[DIY] Instalação de Sensor de Nível no reservatório de água - A4 B6

Boas!

Conforme o prometido aqui fica um pequeno DIY sobre a instalação do sensor de nível no reservatório de água do limpa pára-brisas/lava-faróis.

Como é do conhecimento de alguns, os A4's Lowline (sem CB de origem) não trazem, este aviso.... (mais uma vez é inconcebível que um carro desta gama ainda possa vir sem este dispositivo... enfim... )
Quando se instala a manete de CB este erro aparece. Normalmente a forma mais fácil de o contornar, é ligar o pin1 da ficha azul do quadrante á massa, mas isso apenas faz com que o erro de falta de água não apareça... pode parecer uma mariquice, mas eu até acho que se trata de um aviso útil...

Esta mod pode ser feita isoladamente, ou em conjunto com a instalação dos Lava-Faróis oem como eu fiz e que em breve irei por aqui o DIY... a grande diferença é que para a instalação dos Lava-Faróis teremos de passar mais 1 fio para os 12V da 2ª bomba de água...

Para quem não esteja a pensar instalar Lava-Faróis e queira apenas ter este aviso a funcionar, aqui ficam os passos:


Em primeiro lugar fica aqui o material necessário:

material.JPG


1 - 1J0973202 - Ficha Sensor de nível
2 - 7M0919382 - Borracha Sensor de nível
3 - 7M0919376 - Sensor de nível

Convém também arranjar um Audi Repair pin com a referência 000 979 009, pois usarão uma das pontas para ligar directamente no pin1 da ficha azul do quadrante.
Fica aqui a foto do referido Audi Repair Pin:
AudiRepairPins.JPG



Quanto à montagem propriamente dita, não será complicada, mas trabalhosa. Antes da inicia convém ter esvaziado ao máximo o depósito... mesmo usando o esguicho do pára-brisas...:

1- Desmontar a roda da frente do lado do condutor e retirar a respectiva forra da cava, de forma a ter acesso à parte inferior do reservatório.

2- O reservatório tem uma tampa que tapa um orifício, A mesma deve ser retirada e substituída pelo sensor. Depois adiciono uma foto deste pormenor.

3- Colocar a borracha (vedante) e depois o sensor. Este deve ser colocado de fora a que os dois pernos metálicos fiquem +/- alinhados na horizontal... ou dito de outra forma, transversais ao depósito.

4- Fazer as ligações na ficha que depois encaixará no sensor. São apenas 2 fios, um de massa que será para ligar a um qualquer ponto de massa da viatura, e um outro que será então para ligar no tal pin 1 da ficha azul do quadrante. É indiferente qual se escolha para massa ou para ligar ao quadrante.

5- A melhor forma de passar os fios para o interior, será fazê-los passar superiormente na zona da cava da roda (onde já passa a cablagem para os faróis) e fazê-los entrar numa borracha que comunica directamente com a zona que fica na parte inferior do pilar A da viatura. Fica aqui uma foto da cava com a zona assinalada por onde deverão afzer os fios passar para o interior.
cava_roda.JPG


6- Depois dos fios estarem no interior, é apenas fazer as ligações acima referidas.

E pronto, será isto... não é complicado... dá realmente algum trabalho, nomeadamente a parte de tirar a roda e a forra da cava... depois adiciono as fotos que faltam...


EDIT:

Para quem quiser deixar já a instalação preparada para os lava-faróis, há já uma cablagem feita à venda na kufatec:
http://www.kufatec.de/shop/product_...em--w-sensors----Harness---Audi-A4-B6-8E.html

Na cablagem já vem incluída a ficha para o sensor, tendo apenas que se comprar o sensor e a borracha... além da vantagem de vir já tudo feitinho e preparado a ligar! ;)
 
Boas, parabéns pelo DIY.
Para uma avant a4 b7, os part numbers são os mesmos?? A cablagem da kufatec é a mesma??
Obrigado
 
Back
Top