Desgaste desigual dos travoes A4 B6 avant

Olá pessoal,
Tenho uma A4 avant B6 e ela apresenta um desgaste dos calços dos travões muito desigual nas rodas da frente. Foram mudados ao mesmo tempo e também mudei os discos da frente e agora o calço da roda direita apresenta o dobro do desgaste da roda esquerda será normal ? Junto a isso, não sei se terá alguma relação mas o carro também me foge para a direita, e o pneu direito esta mais desgastado que o esquerdo, muito mais desgastado, tanto que quando chego a velocidade de +/- 140km/h o carro treme todo, vou entretanto amanha tocar os pneus da frente e calibrar, mas haverá mais algum problema?
Não querendo abusar tenho outra duvida, o travão de mão esta a travar muito em cima, ou seja para travar bem tenho de o puxar quase até ao tejadilho ;), os calços das rodas de trás estão em bom estado ainda, dá para afinar o travão certo? alguem me pode dar uma dica de como e faz ?

obrigado
 
Não te querendo enganar eu acho que o travao de mao do teu é de afinação automática.
Verifica novamente as pastilhas, espessura do disco, e o cabo do travao de mão.

A nivel do desgaste desigual das pastilhas deanteiras, quando chegares de uma viagem toca na jante para ver se ela não está quente, pode ser que ande sempre a travar um pouco.
 
Muda tubos flexiveis de travão, óleo de travões e dá uma limpeza interna ás bombas.

O travão de mão podes afinar na consola central, retirando o cinzeiro de trás...
 
Exacto.. e se estiver de facto quente.. tens uma bomba presa...
Se tiveres a bomba presa tens varias formas de ver, mete a roda no ar e roda-a.. ela TEM que rodar livremente.. Se não rodar tens a bomba presa (nao desanimes que é muito facil de resolver com um Kit de borrachas novas)
Outro sintoma que dá.. é chiar muito as pastilhas dessa roda ( caso esteja presa) Isto porque? porque como está sempre a travar um pouquinho, essa pastilha vai vidrar.. e como tal.. chia.

Relativamente á troca de pneu.. se ele está mal gasto face ao do outro lado.. alinha a direcção e pede para imprimir a folha. Assim tens uma noção de quais são os valores de origem, como tinhas o carro e como o mesmo ficou.

Relativamente ao travão de mão.. no meu caso, o antigo dono do meu carro diz que teve que comprar umas peças novas porque n estava a afinar.. e diz que não é nada barato.. informa-te disso antes de avançar pois pode doer. ;)
 
Obrigado pelas vossas respostas, amanha vou fazer uma viagem com a carrinha e vou experimentar os ensinamentos que me deram , apos a viagem vou levantar o carro e fazer mais uns testes, deixarei um feedback após testar tudo.
 
Boas pessoal, apenas hoje tive tempo para levantar o carro e ver como estão os travões e o estado dos discos e é assim:

- Após viagens longas + de 100km experimentei por diversas vezes tocar nas jantes, não só nas da frente mas também nas de trás para comparar a temperatura e pareceram-me todas a mesma temperatura e temperatura essa não muito elevada.

- Os discos também estão em bom estado, foram trocados ha cerca de 2 anos e fizeram apenas 40 000kms, estão uniformes não têm um desgaste desigual.

- Quando levantei as rodas da frente fiquei preocupado, as rodas não rodavam de todo ( estavam engatada a 1ª velocidade ... noob... ) e após por em ponto morto elas rodam sem dificuldade mas dá-me a ideia que não tão livremente como deveriam. É suposto rodarem uma ou duas voltas com um empurrão apenas ?

- em relação ao travão de mão, li algures que se deveriam mandar um bombadas com o carro desligado no travão de pé e no travão de mão e depois ligar o carro e fazer o mesmo, pode ser impressão minha mas parece ter melhorado.

abraço pessoal
 
as rodas nao vao rodar livremente pois tens mais componentes junto as rodas.. estas a rodar, transmissoes e diferencial.. tens mais atrito do que por exemplo, as rodas de trás.. portanto se as tuas rodas rodam 2 voltas está bem..

por norma.. é possivel que a pastilha de dentro se gaste um pouco mais.. visto ser ela a sofrer o primeiro impacto, pois está em contacto directo com o Pisto da maxila.

O que pode acontecer, e ai o desgaste diferente será apenas esse.. a de dentro gastar mais que a de fora.. é teres a maxila mal oleada.. e a mesma nao conseguir puxar bem contra o disco a pastilha do lado de fora. Devido a um elevado atrito nos 2 veios que ela tem.
 
Ora boas camaradas, aqui estou eu com um problema parecido, mas que realmente me deixa bastante intrigado.

Passo a citar:

Nestes últimos dias tórridos têm me acontecido umas situações um pouco ortodoxas e estranhas, não é que depois de um dia de trabalho e com o carro a tostar ao sol, lá venho eu na minha viagem para casa de 35 kms, +/- e ao chegar a saída da autoestrada, meto o pé ao travão e ele duro como pedra, lá trava (melhor, diga-se de passagem), não estando a espera daquela reacção fiquei logo assustado. Saio então da autoestrada e prossigo caminho ate casa, sempre com o travão duro como pedra e cada vez mais a aumentar a media, notando que o carro estava preso, tendo que dar mais aceleração senão o carro pouco ou nada se mexia. Chego a casa e para estacionar ele bloqueava, em 5 metros percorridos, foi abaixo prai duas vezes...

