VW [DIY Golf MK6] Remover painel de instrumentos (quadrante)

Boas! O meu Golf VI vinha com um irritante barulho parasita no vidro do painel de instrumentos que com a trepidação em piso mais degradado fazia o vidro do CB vibrar contra a armação do painel. A solução que encontrei foi colocar duas pequenas tiras de velcro autocolante em cima e em baixo do vidro. Como a informação e os DIY's sobre o Golf VI ainda são poucos, tive de me socorrer de um DIY que encontrei num outro fórum (vwvortex) e que em muito me ajudou.

Como considerei uma informação útil, decidi traduzir e colocar aqui no fórum para todos poderem seguir. Saliento que este DIY não é da minha autoria, todo o mérito vai para o user 71sbeetle do referido fórum.

Bem, dadas as explicações, e sem mais demora, segue o DIY:


Em primeiro lugar, baixem a coluna do volante até não dar mais, desprendam a trim debaixo do painel de intrumentos. Podem também desprendê-la de cima da coluna do voltante. Em ambos os sítios, está presa apenas com umas molas, mas custa a tirar!

O que vão ver é isto, agora desaparafusem os dois parafusos Torx 20.



Agora, retirem o painel para fora e desliguem a ficha azul que está atrás





Agora removam os quatro pequenos parafusos Torx nas costas do painel (Não sei o tamanho exacto, mas são pequenos!)



A parte da frente vai sair, só está segura por um autocolante, podem remover com cuidado o autocolante até metade e voltar a aplicar mais tarde, aqui está com o que ficam:



Agora é tempo de limpar o pó com um tubo de ar comprimido. Metam o vidro de volta, voltem a colar o autocolante, coloquem os quatro parafusos, voltem a ligar a ficha, voltem a aparafusar o painel ao carro com os dois parafusos, voltem a colocar a trim do painel, ajustem o voltante e ja está!

Obviamente, não sou responsável por nada de mau (que aconteça ao fazerem este DIY Estão por vossa conta e risco, mas é uma operação simples e não deverão ter problemas...

Boa sorte.

Obrigado pela atenção!

Cumprimentos


:arrow: EDIT:
Ora bem, esta sexta-feira tive de repetir este procedimento. O vidro continuava a vibrar contra a armação. Já tinha adicionado velcro, mas não percebo bem porquê começa sempre a ganhar novas folgas e portanto o vidro começa de novo a vibrar.

Assim sendo, tentei desta vez uma abordagem mais radical. Comprei fita de dupla face da marca TESA, normalmente usada para pendurar espelhos em azulejos, portanto bastante forte, e que tem uma expessura de cerca de 1 mm. Ainda é cedo para dizer que ficou definitivamente bom, mas até agora está silencioso como se quer.

Vou tentar voltar a explicar este DIY sem imagens, porque nestas ocasiões estou mais concentrado em que as coisas não corram mal - estamos a falar de um equipamento de milhares de euros - do que em interromper o trabalho para fotografar. Ainda assim, serei o mais descritivo que conseguir.

Ao desmontarem o quadrante, removendo os 4 pequenos parafusos torx (eu aproveitei por substituir por 4 parafusos philips de 2x16mm porque os originais são facilmente moídos e se os moem, adeus futura abertura do quadrante), ficam com acesso à frame do LCD do computador de bordo. Aquilo que têm de fazer é torcer ligeiramente os pontos que unem essa mesma frame à parte traseira da placa PCB do quadrante. Cuidado com o alicate para não danificarem nenhuma linha. Se quiserem podem torcer os pontos com as mãos já que o metal não é muito forte. Depois disso há mais dois sítios onde essa frame prende ao plástico branco do Quadrante. Soltem esses pontos e pronto, neste momento devem deparar-se com o LCD à vossa frente já sem a frame.

O vidro LCD está preso no sítio lateralmente por uma armação branca onde se destacam 4 pontos mais próximos do vidro do LCD. Essa mesma armação branca não vem convenientemente apertada ou justa ao vidro do LCD, o que faz com que o mesmo vibre contra ela quando o carro rola. O que temos de fazer agora é bastante simples:

Em cada um desses tais 4 pontos, há uma espécie de argola, ou anel, usado pela VW ou pela fabricante do Quadrante com a ajuda de uma ferramenta especial, para remover o LCD. O que temos de fazer é com a ajuda de uma chave fininha (Philips por exemplo), fazer alguma pressão para fora, por forma a afastar cada ponto do vidro. Mantendo essa pressão deveremos colocar um pouco de fita de dupla-face entre esse ponto e o vidro. No fundo é como colocar um "amortecedor" entre o que fixa o LCD e o vidro para absorver o barulho que causa ao vibrar. Fazer isso para os 4 pontos de fixação referidos.

O próximo passo será ocupar-mo-nos da moldura de metal do LCD. O que faremos é preencher as partes laterais e a parte de cima da moldura com duas camadas/cada de fita de dupla face. Certifiquem-se que a fita está bem cortada e à medida, para que depois do quadrante montado, não apareça quando olham para o LCD. Disse para colocarem fita em cima e dos lados, mas não em baixo, porque um dia que seja eventualmente necessário substituir o LCD, é necessário que essa parte de baixo não esteja danificada. Como esta fita é bastante forte, iria acabar por acontecer.

Agora que tudo está pronto para acabarmos, voltem a prender a frame do LCD no sitio. Deverá estar tão justo que haja alguma pressão a ser feita, mas não exagerada para que o vidro aguente. Como a fita que usei é algo esponjosa, a pressão não é muita, mas ao mesmo tempo está bem seguro. Desde que sintam a pressão, é porque em principio, está tudo bem. Voltem a fixar os pontos traseiros da frame, torcendo o metal, e os outros dois pontos onde ela encaixa na parte da frente.

Caso queiram, e foi como eu fiz, podem também colocar um pouco de fita dupla-face na parte exterior da frame de metal - desta vez podem colocar em baixo também - para que quando voltarem a colocar o plástico preto (que tem o vidro do conta-rotações e do conta-quilómetros) terem a certeza que tudo está "aconchegado" e removerem ao máximo a hipótese de barulhos. Mais uma vez certifiquem-se que a fita não aparece fora da moldura quando fecharem o quadrante.

Agora que tudo está concluido, podemos aproveitar para limpar algum eventual pó que esteja no interior do quadrante e dos vidros dos mostradores. Posto isto, resta fechar, apertar os parafusos Torx (ou philips caso, como eu, os tenham mudado) e voltar a prender a ficha do carro ao quadrante.

Tenho plena consciência que sem as fotos este DIY se torna algo confuso e complicado, mas não hesitem em perguntar aqui ou enviar-me PM caso seja preciso alguma ajuda. É um trabalho que com calma e concentração se faz lindamente e um must-do para aqueles que, como eu, não suportam barulhos parasitas. Este é um problema crónico nos GOLF VI.
 
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