[DIY] Aplicar fixadores OEM em tapetes não-OEM

Peço desde já desculpa pela qualidade das fotos, mas apesar da ideia do DIY estar há muito em mente, o trabalho em si foi decidido no momento e usei o que tinha á mão, ou seja, um telemóvel antigo com câmera VGA... #-o
Mas dá para entender.

Este procedimento foi feito num VW Passat 3B, mas creio ser exactamente igual para a maioria dos modelos VAG com fixadores de tapetes por encaixe num pequeno perno de secção circular.

Material:
- Tapetes adequados ao modelo em questão, neste caso uns tapetes específicos para o Passat 3B/3BG (em princípio com contorno igual aos do Skoda Superb I)
- Kit de fixadores de tapetes original - 3D0 898 501 B41 (part-number na VW) -> +/-16€

Ferramenta:
- algo para marcar o furo (eu usei uma tesoura convencional, mas uma sovela seria o mais indicado).
- Uma faca com lâmina larga.
Em alternativa, um caroteador do género dos usados para aplicar sensores de estacionamento deve funcionar bem (verificar diâmetro)

Kit de fixadores:
1.jpg

Marcação dos furos.
2.jpg
É simples através de tacto localizar os pontos de fixação na alcatifa.
Convém colocar os tapetes na posição correcta antes de marcar o furo e fazer um furo de cada vez, de forma a ser possível fazer ajustes caso algum fique mais descentrado ao alargar o buraco para os ilhós/fixadores.

Alargamento do furo.
3.jpg
Uma dica: Não usem facas de lâmina serrilhada pois o furo fica mais irregular. 8)
A meio do trabalho troquei para uma faca afiada sem serrilha.

Estas duas peças conctituem um fixador.
4.jpg
Fica a que não tem inscrições virada para cima e a outra para baixo (logicamente).

Furo já com diâmetro suficiente.
5.jpg
Não parece, mas convém que fique justo (ver foto seguinte).

Colocação da metade com o encaixe mais largo (externo) no furo.
6.jpg
Como podem ver, foi simples "atacar" os bordos do furo á volta do ilhó usando as costas da lâmina de uma faca (com a peça e o tapete sobre uma superfície plana e dura).

Colocação da outra metade do fixador.
7.jpg
Basta encaixar e fazer pressão distribuída a toda a volta o melhor possível.

Aspecto final. Parte superior (visível no lugar).
8.jpg

Parte inferior.
9.jpg
Dá a impressão de ter uma peça por dentro, mas não, a peça inferior é que entra dentro da superior. Aquela espécie de anilha que se vê ao centro faz parte da própria metade inferior.

Resultado final.
10.jpg

Colocados no local.
11.jpg
12.jpg

Existem vários pontos de fixação, que no meu carro são 2 de cada lado, apenas nos tapetes da frente.

Mais uma vez, desculpem a qualidade das fotos... :oops:

Espero que seja útil. ;)
 
Bom DIY!
Eu fiz igual aos meus, mas aproveitei os fixadores usados, apenas fiz o furo com uma broca craniana dessa medida e assim o furo ficou certinho!

Parabéns pelo DIY...
 
Uma pergunta que se calhar pode parecer bárbara. É normal todos os fixadores serem como os apresentados, ou pode variar? No meu existem os 2 fixadores apenas nos tapetes da frente, no entanto são diferentes entre si, chamemos-lhe um "macho" (igual ao apresentado neste DIY), e uma "femea" no oposto ....

é um part number diferente, ou está a faltar-me alguma peça por lá?? De notar que não tenho nem nunca tive os tapetes originais, mas estou a ponderar pôr e gostava de ficar já com nota mental sobre o que tenho de arranjar
 
O part-number deste kit está no primeiro post na parte do material. O preço rondou os 16€ por 8 anéis que constituem 4 fixadores.
Recentemente vi um user do clube tdi a vender o mesmo kit novo por 10€...

Informo ainda que no clube golf existem DIYs que complementam este, nomeadamente para o caso de carros que não têm o "espigão" para fixação cravado na alcatifa, assim como para colocar nos tapetes de trás.

Não sei se existem outros sistemas no grupo VAG pois quando comprei preocupei-me com o meu caso em particular. Mas cada fixador é composto por um "macho" e uma "fêmea" que apertam o tapete entre si. Não sei se ajuda.
 
No meu caso, dado que nao tenho os tapetes, só tenho fixadores no chão. É no chão mesmo que tem um "macho" e uma "femea", enquanto que o apresentado neste diy tem 2 "machos" no chão, daí a minha duvida

Abraço
 
@Reactive, vou deixar aqui umas fotos de outros DIYs, talvez ajudem a identificar o que se passa.

Peças a comprar:
3D0 061 796

(...)

img003rb4.jpg



file0001mk1.png



img005zj9.jpg

(...)

Lista de Material.

Componente inferior da mola ( V3B0 864 227 01C . )
Componente superior da mola ( V3B0 864 229A 01C )


06oo2.jpg


05uz0.jpg


(...)

Como fazer

06of5.jpg


11kq7.jpg


10bo9.jpg


09af4.jpg


07xp1.jpg


Ajuda? :roll:
 
Sim, ajuda :)

pelo orificio que lá tenho, o tal "femea", parece-me que o que necessito é o que foi apresentado neste post anterior, nas primeiras duas imagens, aquela espécie de parafuso ... No meu caso então, cada um dos tapetes terá de levar um desses "machos" tipo parafuso, e um femea tal como o apresentado no post inicial.

É sempre bom saber, obrigado pelo esclarecimento
 
Sim, ajuda :)

pelo orificio que lá tenho, o tal "femea", parece-me que o que necessito é o que foi apresentado neste post anterior, nas primeiras duas imagens, aquela espécie de parafuso ... No meu caso então, cada um dos tapetes terá de levar um desses "machos" tipo parafuso, e um femea tal como o apresentado no post inicial.

É sempre bom saber, obrigado pelo esclarecimento
 
Back
Top