Diagnóstico de problemas de turbo

Problemas Comuns nos Turbo Compressores
5 Fevereiro 2007
São inúmeros os problemas que podem surgir nos turbo compressores. Aqui ficam os mais comuns, as causas e as soluções.


Significado Numeração
1 Filtro de Ar Obstruído
2 Fumo Preto no Escape
3 Consumo Excessivo de Óleo do Motor
4 Fumo Branco no Escape
5 Turbo com Ruído Estranho
6 Turbo com Ruído Cíclico em Trabalho
7 Fuga de Óleo pelo Compressor
8 Fuga de Óleo pela Turbina

Quadro Problems Comuns

CAUSA
A 1 2 3 4 7 Filtro de ar obstruído
B 2 3 4 5 6 Obstrução na tubagem de entrada de ar para o turbo
C 1 2 5 Obstrução na tubagem de saída de ar para admissão
D 1 2 5 Obstrução no colector de admissão
E 5 Vazamento de ar entre filtro de ar e compressor
F 1 2 3 4 5 Vazamento ar entre compressor e admissão do motor
G 1 2 3 4 5 Vazamento de ar na tampa de válvulas do motor
H 1 2 3 4 5 7 Obstrução do escape antes ou após o turbo
I 1 2 7 Obstrução no silenciador ou tubo de escape
J 1 2 5 7 Vazamento de gases entre bloco do motor e colector
L 1 2 5 7 Vazamento de gases entre colector e turbo
M 5 Vazamento de gases entre turbo e saída de gases
N 3 4 6 7 Obstrução no tubo de drenagem de óleo do turbo
O 3 4 6 7 Obstrução no respiro do cárter do motor
P 3 4 6 7 Carcaça central com óleo carbonizado ou muito grosso
Q 1 2 Sistema de alimentação de combustível desregulado
R 1 2 Motor desregulado
S 1 2 3 4 7 8 Anéis de pistão do motor desgastados
T 1 2 3 4 7 8 Problemas internos no motor (válvulas, pistões, etc.)
U 1 2 3 4 5 6 7 8 Acumulação de sujidade no rotor do compressor
X 1 2 3 4 5 7 8 Turboalimentador danificado
V 1 Mau funcionamento da válvula de alívio

(Conti.)
SOLUÇÃO
A Trocar o filtro de ar
B Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessário
C Remover obstrução e trocar peças danificadas, se necessário
D Remover obstrução. Consultar manual de manutenção do motor
E Corrigir a fuga, trancando juntas ou reapertando braçadeiras
F Corrigir a fuga, trocando juntas ou reapertando braçadeiras
G Trocar juntas ou reapertar os parafusos, consultar o manual do motor
H Remova a obstrução. Consulte manual de serviço do motor
I Remover a obstrução e trocar componentes danificados
J Trocar juntas e reapertar parafusos. Consulte manual do motor
L Trocar juntas e reapertar parafusos
M Trocar juntas e reapertar parafusos
N Remova a obstrução e limpe o tubo, trocar os componentes avariados
O Remova a obstrução. Consulte o manual de serviço do motor
P Trocar óleo e filtro de óleo. Remover o turbo para reparação
Q Revisar e regular o sistema, conforme especificado pelo fabricante motor
R Consulte manual de serviço do motor para regulagens e reparação
S Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor
T Reparar motor conforme especificado no manual de serviço do motor
U Encontre o corrija a fonte de contaminação no rotor (ar não filtrado).
X Trocar óleo lubrificante, filtro de ar e óleo. Inspeccionar o turbo
Analisar motivo da falha do turbo. Corrigir a causa da falha no turbo.
V Substituir o turbo por uma unidade inspeccionada
Inspeccionar operação do sistema. Trocar peças danificadas.

Texto: João Lima e Iberoturbo | fonte:http://www.autoaftermarketnews.com/tecnica.php?id=92&cat=20&marca=0
 
Back
Top