(DIY) Distribuição A3 2.0 170cv motor BMN 07+

Tópico em 'DIY' iniciado por drodrigues, 19 Jan 2019.

  1. drodrigues

    drodrigues

    Desde:
    20 Abr 2014
    Mensagens:
    21
    Gostos Recebidos:
    1
    Olá,
    antes de mais não estranhem pois criei conta à imenso tempo e nunca mais parei por aqui.
    Aparte disso, resolvi fazer este DIY pois acredito que possa ajudar malta que pretenda fazer também. O carro tem cerca de 135k e já andava com o coração no peito pois deveria ter feito isto as 120k ou 5 anos ( creio ) mas a falta de tempo levou a que assim fosse. Lembro que isto é um dos componentes mais importantes pelo que não se deve brincar com a sua manutenção.

    Motivações:
    Antes de mais, deixem-me apenas dizer, que o que me motiva nestes trabalhos não é a falta de eventual disponibilidade financeira para mandar fazer o trabalho, mas sim a vontade de o fazer por mim mesmo, tentando recorrer ás ferramentas próprias para fazer o trabalho com confiança. A minha profissão é engenheiro de software pelo que desculpem possíveis pressupostos.

    Notas: desculpem a falta de exactidão nas fotografias, mas quando as resolvi tirar já tinha feito parte do trabalho.

    Ferramentas necessárias:
    10, 13, 15, 16 para chaves de caixa ( no meu caso, 1/4" e 1/2" )
    cobertura inferior do motor T25 e T30 torx
    chave de 19 bi-hexagonal
    chave de 10 ( parafusos polia cambota - correia de acessórios )
    (chaves de tranca de motor.. )
    - polia da cambota
    - pinos polias arvore/cams
    - tensor correia de acessórios ( opcional )

    1) Levantar confortávelmente nos apoios correctos e colocar em descanso o mesmo em segurança. ( nunca é tarde dizer para não se colocarem debaixo de um carro suspenso pelo macaco hidráulico ).

    2) ( Parte inferior do carro ) Remover a proteção inferior do motor e a parte frontal inferior da cave de rodas ( T25 / T30 )

    [​IMG]
    [​IMG]

    3) ( Parte superior ) Começar por remover a tomada da sonda do liquido de refrigeração do reservatório. Posteriormente remover dois parufusos do reservatório deixando o mesmo completamente solto.
    Soltar o depósito do filtro de gasóleo, retirando dois parafusos e uma porca que vai ao parafuso do batente do motor.
    Soltar os dois parafusos das condutas de água/combústivel para ganhar mais manobra.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Feito isto conseguimos com jeitinho ter mais espaço para trabalhar na troca da correia de distribuição. NOTA: a tentativa aqui é não retirar os tubos do combústivel que dariam sem dúvida mais espaço, mas depois haveria a possibilidade de ganharem ar tendo nós de via VCDS activar a bomba para retirar o mesmo ( desculpem se me engano ).

    4) Tensionar o tensor da correcta de acessórios de forma a podermos retirar a correia ( não é necessário prender o mesmo já. Ter em atenção apenas a firmeza da chave de 15 de forma a não se soltar e causar algum dano a voçês própios )

    [​IMG]

    4) Retirar os parafusos da polia da correia de acessórios ( cambota ) ( 4parafusos )
    [​IMG]
    [​IMG]

    5) Retirar cobertura inferior da correia de distribuição. Divide-se em três capas.. inferior ( chapa), central ( chapa) superior ( plástico ). Para remover a central será preciso retirar o tensionador da correia de acessórios prendendo o mesmo na posição tensionada.. necessário para remover os dois parafusos que o seguram. Podem retirar também já a capa superior segura apenas por três molas automáticas

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Aproveito também para aconselhar o uso de uma base magnética de forma a manter junto os parafusos por tipo de forma a ser obvia a sua montagem posterior evitando também perdas.
    [​IMG]

    Continuação..
    Bem, tive que parar o serviço pois não encontrei a minha chave de 19 bi-hexagonal que preciso para rodar a cambota e colocar a tranca na polia desta. O suporte do motor terá de ser retirado também mas irei primeiro rodar o mesmo e só depois retirar o suporte quando tiver trancado em baixo... "mais estabilidade".

