Direcção assistida b6

Pois é pessoal, tenho aqui uma duvida... de todos ou grande parte dos carros que tive o meu b6 é o que tem a direccao mais pesada, sei que os 235/17 contribuem bem para isso, mas gostava que fosse mais leve, principalmente igual ao meu primeiro a4 que era um b5 1.8T de 95, esse sim tinha a direccao muito leve, entao fui pesquisando para tentar perceber o que se passava, pelo que entendi o b6 em geral tem a direccao mais pesada que o b5, porque nao sei, este fds andei a estudar o circuito ha procurar de uma valvula reguladora de pressao que podesse ajustar para conseguir o que queria, encontrei a tal valvula, o problema é que é fixa e com molas calibräas para aquela pressao e nao da para alterar a pressao da linha, aproveitei para mudar o oleo da direccao, quando nao é o meu espanto que me apercebo que na linha de retorno existem 2 valvulas dentro do tubo de retorno mesmo junto ao deposito do oleo, valvulas estas que estrangulam a passagem do oleo de 10mm para 5mm, o que nao tenho a certeza é se tem mais alguma funcao, alguem tem experiencia nisto? estou a pensar em as tirar para ver o efeito...
 
Nao. Via vagcom nao da em b6. Isso apenas para modelos mais recentes com direcao eletrica.

Quanto a aumentar a pressao hidraulica da direcao da b6, nao sei se é possivel. Uma das valvulas estranguladoras deve ter a funcao apenas de limitar a pressao em rotacoes mais elevadas. Nao serve de nada mexer nelas. Queres o oposto, ou seja, direcao mais leve nas manobras a baixa rotacao. Mas alguem mais entendido no assunto talvez te possa ajudar, pois nao sou mecanico.
 
pois via vag nao da, este nao tem servotronic

sim claro o objectivo é por mais leve em velocidades baixas, estou convencido que removendo eates estranguladores que dara, ideal era o pessoal dos b5 que as tem levezinhas ver se tanbem tem essas valvulas

- - - - - - - - - -

as tais valvulas que falo estao dentro do tubo de retorno e presas com bracadeiras, sao 2, o link seguinte representa o tubo com as valvulas

www.ebay.com/itm/02-05-AUDI-A4-B6-3-0-POWER-STEERING-HOSE-/131333099514
 
problema resolvido, bastou tirar os 2 estranguladores que ja ficou bem mais leve, assim conclui-se que se consegue jogar com a seccao de passagem para ajustar o feeling da direccao
 
sim vem de origem, segundo percebi num forum dos passats, estes estranguladores variam a seccao de passagem, deixando fluir mais ou menos caudal de oleo, criando a ideia de direccao mais leve ou pesada, nao se ajusta a pressao mas sim a velocidade com que a camara oposta ao sentido de rotacao do volante esvazia.
 
Last edited:
Back
Top