Conclusão, como sabia que estava mais ao menos da hora de trocar de calços, troquei. (embora nada me tinha indicado para tal)

Os calços por foram estavam excelentes, mas por dentro já no ferro.

Hoje, faço o mesmo destino, com calços novinhos e tendo reparado que já não notava o carro a bloquear (totalmente), estou a chegar a saída da autoestrada e o carro com o pedal duro, não tão duro como anteriormente, mas duro e uma chiadeira medonha (sei que deveria chiar no inicio, mas acho que era demais). Chego a casa e tinha um cheiro medonho nas quatro rodas e estavam quentes que mais dava para aquecer o tacho.

Será normal isto acontecer, visto que os calços são novos ? Porque razão isto só acontece em dias de grande calor?

Estou a ficar indignado com este suspense.

O mecânico meteu o carro a VAG e estava tudo Ok, tendo em conta que tenho o velocímetro avariado, mas isso já é outra historia (LOL).

Disse-me que estava a bloquear mais do lado do condutor por ter algo (esqueci o que lol, talvez as pinças) sem lubrificação.

Que acham?!?!
 
Tive o mesmo problema, o carro estava a travar as 4 rodas de tal maneira que nem em segunda conseguia andar... Mas começou a ser ao de leve, e depois ficou pior, e também fiquei com a travagem bem mais potente como dizes.... O meu problema foi resolvido com a troca do servo freio e bomba central de travões... Ainda foi se não me engano 600/700€ com peças OEM + mão de obra ;) O meu mecânico ainda mexeu lá em algum sitio que me deu para andar um tempo, mas voltava sempre ao estado que estava...

Por isso pode ser esse o problema...
Depois dá feedback :)
 
Epic S4, ate fiquei mal disposto com o preço... logo de manha não é bom!

Agora Danny_Boy, não consigo ler a tua mensagem, o meu olhar desvia sempre para a tua imagem e não me deixa pensar ... LOL

Não agora a serio, referente a lubrificação das maxilas, não tenho a certeza se o mecanico fez isso, mas vou perguntar... Agora referente ao servo freio e a bomba central dos travões é estranho, isto porque só acontece com tempo quente.

Ainda hoje de manha, sai da garagem fresquinha e fiz a viagem tranquilo, sem problemas e com uma media de 5.8, não vim muito de força é verdade, creio que quando faço o percurso inverso, vou entre os 120 kms, 140kms e o que me esta a fazer confusão é que este problema surge se eu ligar o AC, pode ser coicidencia, mas logo vou com AC desligado para testar a minha tese.

Ja estive a ler em varios topicos sobre esta situação e existe um membro que teve o mesmo problema em tempos e trocou apenas umas borrachas.

" borracha do corta-fogo onde liga o tubo de vacuo" ( tubo de ar do servo freio ) http://www.audipt.com/f82/ajuda-problema-com-os-travoes-no-a4-65157/index2.html

Eu creio que ao olhar para o motor têm uma borracha um pouco danificada, por ter estado (se calhar) encostado ao mesmo, mas não creio que seja esta.

O que me põe a pensar é que antes uma semana de vir este calor, eu armado em artista tirei a valvula EGR e limpei toda, e no inicio notei que o carro estava muito melhor, mais acelaração, mais "nervoso", será que danifiquei alguma borracha ou algo parecido ?

Vou ter que ir a car bosh service para ver o que é, mas vou começar pelo mais barato ... :)
 
Boas!

Jovem a 1ª vista ficom com ideia que seja falta de eficiencia da bomba do servo.

Mas cuidado não quero dizer com isto que seja a bomba, o mais provavel e que seja o tubo de saida do servo, e assim com o calor todos sabemos que a borracha e seus derivados perdem a dureza (delcupem meu Português mas estou no trabalho e e assim meio a correr) desta forma se tiveres um pequeno rasgo ( zona do tubo um pouco cortida) iras perder a eficiencia do pedal do travão ficando duro.
 
Boas!

Jovem a 1ª vista ficom com ideia que seja falta de eficiencia da bomba do servo.

Mas cuidado não quero dizer com isto que seja a bomba, o mais provavel e que seja o tubo de saida do servo, e assim com o calor todos sabemos que a borracha e seus derivados perdem a dureza (delcupem meu Português mas estou no trabalho e e assim meio a correr) desta forma se tiveres um pequeno rasgo ( zona do tubo um pouco cortida) iras perder a eficiencia do pedal do travão ficando duro.

Eu tambem creio que seja algum tubo de borracha que com o calor imenso dilate e perca consistencia para o seu efeito.

Vou pedir ao mecanico para substituir o tubo de ar do servo freio, tenho um palpite que seja dai.
 
Bem, é o que eu digo ... bruxedo!

Fonix, fiz o teste hoje de retorno a casa e não liguei o AC, vidros abertos a levar com o vento nas fuças e voilá...

Tudo normal, sem cheiros nas rodas, nem estavam quentes sequer.

Hoje a temperatura não esteve muito quente, também é verdade... mas fonix!

Será que são as borrachas que como calor dilatam e não fixam no seus sítios certos?!??1

Já me estou a passar da mona!
 
hum.. como disse ve as lubrificações das maxilas sim.. tenta ir primeiro pelo mais barato :p

estava a ler a tua resposta, passou a minha esposa e perguntou logo ... que é essa ***** carago ? ... ehehhe

agora em relaçao a tua resposta, nao querendo abusar de ti, nao poderias explicar como se faz isso ? ben que seja um breve breefing
 
Back
Top