    ( Não finalizado ...)
    Motivos:
    não tenho o kit de distribuição comprado.. Recomendam Gates ou Continental ( ambos kits ).
    Bomba de água ( recomendam alguma marca ?)
    Parafusos de suporte de motor ( deverão ser trocados ?, penso que há pessoas que dizem que deve ser mudados, mas duvido que as oficinas o façam.. )
    Falta de anticongelante ( farei DIY na mudança do mesmo se possível )

    E é isto.. Não é de todo o DIY mais exemplificativo mas para quem se quer aventurar penso que já poderá tirar umas ideias. Lembro que por não segui nenhum manual ( não os tenho ), pelo que fui fazendo segundo o bom senso com todo o cuidado possível. Qualquer dúvida ou sugestão digam pois estou aqui para ajudar e aprender também.

    Cumprimentos,
    David Rodrigues.
     
  2. boxexas_

    boxexas_

    Desde:
    20 Dez 2018
    Mensagens:
    113
    Gostos Recebidos:
    31
    Boas
    DIY bem completo!
    Tem atenção às imagens, a mim não aparecem!

    Abraço
     
  3. drodrigues

    drodrigues

    Desde:
    20 Abr 2014
    Mensagens:
    21
    Gostos Recebidos:
    1
    Viva,

    já passou algum tempo e acabei por não acabar.. deixo as restantes fotos para ajudar alguém que se aventure.
    Aproveito para dizer que levou tudo da GATES..

    https://meocloud.pt/link/3fcbc696-6736-4620-b070-f168a574832f/IMG_1175.JPG

    Trancado na polia da cambota:
    https://meocloud.pt/link/17d6cc88-08c1-4f76-9e0b-50d367668567/IMG_1177.JPG

    Em cima nas polias da arvore de cames.. "estava certinho":

    https://meocloud.pt/link/8403a931-e937-4f56-a097-2122fb7eee8b/IMG_1178.JPG

    Aqui já tirada:
    https://meocloud.pt/link/1babd981-144e-420c-bd10-4d8f3b80a0b2/IMG_2689.JPG

    Aqui a nova compara com a antiga: "até que não estava muito mais para 130K"
    https://meocloud.pt/link/69380580-90e3-420a-aab0-1cddb4a4da67/IMG_8905.JPG/

    Troca da bomba de agua e tensores:

    https://meocloud.pt/link/5e6fefb2-95ea-43d0-8f73-e64bcece2fdc/IMG_2075.JPG

    Posteriormente foi só montar a correia.. não ficou à primeira.. nem segunda.. mas à terceira ficou no ponto.. de reparar que as polias em estão preparadas para dar afinação muito fina.. É só preciso a ferramenta adequada e jeitinho.

    Aqui já montado com a agua do circuito também completamente substituída..

    https://meocloud.pt/link/cfd9e7a4-8a62-4197-a605-af2e5bee5093/IMG_1189.JPG
    https://meocloud.pt/link/dd4e1ee4-79e3-48b1-8f05-ca4c78796819/IMG_1183.JPG
    https://meocloud.pt/link/ec6223e3-4893-45b6-89de-afb586613ada/IMG_1188.JPG

    De reparar que.. é preciso algumas ferramentas especiais para este serviço.. Aqui não há invenções.. A ferramenta é que manda.. Portanto, tendo a ferramenta correcta e alguma destreza e calma, diria que muita conseguem perfeitamente fazer.
    Atenção aos torque de fábrica..

    Aqui um miminho também.. os suportes da tampa do motor, estavam ressequidos e gastos.. provocavam já alguma vibração devido à folga.. por isso substituí os mesmo e ficou nova justinha como de fábrica. : )

    https://meocloud.pt/link/377474f9-a063-4d58-b5b3-37e086a8c242/IMG_1182.JPG

    Qualquer dúvida disponham..
     

Partilhar esta página