[DIY] Comutador das luzes a3 8l com o do VW polo

Material Necessário:

- Comutador do VW Polo a partir de 2010
- Chave de fendas pequena

Procedimento:

1 - Tirar o comutador fora.(este exemplo é nas A4 B6 mas no A3 8L é igual)

http://www.audipt.com/f85/%5Bdiy%5D-desmontar-comutador-luzes-a4-b6-easy-way-youtube-118441/

2 - Separar em 2 partes o comutador. Para isso basta com a ajuda da chave de fendas levantar um pouco as zonas assinaladas pelas setas vermelhas, puxar um pouco para fora e depois para tirar tem de se rodar no sentido anti ponteiros do relogio.

6v5u.JPG


uxlq.jpg


3 - Após terem separado o comutador em 2 partes tirar a mascara frontal para ficar como na imagem. Para isso existe também um pinos a segurar(retirar com jeito para não partir)

9vv.JPG


kv6y.jpg


4 - Agora tirar o botão fora 8esta parte é que não me responsabilizo pois parti o encaixe a sorte é que tinha um suplente :p).Para isso basta com a ajuda da chave de fendas ou outro material sem bico empurrar para baixo nas zonas assinaladas a vermelho (bom era empurrar as 2 ao mesmo tempo)

6og3.jpg


5 - Todo este processo que foi efetuado no comutado original também é igual no do polo exceto o procedimento 1.

6 - Voltar a montar tudo e antes de encaixar as 2 partes tirar as molas fora, pois como o botão do polo não vai dar para tirar da mesma forma do original. Para isso basta tirar as 2 molas empurrando a seta vermelha para cima com a ajuda da chave de fendas e colocar um pouco de fita cola preta a prendê-las (como mostra nas imagens do procedimento 2)

do3f.jpg


7- Voltar a colocar tudo no sentido inverso (atenção que agora para encaixar as 2 partes é empurrar para dentro e rodar no sentido dos ponteiros do relógio) até obter isto.

ezp6.jpg


yc69.jpg


qh7u.jpg



Espero ter ajudado qualquer duvida perguntem.

P.S. não me responsabilizo por algo partido :p
 
Last edited:
muito bom diy sempre ajudar koolboy :palmas:
só uma duvida se eu fizer o mesmo no meu que não tem luzes de nevoeiro a frente ao trocar por um comutador como o teu já fico certo??
 
muito bom diy sempre ajudar koolboy :palmas:
só uma duvida se eu fizer o mesmo no meu que não tem luzes de nevoeiro a frente ao trocar por um comutador como o teu já fico certo??

Não pois tens de comprar o comutador do polo e a mascara frontal do A3 8L ;)
 
ficas com comutador com fn mas depois falta-te o resto..

falta me o resto como assim as ligações??porque tipo a mascara frontal já tenho do meu se comprar um comutador igual ao do koolboy já fica só a faltar as ligações pos fn não é??
 
falta me o resto como assim as ligações??porque tipo a mascara frontal já tenho do meu se comprar um comutador igual ao do koolboy já fica só a faltar as ligações pos fn não é??

Não estou a perceber o que estás a perguntar?é assim o comutador do VW Polo é exatamente igual ao do A3 8L só muda a mascara frontal. Se queres com FN frontais tens de comprar o comutador do VW Polo com FN frontais e depois se não tiveres no carro tens de fazer as ligações ;)
 
Há este diy também é aplicável nas A4 B6 e A6 C5 (até agora foi os carro que vi que dava) sendo o processo exactamente o mesmo, pois o comutador interior é exactamente igual ;)
 
Back
Top