Demora a responder...

Sim, eu não estava a ver dessa maneira, mas estamos os dois a ver os mesmos valores, por isso ele antes fazia o pico de pressão mais tarde e depois de ser mexido está a fazer mais cedo.
Se reparares nas duas imagens, elas têm lá o dia e o mês, e a última que eu coloquei, ou seja, onde faz o pico ao 4.36 segundos é o log feito agora em fevereiro.
E em relação ao sensor map, não achas que deveria ter uns valores mais altos, ou seja não haver tanta descrepância de valores, até às 1800 rpm?

Em baixa rotação é normal, pois a centralina quando metes o pé pró fundo quer logo a pressão do turbo no máximo, só que como o turbo tem de encher primeiro então acontece essa discrepância...
 
Foi assim que mexeram no meu, mas se não é nessa porca, onde é que se afina o turbo?
Atenção, eu não sei, só digo, porque vi e me têm dito que se faz dessa maneira.

É nessa porca que se afina, só que é algo que não é costume desafinar, e se for feito por alguem que não percebe mt o que está a fazer pode nunca mais ficar direito... Se deres mais meia volta na porca (sentido dos ponteiros do relógio) o turbo vai echer mais cedo, é preciso ter cuidado pois o pico de pressão vai ser maior também, mas se não passar dos valores suportaveis pelo turbo não há problema...
 
É nessa porca que se afina, só que é algo que não é costume desafinar, e se for feito por alguem que não percebe mt o que está a fazer pode nunca mais ficar direito... Se deres mais meia volta na porca (sentido dos ponteiros do relógio) o turbo vai echer mais cedo, é preciso ter cuidado pois o pico de pressão vai ser maior também, mas se não passar dos valores suportaveis pelo turbo não há problema...
Sim, normalmente é feito por quem sabe, o problema é que mexeram-me uma vez no turbo e ficou assim, à partida como os valores estão muito semelhantes e só foi dado 1/4 de volta, agora com mais 1/4, fica melhor e dentro dos valores.
 
Sim, normalmente é feito por quem sabe, o problema é que mexeram-me uma vez no turbo e ficou assim, à partida como os valores estão muito semelhantes e só foi dado 1/4 de volta, agora com mais 1/4, fica melhor e dentro dos valores.

1/4 podes não notar muito, eu dava-lhe meia volta e fazia um teste com o vag com, se a pressão não passar dos 2200mbar absolutos de pico então deixava ficar...
 
1/4 podes não notar muito, eu dava-lhe meia volta e fazia um teste com o vag com, se a pressão não passar dos 2200mbar absolutos de pico então deixava ficar...
Mas é que já lhe foi dado 1/4 de volta, mas pelos vistos a diferença foi pouca, pelo menos nas rotações a que é atingido o pico de pressão.
Pelo que estou a perceber, ao se rodar o parafuso para fechar mais a geometria, ele tanto pode ficar co o pico mais cedo, como pode ficar com mais pressão, é isso?
 
Mas é que já lhe foi dado 1/4 de volta, mas pelos vistos a diferença foi pouca, pelo menos nas rotações a que é atingido o pico de pressão.
Pelo que estou a perceber, ao se rodar o parafuso para fechar mais a geometria, ele tanto pode ficar co o pico mais cedo, como pode ficar com mais pressão, é isso?

Ao se rodar o parafuso faz-se com que o turbo responda com maior ou menos rapidez (não é exactamente isto mas no fim das contas é mais ou menos o que acontece...)

Já se sabe que como em qualquer sistema isto não é perfeito e a centralina não controla instantaneamente o processo, existe um atraso a corrigir a posição da geometria, e se fechares de mais, o que acontece é que como o turbo enche mais rápido e a centralina demora sempre o mesmo tempo a corrigir então quando chega a hora de corrigir, o valor da pressão já passou do solicitado (chamado o pico de pressão do turbo). Quanto mais fechares mais pico vais ter, e mais cedo vai o turbo começar a encher...

O que pode acontecer é que sem quereres podes ter o turbo a fazer picos de 2bar :p
 
No caso do meu turbo, um VB, ele começa a encher as 1200rpm, com a pressão solicitada a chegar pelas 1900rpm (1.6Bar) e pico de pressão entre as 2000rpm e 2200rpm(neste momento 2 a 2.1Bar (3Bar absoluto)).

Após várias afinações esta foi a configuração que achei mais confortável, já tive a fazer apenas 1.8 de pico mas a responder mais tarde, com pico já depois das 2100rpm(com bicos race o carro torna-se um papão de combustivel e muito fumarento em baixos regimes) e já tive picos de 2.5bar e ai é que era uma maravilha, mas reduzi com medo de partir algo...
 
No caso do meu turbo, um VB, ele começa a encher as 1200rpm, com a pressão solicitada a chegar pelas 1900rpm (1.6Bar) e pico de pressão entre as 2000rpm e 2200rpm(neste momento 2 a 2.1Bar (3Bar absoluto)).

Após várias afinações esta foi a configuração que achei mais confortável, já tive a fazer apenas 1.8 de pico mas a responder mais tarde, com pico já depois das 2100rpm(com bicos race o carro torna-se um papão de combustivel e muito fumarento em baixos regimes) e já tive picos de 2.5bar e ai é que era uma maravilha, mas reduzi com medo de partir algo...
Mas o teu teu carro tem repro certo?
A minha tá stock, e tenho um ibiza 6k, também com o motor afn e o carro sai melhor, nota-se melhor o puxar do carro, independentemente de ser mais leve, noto a carrinha muito linear.
 
Mas o teu teu carro tem repro certo?
A minha tá stock, e tenho um ibiza 6k, também com o motor afn e o carro sai melhor, nota-se melhor o puxar do carro, independentemente de ser mais leve, noto a carrinha muito linear.
Mas a próxima modificação será tirar o miolo do catalizador, pode ser que fique melhor e não seja necessário estar a mexer no turbo outra vez.
 
Mas o teu teu carro tem repro certo?
A minha tá stock, e tenho um ibiza 6k, também com o motor afn e o carro sai melhor, nota-se melhor o puxar do carro, independentemente de ser mais leve, noto a carrinha muito linear.

Não podes comparar uma A4 com um 6K, o peso conta e muito...

E sim, o meu tem repro
 
Back
Top