanto montava as tampinhas e tunha tudo em ordem na mala tive sempre a marcha atras engrenada, e passado um tempo (2m +/-) eles começao a piscar aleatoriamente. No teu acontece o mesmo? Claro que isto nao tem mal nenhum, pois nunca vais estar a fazer-lo tanto tempo, mas é mais uma questao de curiosidade.
Obrigado.
 
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