[DIY] Afinar Travão de Mão Audi A3 8P

Tópico em 'DIY' iniciado por semoG, 24 Abr 2011.

  1. semoG

    semoG

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    Viva,

    Este vai ser o meu primeiro DYI, a algum tempo que ouvia uns barulhos no carro, barulhos esses que sempre que apertava muito o travão de mão desapareciam.

    Sempre me disseram que era do carro mal travado, fosse em plano inclinado (notava-se mais) ou em plano horizontal, como me diziam sempre que se travasse na totalidade nunca acontecia nao me chateava muito.

    Hoje resolvi ir ao carro e tentar afinar o travão de mão, já que sempre que o puxava (e tinha que o puxar bastante) ele passava do sitio e fazia subir claramente o apoio de braço, o que me fazia confusão, pensar que a audi nao tinha pensado neste assunto ...

    Pois na realidade, é que lendo alguns posts de outros fóruns e outras situações semelhantes comecei a ver que muita gente tinha este barulho , no entanto nao faziam nada para perceber o que era, até que algumas almas caridosas afinaram o travão de mão e o barulho desapareceu.


    (quando falo em barulho é um rúido, como se as pastilhas nao tivessem encostadas, e sempre que entrava ou saia alguem do carro, com este parado se ouvia um ranger.)


    Pois bem, aqui seguem as fotos e o resultado final:

    Primeiro fui para o banco de trás do carro, e retirei o cinzeiro:

    24042011280.jpg

    Depois disto retirei a protecção que no meu caso tem uma especie de porta objectos pequeno (nao sei se será diferente nos outros carros) :

    24042011279.jpg
    24042011281.jpg

    Encontra-se logo uma especie de parafuso que ao mexer no travão de mão se nota claramente o deslocamento:

    24042011277.jpg

    Soltei o travão de mão, dei 4 bombadas no travão (li isto num fórum, dizem que é a melhor forma de o afinar) e comecei a rodar no sentido dos ponteiros do relógio:

    24042011278.jpg

    Reparei que quando me mexia dentro do carro (este destravado) o barulho começou a desaparecer, até que mesmo destravado desapareceu.

    Resultado do travão de mão puxado na totalidade:

    24042011283.jpg
    24042011282.jpg

    Agora não acerta no apoio de braço.

    EDIT: Deverá ser feito com as rodas levantadas para avaliar se nao tas a travar o carro .

    Espero que gostem e vos ajude também.
     
    Last edited: 29 Abr 2011
  2. vick_79

    vick_79

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    muito bom, tas de parabens...
     
  3. jimy

    jimy

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    Belo trabalho... Tás de parabens pela partilha :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
     
  4. Tavares

    Tavares

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    boas ! era mesmo disto que eu precisava ! só tenho uma questão quando pôr pastilhas novas vou ter de desafinar a porca ?
     
  5. semoG

    semoG

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    Dizem que so se deve afinar quando se sangra o sistema. Ou se troca as pastilhas atrás.

    A partida nao vais ter que desapertar, porque na volta , que foi o que aconteceu comigo, ele ficou mais solto quando se trocou as pastilhas de tras, e agora entao depois de ter sangrado o sistema todo, ficou como vos mostrei.

    O idela será sempre rever isso quando se troca algo no sistema traseiro.
     
  6. Crazy Inside

    Crazy Inside

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    bom diy.... ;)

    Mas ao apertar ai também não vai apertar as pastilhas ao disco?! se é que me fiz entender....


    Abraço
     
  7. pratinhol

    pratinhol

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    Bom diy...

    mas como tudo é preciso cuidado, basta ficar um bocadinho de nada "afinado demais", para dar problemas muito sérios.
     
  8. semoG

    semoG

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    Que problemas falam ?

    Ja me estão a assustar.

    O certo era que ele nao travava de maneira nenhuma com aquilo puxado ao maximo. Chegava a ter medo de descair em subidas.

    Quais sao os problemas ? Expliquem aqui .
     
  9. Bruno

    Bruno

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    Por vezes pode ficar afinado demais e ficares com as rodas travadas o que pode provocar "aquecimento" nas rodas e como o pratinhol disse pode provocar problemas mais sérios, quando fizeste isso levantas te as rodas traseiras? Com o travão de mão em baixo elas rodavam?
     
  10. semoG

    semoG

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    Aquecimento das rodas ?

    Na pior das hipoteses apertei as pastilhas o que faria gastar mais pastilhas e apertar os discos.
    Dizem que se deve fazer sempre que se sangra, e aparentemente agora está maisoumenos no ponto que deveria estar.


    Mas nao nao tinha as rodas levantadas. Acham mesmo que devia estar como estava e que fiz algo errado ?
     
  11. micasb

    micasb

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    Sempre me disseram (mecânico audi) que para afinar o travão de mão nos 8P batava carregar no travão de pé com o carro ligado e dar uma "bumbadas" no travão de mão...
    O meu nunca esteve assim como o teu estava.

    Cumps.
     
  12. Luis Marques

    Luis Marques

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    se os 8P forem como as b5 nao vejo motivo nenhum para afinar o travao depois de se sangrar o sistema.... pelo menos na minha nao sangrei e esta tudo ok... se bem que agr precisa de pastilhas atras....
     
  13. joão Ribeiro

    joão Ribeiro

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    Alguém me sabe dizer se nas A4 B6 é igual?? tenho um amigo k tem uma, e diz k o travao de mão só trava mesmo em cima :confused:
     
  14. jimy

    jimy

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    No mesmo sitio que os 8P não é de certeza.... Onde é, tambem não sei, mas penso que seja no eixo...
     
  15. MarcoA3

    MarcoA3

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    Bom DIY mas prefiro pedir alguém que saiba, quando trocar as pastilhas porque o meu faz isso... ;)
     

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