Disco com centro em alumínio

Deixa ver se entendi tudo :D um pouco confuso… queres subir ao tamanho do disco? E mudar as pinças? Ou manter o que tens e apenas colocar um disco diferente?

Só consegues colocar discos flutuantes mais leves acima de um certo tamanho ou específico para alguma travagem mais pontente, até devido ao preço dos mesmos! Por exemplo no meu caso não tive grande escolha, apenas a zimmermann faz aqueles discos flutuantes, nas minhas fotos que colocaste tem duas versões diferentes porque era para um s8, para teres uma ideia os não flutuantes da foto pesam mais 5kg cada disco em relação aos rs4! Aumentei apenas 1kg de 288 para 360mm porque tanto a pinça como os discos são bem mais leves e digo-te já que tenho saudades dessa travagem :D todos os carros deviam travar assim :p

se vais manter a travagem 288 tens imensas opções no mercado mas se queres qualidade e sem chiadeira, podes comprar na mesma zimmermann com pastilhas textar! Faz pó mas barulhos zero! Pode see também dá qualidade do material que tenho montado, pode ser que dentro da própria zimmermann e textar a qualidade seja superior em certos artigos! Por exemplo a caixa era textar mas as pastilhas são JURID que é exatamente o que AUDI gasta neste tipo de travagem!

Se ponderes colocar o meu setup não te aconselho se queres poupar uns trocos, és obrigado a usar 18” ou 19” com um et generoso! Os discos custam os olhos da cara e as pastilhas também… mas garanto-te que trava e muito bem mesmo! Se vais ficar entre 288 a 345mm de disco nas tens hipótese vais sempre levar com discos sólidos e não flutuantes, ou seja vais aumentar o peso por roda! :)
 
PS - E e necessário ter muito cuidado com as pinças pois nem todas as RS4 são em alumínio, certo? As de alumínio devem ser mais difíceis de encontrar, ou estou a dizer asneira?

Se estás a falar de rs4 b6 ou pinças AUDI originais para discos de grande dimensão são todas em alumínio… qualquer pinça audi encaixa no teu carro, podes é não ter disco com et certo para montares!
 
Vamos começar pela básico, o tamanho da jante.

As minhas são em 8.5J 18" ET29 - Link https://www.ebay.com/itm/2008-2016-...10-spoke-18-Inch-Silver-8-5Jx18-/254044874984

O que pretende é diminuir ao peso e manter as jantes que tenho.
Ponto número um, é possível arranjar disco flutuante para a minha pinça? O tamanho que tenho actualmente é de 320mm (origem).

Pelo que percebi das tuas palavras, não. Tenho de subir o tamanho do disco pelo menos para 360mm.
Ora isso vai aumentar de peso a não ser que coloque disco flutuante mais pinça em aluminio, certo?

Se for esse o caminho a seguir é arranjar pinças de uma RS4 (B5 ou B6) ? E os discos podem ser da zimmermann mais pastilhas da Textar? É isso que recomendas? E como fica a historia da ATE, não é supostamente a marca que equipa os oem? Preços somos capazes de arranjar em conta na Fimag, não?

PS - Tinha ideia que me tinhas sugerido da geração B5 mas agora falas da B6. Qualquer um deles é plug&play num B8.5?

PS2 - Será que vale o negocio? Link
Quantos êmbolos tem isso? Não me parece que sejam pinças em alumínio. Os discos pelo menos são flutuantes?

PS3 - RS4 do B8 está fora de questão pois obriga a subir para jante 19" e o peso também sobe! É coisa que não pretendo pois não preciso de mais potencia de travagem. So gostava de diminuir ao peso sem comprometer o desempenho que tenho actualmente para ver se ganho alguma coisa em consumos e agilidade.
 
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Eu acho que em vez de derreter dinheiro na travagem, metias boas jantes de alumínio com alto teor de magnésio e estava resolvida a questão do peso.
 
Estou a responder do tlm por isso pode-me escapar alguma coisa… se me esquecer de te responder a algo diz-me

Assim resumido, as tuas jantes dão perfeitamente com essas pinças Rs4 b5 e que já agora tendo em conta os discos serem originais e estarem em bom estado é muito bom negócio, uns discos desses usados passam bem dos 200 euros! Sem certezas acho que essas pinças são em alumínio, até porque não me lembro de ver umas rs4 b5 com ferrugem! São bem mais pequenas que as minhas e são mais leves de certeza! E sim são dois êmbolos ou pistões, os discos do OLX pesam à volta de 11,9kg se forem perfurados pesam menos um pouco! Apenas consegues arranjar esses discos na europa na origem, ou brembo ou zimmermann! Fora da europa consegues arranjar de outras marcas são muitooo mais caros!
Se achas que a tua travagem 320mm é boa, vais ficar claramente surpreendido se montares esse conjunto do olx! Acredita no que te digo, até a tua condução muda com uma travagem dessas… é da água para o vinho, é uma sensação de segurança que nem imaginas! Não sei que discos estás a usar 320mm mas o peso é o mesmo que os 360mm, podem ser umas gramas mais leves os teus ou até mais pesados, basicamente vais ter menos peso de certeza, não muito mas vais, com o conjunto pinça + discos flutuantes com centro em alumínio! Mas vais ganhar muito mais travagem! Cuidado a montar esse tipo de discos, que travagem rs4 tem lado de montagem, os discos possuem uma melhor ventilação que os discos normais e se montas ao contrário perdes a ventilação toda!
Esse tipo de discos só existe flutuantes :)

