(DIY) Distribuição A3 2.0 170cv motor BMN 07+

Olá,
antes de mais não estranhem pois criei conta à imenso tempo e nunca mais parei por aqui.
Aparte disso, resolvi fazer este DIY pois acredito que possa ajudar malta que pretenda fazer também. O carro tem cerca de 135k e já andava com o coração no peito pois deveria ter feito isto as 120k ou 5 anos ( creio ) mas a falta de tempo levou a que assim fosse. Lembro que isto é um dos componentes mais importantes pelo que não se deve brincar com a sua manutenção.

Motivações:
Antes de mais, deixem-me apenas dizer, que o que me motiva nestes trabalhos não é a falta de eventual disponibilidade financeira para mandar fazer o trabalho, mas sim a vontade de o fazer por mim mesmo, tentando recorrer ás ferramentas próprias para fazer o trabalho com confiança. A minha profissão é engenheiro de software pelo que desculpem possíveis pressupostos.

Notas: desculpem a falta de exactidão nas fotografias, mas quando as resolvi tirar já tinha feito parte do trabalho.

Ferramentas necessárias:
10, 13, 15, 16 para chaves de caixa ( no meu caso, 1/4" e 1/2" )
cobertura inferior do motor T25 e T30 torx
chave de 19 bi-hexagonal
chave de 10 ( parafusos polia cambota - correia de acessórios )
(chaves de tranca de motor.. )
- polia da cambota
- pinos polias arvore/cams
- tensor correia de acessórios ( opcional )

1) Levantar confortávelmente nos apoios correctos e colocar em descanso o mesmo em segurança. ( nunca é tarde dizer para não se colocarem debaixo de um carro suspenso pelo macaco hidráulico ).

2) ( Parte inferior do carro ) Remover a proteção inferior do motor e a parte frontal inferior da cave de rodas ( T25 / T30 )

c8d7HmP

56Mm1X8


3) ( Parte superior ) Começar por remover a tomada da sonda do liquido de refrigeração do reservatório. Posteriormente remover dois parufusos do reservatório deixando o mesmo completamente solto.
Soltar o depósito do filtro de gasóleo, retirando dois parafusos e uma porca que vai ao parafuso do batente do motor.
Soltar os dois parafusos das condutas de água/combústivel para ganhar mais manobra.

yS3yq1Q

xG7CPJX

9HLVYPp

0ckQ4gG

mHv7KFm

bs6TS6V

M8gY5YM


Feito isto conseguimos com jeitinho ter mais espaço para trabalhar na troca da correia de distribuição. NOTA: a tentativa aqui é não retirar os tubos do combústivel que dariam sem dúvida mais espaço, mas depois haveria a possibilidade de ganharem ar tendo nós de via VCDS activar a bomba para retirar o mesmo ( desculpem se me engano ).

4) Tensionar o tensor da correcta de acessórios de forma a podermos retirar a correia ( não é necessário prender o mesmo já. Ter em atenção apenas a firmeza da chave de 15 de forma a não se soltar e causar algum dano a voçês própios )

0QLRTmV


4) Retirar os parafusos da polia da correia de acessórios ( cambota ) ( 4parafusos )
nbHxhmH

wYkghn6


5) Retirar cobertura inferior da correia de distribuição. Divide-se em três capas.. inferior ( chapa), central ( chapa) superior ( plástico ). Para remover a central será preciso retirar o tensionador da correia de acessórios prendendo o mesmo na posição tensionada.. necessário para remover os dois parafusos que o seguram. Podem retirar também já a capa superior segura apenas por três molas automáticas

S7WVPWz

KyRqrxK

5Lsv3xP


Aproveito também para aconselhar o uso de uma base magnética de forma a manter junto os parafusos por tipo de forma a ser obvia a sua montagem posterior evitando também perdas.
bgjJx9t


Continuação..
Bem, tive que parar o serviço pois não encontrei a minha chave de 19 bi-hexagonal que preciso para rodar a cambota e colocar a tranca na polia desta. O suporte do motor terá de ser retirado também mas irei primeiro rodar o mesmo e só depois retirar o suporte quando tiver trancado em baixo... "mais estabilidade".

( Não finalizado ...)
Motivos:
não tenho o kit de distribuição comprado.. Recomendam Gates ou Continental ( ambos kits ).
Bomba de água ( recomendam alguma marca ?)
Parafusos de suporte de motor ( deverão ser trocados ?, penso que há pessoas que dizem que deve ser mudados, mas duvido que as oficinas o façam.. )
Falta de anticongelante ( farei DIY na mudança do mesmo se possível )

E é isto.. Não é de todo o DIY mais exemplificativo mas para quem se quer aventurar penso que já poderá tirar umas ideias. Lembro que por não segui nenhum manual ( não os tenho ), pelo que fui fazendo segundo o bom senso com todo o cuidado possível. Qualquer dúvida ou sugestão digam pois estou aqui para ajudar e aprender também.

Cumprimentos,
David Rodrigues.
 
Viva,

já passou algum tempo e acabei por não acabar.. deixo as restantes fotos para ajudar alguém que se aventure.
Aproveito para dizer que levou tudo da GATES..

https://meocloud.pt/link/3fcbc696-6736-4620-b070-f168a574832f/IMG_1175.JPG

Trancado na polia da cambota:
https://meocloud.pt/link/17d6cc88-08c1-4f76-9e0b-50d367668567/IMG_1177.JPG

Em cima nas polias da arvore de cames.. "estava certinho":

https://meocloud.pt/link/8403a931-e937-4f56-a097-2122fb7eee8b/IMG_1178.JPG

Aqui já tirada:
https://meocloud.pt/link/1babd981-144e-420c-bd10-4d8f3b80a0b2/IMG_2689.JPG

Aqui a nova compara com a antiga: "até que não estava muito mais para 130K"
https://meocloud.pt/link/69380580-90e3-420a-aab0-1cddb4a4da67/IMG_8905.JPG/

Troca da bomba de agua e tensores:

https://meocloud.pt/link/5e6fefb2-95ea-43d0-8f73-e64bcece2fdc/IMG_2075.JPG

Posteriormente foi só montar a correia.. não ficou à primeira.. nem segunda.. mas à terceira ficou no ponto.. de reparar que as polias em estão preparadas para dar afinação muito fina.. É só preciso a ferramenta adequada e jeitinho.

Aqui já montado com a agua do circuito também completamente substituída..

https://meocloud.pt/link/cfd9e7a4-8a62-4197-a605-af2e5bee5093/IMG_1189.JPG
https://meocloud.pt/link/dd4e1ee4-79e3-48b1-8f05-ca4c78796819/IMG_1183.JPG
https://meocloud.pt/link/ec6223e3-4893-45b6-89de-afb586613ada/IMG_1188.JPG

De reparar que.. é preciso algumas ferramentas especiais para este serviço.. Aqui não há invenções.. A ferramenta é que manda.. Portanto, tendo a ferramenta correcta e alguma destreza e calma, diria que muita conseguem perfeitamente fazer.
Atenção aos torque de fábrica..

Aqui um miminho também.. os suportes da tampa do motor, estavam ressequidos e gastos.. provocavam já alguma vibração devido à folga.. por isso substituí os mesmo e ficou nova justinha como de fábrica. : )

https://meocloud.pt/link/377474f9-a063-4d58-b5b3-37e086a8c242/IMG_1182.JPG

Qualquer dúvida disponham..
 
Back
Top