descarbonizar turbo motor 1.9 sem retirar do motor

boas (se este tópico não for útil os moderadoras apaguem )
DIY de dificuldade média !
depois de andar de roda do turbo por causa do famoso erro positive deviation pressure e safe mod
picos de pressão do turbo por geometria pressa.
tentei de tudo alterar mapas de turbo como target , sbvl , atm e claro nada resultou.
até mexi na vareta do turbo melhorou os picos mas não era a forma correcta .
eu já estava para tirar o turbo para limpar ou mandar limpar, mas ainda dá um pouco trabalho
então depois de ler sobre isto na net, tentei uma ultima solução antes de desmontar o turbo.
fiz o seguinte,comprei o desincrustante de fornos em espuma não tem de ser da marca ultra ( PG )
e outras marcas servem, mas tem de ser em espuma !( atenção com as mãos obrigatório luvas!!!! e só usar do lado do turbo da geometria pois o alumínio é atacado)
então retirei o tubo que leva os gazes do colector de escape para a EGR,( tubo inox)e com um tubo 4 ou 6 milímetros plástico ligado ao spray de espuma, meti pelo buraco do colector escape,(em baixo)até não entrar mais e chegar a zona do turbo da geometria,e enchi de espuma até sair para fora pelo buraco que meti o tubo plástico.
depois de 15 ou 20 minutos fui mexendo a geometria há mão e dando mais um toque de espuma, deixei umas 4/5 horas( tem de ser mesmo ) a actuar e mexendo o mecanismo da geometria.
finalmente montei tubo de inox que retirei,e liguei o motor e tudo normal, saiu uma boa fumarada preta nos primeiros kilometros e depois ficou normal.

conclusão o turbo está a funcionar sem erros nem safe mods com 2 euros e alguma paciência.
não fui eu que inventei este processo mas funciona bem.

pode não resultar sempre mas vale a pena experimentar, pois pelo que li muita gente se desenrascou assim !

abraço e boas reparações
lplacido
 
Last edited:
nao desfazendo do teu trabalho, mas tirar tubos, meter tubos, meter espuma, meter tubos, tirar tubos ufah, nao valia mais sacares o turbo e limpa-lo de forma a saberes que esta mesmo bem limpinho e aproveitavas para limpar a egr e etc!!! digo eu!!
 
nao desfazendo do teu trabalho, mas tirar tubos, meter tubos, meter espuma, meter tubos, tirar tubos ufah, nao valia mais sacares o turbo e limpa-lo de forma a saberes que esta mesmo bem limpinho e aproveitavas para limpar a egr e etc!!! digo eu!!

A minha duvida é que eu não sei como é feita a vedação entre o eixo do turbina e a parte onde andam os gases de escape. Sé não existir perigo de desgaste naquela zona este metodo no sitio, sem desmontagem é muito bom.

Já viste o procedimento recomendado para instalar o turbo, o segundo link, aquilo é trabalhoso e até recomendam mudar o tubo de lubrificação do turbo.
 
pois, mas a espuma infiltrasse e como disse o patrinhol, podera a curto/medio prazo dar passagem de oleo. alem do mais, a uniao da parte quente com o core, e conica, nao vejo perigo de ficar mal vedada desde que nao fique mal apertada nem faça labio. na minha logica, o aluminio (core) dilata mais com o calor do que o ferro fundido(parte quente),digamos que e um "auto-vedante"(alguem que me corrija se eu estiver errado, nao quero induzir ninguem em erro)
 
pois, mas a espuma infiltrasse e como disse o patrinhol, podera a curto/medio prazo dar passagem de oleo. alem do mais, a uniao da parte quente com o core, e conica, nao vejo perigo de ficar mal vedada desde que nao fique mal apertada nem faça labio. na minha logica, o aluminio (core) dilata mais com o calor do que o ferro fundido(parte quente),digamos que e um "auto-vedante"(alguem que me corrija se eu estiver errado, nao quero induzir ninguem em erro)

boas, em tudo há risco, eu pessoalmente prefiro um carro que eventualmente ( não acredito por esta limpeza mas emfim... ) possa vir a gastar um pouco óleo a um que esta constantemente a entrar em safe mod ! como todos sabemos em condução muito urbana acontece sujar demasiado o turbo.


agora os vedantes críticos do turbo são " segmentos" !! não são retentores como estamos habituados a chamar ou ver, isto só para quem pensa que são retentores tipo silicone, vulcan ,nbr etc pois a temperatura é de mais de 1000 graus na zona escape turbina turbo.

estas coisas do "self made" tem sempre visões e opiniões diferentes de " alguns " é normal, claro pois andam ai muitos técnicos de reparações que a sua vida profissional é esta, é como as mods elétricas, inventar ou criar na instalação pode levar a um curto circuito e o carro arder!! mas emfim....

é normal estas questões assim é que se aprende e conhece seja assuntos ou pessoas .

volto a dizer se o tópico não for útil devem apagar !
o meu soprador continua a bombar sem safe nem outras complicações .

abraço e boas mods.
 
agora os vedantes críticos do turbo são " segmentos" !! não são retentores como estamos habituados a chamar ou ver, isto só para quem pensa que são retentores tipo silicone, vulcan ,nbr etc pois a temperatura é de mais de 1000 graus na zona escape turbina turbo.

Confirmo, para o meu turbo (GTA1749V) a vedação é por segmentos metálicos, em principio não há perigo, (estou a pensar fazer no meu) mas para o meu turbo é mais facíl desaparafusar a saida para o escape e aplicar o produto por ali. ;)
 
Pode até ter funcionado, mas resta saber por quanto tempo, sem falar que a espuma ou o q isso seja foi parar depois de " queimada " ao catalisador e afins
 
E essa agressividade toda é para quê... :S

O user Cardoso é entendido no que diz.

Já lá coloquei o emotion. Sem agressividade.

Estou interessado neste tópico. Gostava de saber a opinião dele, mas mais fundamentada, gosto de perceber a coisa.

Eu já o disse. Considero esta opção bastante util. ;) :)
 
Back
Top