PedroR disse:
Não é a mesma coisa porque as diferenças entre os dois motores são várias.
110
-turbo VNT15
-IC menor
-bomba radial
130
-turbo VNT17VA
-IC maior
-injector bomba
O IC é exactamente igual nos TDI 110 e 130cv Pedro.
Nos TDI 90, 100, 105, 110, 115 e 130cv o IC é de pequenas dimensões e vem montado nas cavas das todas (direita ou esquerda, dependendo dos modelos).
Só nos TDI150 e 160 é que o IC é de maiores dimensões e vem montado à frente (nos 150 está "ensandwishado" entre o radiador de AC e o radiador do líquido de refrigeração do motor, e no Ibiza Cupra TDI160 vem montado à frente de ambos os radiadores). :wink:
Ah... e há outra grande diferença entre os TDI110 e os 130 - a caixa de velocidades. Mesmo com caixa de 5 velocidades, a dos TDI130 é mais comprida que a dos TDI110. Mas cerca de 80 a 90% dos TDI130 que por aí circulam já tem caixa de 6 velocidades.
Se o objectivo não é gastar uma fortuna em hardware e queres um carro forte, então a melhor opção é sem dúvida o TDI130 (com caixa de 6). Para um TDI110 chegar ao nível de potência de um TDI130 só com repro, é necessário gastar uma pequena fortuna em hardware. Mas mesmo ratado até ao pescoço, o TDI110 continua com a fiabilidade praticamente intocável.
Sabendo o que sei hoje, e mesmo sendo o feliz dono de um TDI110, se fosse comprar um carro amanhã, compraria um com caixa de 6 velocidades.