E não é poder de travagem que vais usar porque no dia a dia não sentes esse poder a não ser que lhe pises… mas para te dar um exemplo dás apenas um toque no travão e é suficiente, na mesma situação com a tua travagem 320mm carregas e carregas nos travões para fazer o mesmo e nem de perto nem de longe tens a mesma segurança!

travagem b6 vai apenas até 345mm do S4, como não existiu rs4 até à b7! O aperto na manga de eixo é universal nos audis desde a b5 s4 e rs4… o que manda aqui será sempre o tamanho do disco e o seu ET! Seja qual audi for, terás sempre que ver qual o máximo do tamanho de disco para aquele chassis… fora disso é montagem com invenções e comprometes a segurança… já vi desde discos no torneiro, pastilhas cortas etc apenas para montar uma travagem mais barata mas maior!
O chassis b8,5 tem um máximo de travagem de travagem de 380mm com opção de 365mm, 345, 320 e 314! Isto plug and play sem invenções!
Imagina que tiravas a travagem de uma b8,5 para uma b6… a lógica diria que podias usar as pinças 365mm e 345mm da b8 na tua b6, porque existe discos com o ET certo para a b6 com essas dimensões!
Rs4 b8,5 usa travagem brembo com discos 365mm brembo super leves por isso não sei se a nivel de peso seria mais do que o que tens agora! Terias que pesar tudo e fazer contas :)
 
Humm, obrigado pela partilha da informação.
11,9Kg por disco? Ainda são pesadotes. Talvez compensasse pelo peso da pinça.

Estive a confirmar o peso dos meus discos (320mm). Se for ATE pesam 10,05Kg mas Zimmermann pesam 10,10Kg. Se forem BREMBO são 9,6Kg.
Ainda é alguma diferença e curiosidade é que deu para ver que o peso varia conforme a marca. A BREMBO consegue ter um disco mais leve que a ATE.

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Interessante :)
 
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Mais interessante, é já que dás tanta importância ao peso, o facto de 1kg a menos numa jante, calculado a distância do veio da roda a extremidade da jante, a grande diferença que faz. Diria mesmo 10x mais diferença. Não quero ser chato, mas são leis da física. Na prática, arrancas mais rápido, e travas mais rápido. Depois deste básico, aí sim. Complementas com um "extra" nos discos mais leves.
Fazes uma experiência rápida em casa.
Pegas num daqueles rolamentos de brincar dos putos. Numa vez, colas no centro um chumbo. Giras o gajo e vez que quase não sentes diferença para o por a girar. O esforço extra é quase nulo.
Depois colas na extremidade. Aí vai custar mais a girar, mas também vai girar por mais tempo, e custa mais para-lo com um dedo. A força centrífuga vai ser maior.
Também o facto de meter jantes maiores não implica ter mais peso numa roda. Depende é da jante e pneu que colocas.
 
Deixo só um alerta relativamente a esse anúncio do olx. Eu já tinha dado uma vista de olhos e apercebi-me que a foto publicada foi retirada de um anúncio no ebay (https://www.ebay.de/itm/154327698730). Portanto, essa foto não corresponde ao artigo que está a ser vendido, o que não quer dizer que não esteja em condições semelhantes. Mas aconselho a ver pessoalmente antes de avançar!
 
Tive Zimmerman e foi uma banhada...
Meti ATE sem furinhos e tretas e 0 problemas.
O importante é ter uma boa liga no disco...
 
Aproveito o topico para colocar uma duvida.. A quem eventualmente souber. Num B6, para jante 17, qual é a dimensão máxima do disco de travão? 312mm? 320mm?
 
Aproveito o topico para colocar uma duvida.. A quem eventualmente souber. Num B6, para jante 17, qual é a dimensão máxima do disco de travão? 312mm? 320mm?
Não te esqueças que se tiveres roda suplente das finas, fica inutilizável a partida, pois salvo erro corresponde a 16".
Eu também tenho curiosidade para o 8p, saber que medida e como fazer para colocar maior, e se fica sem uso do suplente.
 
Não te esqueças que se tiveres roda suplente das finas, fica inutilizável a partida, pois salvo erro corresponde a 16".
Eu também tenho curiosidade para o 8p, saber que medida e como fazer para colocar maior, e se fica sem uso do suplente.

Bem visto!
Não me tinha lembrado desse pormenor. Por acaso tenho roda suplente das finas no carro. E ela cabe lá mesmo à justa!
Por isso, se resolver subir o tamanho do disco vou deixar de poder usar a suplente. Puff

Sendo assim, está decidido para o momento. Vou manter-me com o tamanho que tenho.
 
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