Uma avaria na bomba injectora pode realmente provocar o custar a pegar do motor,agora não estou a entender é o porquê de se ter de desmontar o motor e a caixa de velocidades pois no motor AFN não é preciso desmontar o motor para mexer na bomba quanto mais a caixa de velocidades,ou não entendeste totalmente a explicação que te deram ou algo está mal contado,sei que nos motores VAG TD e TDi existe por ex: um problema que é caracteristico que é o carreto da cambota(que faz mover a correia de distribuição) ao logo do tempo perde o aperto,vai folgando e desgastando-se fazendo com que o motor fique atrasado,se este problema se deixar arrastar por muito tempo a face da cambota contra a qual o carreto fica apertado acaba por ficar também gasta e aí já não resulta a 100% substituir só o carreto pois o novo já não fica com a base de fixação totalmente segura sendo necessário retificar a ponta da cambota para ficar um trabalho a 100%,agora será este o teu problema? Se for já se justifica o desmontar do motor.
Para evitar este problema cada vez que se mexe no carreto da cambota deve-se substituir o parafuso de aperto e se o carreto apresenta algum sinal de má fixação por muito pouca que seja substitui-se também,tanto o carreto como o parafuso são baratos e evita-se disabores,na minha b5 (AFN) quando mudei a distribuição aos 180 000 km mudei ambos aparentemente estavam bons mas assim estou mais descansado