[DIY] Instalar RNS-E em A3 8P

Conforme prometi noutra thread, vou explicar aqui como instalar um RNS-E num A3 em substituição do Concert III que vem de série.

Adquiri o RNS-E no E-bay a um lituano e, como alguns membros deste fórum acham que essa malta é duvidosa, fica aqui o nome: navi555. Tem negócios no E-bay irlandês, no inglês e talvez noutros.

O material chegou-me a casa uma semana depois do pagamento efectuado, muito bem embalado e acondicionado, como podem ver na figura, e exactamente de acordo com o que paguei.

37627074db8.jpg


As chaves foram adquiridas ao epc_sc (Electronica Punto Com) que mas fez chegar em 4 dias!! Também deixo aqui a informação porque parece que já muita gente comprou chaves que depois não servem para nada!

Aqui estão as minhas compras: Chaves, DVD 2007, Antena GPS e o fabuloso RNS-E

73600875sr4.jpg


Mãos à obra!
Este foi o ponto de partida:

15978188jn5.jpg


Vamos então introduzir as chaves na posição que podem ver na foto, com o lado recto para fora.

78164058uh3.jpg


Do outro lado:

49710661em8.jpg


Até ficar assim:

18703766mk0.jpg


Depois é só puxar, com jeitinho…

26099621pc0.jpg


E já está cá fora!

58558275nd7.jpg


Grande buraco!

57431998kn2.jpg


A ligação das fichas é super simples, o único “problema” é a colocação da antena. Eu resolvi da seguinte forma; colei lá atrás usando um pouco de cartão para fazer um suporte que permitiu o apoio da face lisa (a base) da antena sobre a superficie curva de plástico onde a colei. Talvez não seja a solução ideal visto que não está sky view mas a verdade é que vai funcionando muito bem.

40241269dc2.jpg


Uma vez ligado o cabo da antena e as fichas é só deixar deslizar o RNS-E para o buraco, empurrar até dar um estalido de encaixe e...

E já está! A bombar!

49434084tk4.jpg


Espero que seja útil a alguém.

Cumprimentos a todos
 
Boas.

Há muito que procurava este DIY para tentar convencer uma pessoa a optar por esta opção!

Como é "fácil" nunca encontrei nenhum pela NET. Mas assim com o teu já posso mostrar in loco como se faz e que é mesmo fácil!

Duas dúvidas.

O teu carro tem algum sistema extra? Bose ou Bluetooth ?

Com quantos satélites ficas com a antena nessa posição?

Abraços
 
Boas,

Não tenho nem Bose nem Bluetooth... :'(

O número de satélites, como certamente sabes, vai variando conforme a posição, localização, entre prédios, espaço aberto, etc. No entanto, dentro de Lisboa consigo ter sempre entre 3 a 8. Ou seja, ainda não senti necessidade de colocar a antena noutro local ou noutra posição visto que o sistema tem funcionado muito bem.

Tenho vindo a testá-lo, tomando caminhos diferentes do sugerido e ele adapta-se com rapidez, mesmo no meio da cidade.

Conclusão: Estou muito satisfeito! :D

Cumprimentos
 
Esse poderá ser um problema... :roll:

Sem desmontar nada não vejo como, mas podes tentar fazer um furo para o porta luvas e montá-la lá.

Eu nem ponho essa hipótese, melhor ou pior, fica onde está!
 
SilverArrow disse:
E achas que se for preciso dá para a mudar para algum local melhor sem desmontar mais nada?

Pelo lado esquerdo do buraco do rádio acede-se (minimamente) ao "compartimento" atrás do conta quilómetros...onde há sítios de metal onde fixar a antena (a base é de iman).
 
Eu sei que a base é magnética mas eu preferi fazer como fiz.

Até porque, se algum dia estiver insatisfeito com os resultados, em 2 min desmonto tudo e mudo a antena

Tenta colocar noutro sítio e diz-nos como correu.
 
Sim Sr....

Excelente trabalho, rápido, "limpinho"....e ficou 5 estrelas....

Vês agora, que ao fim de algum tempo e após as tuas dúvidas iniciais e renitências as coisas
foram bem mais fáceis do que pensavas?

Muitos parabéns e disfruta a 100% porque isto de ter um RNS-E é uma coisa do outro mundo......!
sobretudo para fazer "babar" os donos.

Abraço.
 
É verdade que estava algo renitente mas agora estou muito satisfeito.

Obrigado pelos conselhos e não te esqueças que ainda estou a contar contigo para as afinações finais com o VAG-COM.

Abraço
 
Um sitio onde meti a minha foi no pilar da frente do lado direito.

A capa sai e como akilo é pana com plastico ñ falha nada :D
 
Parabéns pela mod e pelo DIY... ficou logo outro!

Quanto ao local da antena, penso que não vasi tre problemas com os satélites.... no meu caso tenho a antena no compartimento dos fusíveis e nunca tive problemas de falta de satélites...
 
Trimegisto disse:
Boas,

Comprei o RNS-E e as chaves no E-Bay, tudo por cerca de 730€.

Abraço


O meu traz um rádio exactamente igual ao teu (concert, certo?) e gostaría de ter um exactamente igual ao teu...

É fiável comprar isso pela net? É novo, certo?

O RNS-E traz a antena? O que é que tiveste de comprar para além do rádio?

Com a alteração do rádio, no computador de bordo continua a aparecer informação relativa ao rádio?

Admiro mesmo muito o que fizeste! NA Audi deverão querer uma pipa de massa...

PARABÉNS!
 
Back
Top