[DIY] DRL LED light

Pois bem pessoal já andava algum tempo para fazer esta mod ao meu A3 8P so que não havia era tempo para a faz e-la, esta mod foi muito fácil de se fazer com baixo custo (€) e rapida.


Material Necessário:
- 50 cm de Manga Termo Retratil
- 4 metros de fio (usei neste caso fio de coluna)
- Verniz (ver fotos mais abaixo)
- Ferro de Soldar e a respectiva solda
- Super Cola
- Abraçadeiras de aperto rápido de preferencia finas e pretas



snc00231o.jpg





1º Passo é se-calhar para alguns o mais difícil ou complicado de se fazer que requer uma mão firme e algum jeitinho para pegar no ferro de soldar e soldar então o fio (de coluna) a tira de leds ficando algo deste género. Depois de soldarem tudo certifiquem que ficou tudo muito bem soldado ligando a 12v para não terem problemas mais tarde na montagem no carro!

snc00236i.jpg
snc00235s.jpg
snc00243e.jpg




2º Passo é aplicar o verniz (Plastik 70) nao quer dizer que tenham que usar obrigatoriamente este verniz porque existe N deles eu comprei este porque pareceu me bom, tenham só atenção ao verniz que compram porque tem que ser Incolor e resistente proprio para circuitos eléctricos.... agora pergunto porquê aplicar verniz a tira de leds?! isto para proteger não só da agua bem como a agressões externas do tipo pequenas pedras vindas as vezes não se sabe de onde.... :)


snc00234.jpg
snc00233zt.jpg





3º Passo Depois de termos aplicado os fios aos leds e o verniz o passo seguinte é como proteger e tornar as tiras de leds mais discretas e bem protegidas neste caso lembrei me de uma coisa que ja usava algum tempo na informática a isolar cabos neste caso com Manga Retratil para quem não o que é uma borracha que depois de levar calor encolhe e neste caso molda-se ao que esta no seu interior (podem dar calor atravez de um isqueiro ou entao no bico do fogao sendo o mais pratico :D ) que neste caso vai ser a tira de leds ai vamos ter um revestimento e um bom isolamento à agua e agressões externas. um conselho quando forem cortar a manga retratil deixem no mínimo a mais 1cm para cada lado do tamanho da tira de leds.

snc00242a.jpg




4º Passo Com um X-acto ou uma boa faca e com algum cuidado cortar a borracha em volta da cabeça dos leds ficando no final algo deste género... Por fim recomendo a testarem os leds a ver se esta tudo bem ligado. Outro ponto é colocar por segurança também (não tenho fotos porque não me lembrei de tirar) uma abraçadeira de aperto rápido por cima da borracha retratil e o fio que soldamos a tira de leds isto para dar maior segurança para se puxar-mos ou tentarem puxar a tira de leds não se soltar do fio. Aconselho de seguida aplicar novamente verniz na borracha retratil/leds para dar ainda um maior reforço por causa da humidade/agua. para nao termos problemas mais tarde. ;)

snc00240i.jpg
snc00239n.jpg
snc00241c.jpg


snc00246l.jpg
snc00245f.jpg




5º Passo proceder então a fixaçao dos leds a grelha FN do carro que neste caso apliquei logo no 1º compartimento/espaço da grelha pk as duas de baixo tem um relevo a meio da grelha depois assim dificultado a fixação dos leds a mesma. neste caso podem fixar de duas maneiras ou com Super Cola 3 e depois mais tarde sendo mais fácil de remover caso queira-mos ou então fazer quatro furos pequenos na grelha e fixar então com ajuda das abraçadeiras sendo esta mais segura que no meu caso não o fiz, apenas apliquei super cola 3.






6º Passo Ligar os Leds a corrente eléctrica do nosso carro.... havendo varias opções de ligação e dependendo do gosto de também de cada um, eu que neste caso liguei a ficha dos mínimos podendo se quiserem ligar a outros pontos do tipo quando se dá a chave ligando logo os leds, etc... ;)


aqui ainda em fase de teste para ver como ficava :)

snc00255a.jpg




no fim ficando assim

snc00263j.jpg
snc00267.jpg
snc00266.jpg


Espero que tenham gostado da minha 1ª DIY aqui no forum e desta mod que fiz que na minha opiniao deu logo outro ar ao carro e esteticamente ficou bonito.

Quanto ao tempo de trabalho que demorei a fazer esta mod foi de 1:30m onde demorei 1h para fazer a ligaçoes e isolamento dos leds e 30min para fazer instalação das mesma no carro. ;)

Este trabalho custou me ao todo 10€
7.5€ para o Verniz neste caso a lata
1€ par 50cm de manga retratil nao referi anteriormente mas quando comprarem levem a tira de leds com voçes e comprem mesmo a medida nao comprem com muita folga porque existe de vários diâmetros.
1.5€ de 4m de cabo para ligar dos leds <-> carro
0€ nos leds :D estes leds arranjei de um movel/expositor de uma marca de cafés. eheheh



Abraço e bons MODS


Nuno Prata
 
Last edited:
Parabéns pelo DIY.

Gostava de ver uma foto da tira de leds já aplicada na grelha dos FN, mas com eles desligados.
Já agora e se não for pedir muito tira uma foto proxima para se ver o efeito visual.

;)
 
um DIY é sempre de valor.
Sou um esquisito do caraças com os acabamentos, mas lá está, para se poupar há que inventar e adaptar
Parabéns pelo DIY!
 
Ebay, Olx, lojas de informática etc etc etc, as tiras de Leds pelo menos, os últimos que mostras nos primeiros (sites) que referi...
 
thanks pessoal.


Para aqueles que queriam uma foto em promenor dos leds montados na grelha FN aqui está desculpem me la a ma qualidade da foto foi tirada pelo tlm a noite num parque e os leds acabadinhos de levar com agua da chuva.

snc00271c.jpg


Abraço, Nuno
 
Back
Top