Dash Cam

Então mas filmar um crime é a mesma coisa que filmar a via pública só porque sim? Legalmente é punível, e moralmente?

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk
Meios de vigilância e registo de imagens, fonogramas, etc, na via pública é ilegal. Ponto.
O exercício de segurança privada seja por que meio for, obedece a vários pressupostos, nomeadamente a proibição aos civis de filmarem a via pública como meio de prevenção ou registo de crime.
 
É uma questão de tempo, até que seja permitido o uso de cameras instaladas em dispositivos/ locais que se justifique e no carro é um deles. Tem haver com a nossa segurança e com a dos outros. Já fui ameaçado à porta de casa e a minha camera que está virada para o interior do meu pátio serviu, neste caso, o som, para por o tipo em sentido. Se aquilo desse para o torto, os tribunais é que iriam decidir se fazia prova em tribunal ou não. Não é por acaso que quando há problemas de ordem publica, a policia anda à procura de cameras instaladas nas casas que “por acaso” até possam ter captado som ou imagem do ocorrido. Por isso, é uma questão de princípio, no mínimo para identificar e conseguir provas posteriores.
As cameras de casa, por isso mesmo são licenciadas pela camara e psp. Assim ha vistoria para certificar que apenas é pissivel a captação de imagens dentro da area de residência. E note-se, que mesmo cameras apontadas a rua, nao significa que consigam ver. Muitas vezes ficam barras negras nas zonas "sensiveis".
Quem instala cctv em casa, deve ter a noção que caso não tenha licença, sujeita-se a uma grande coima.
 
Resumindo, se querem gravar, façam bem discretamente. Ninguem precisa saber, nem nunca poderão usar jamais as imagens.
Já o facto de colocar neste topico, meios de identificação deste crime, já é mau.
Fazer, é pela calada, sem alarido. Aviso que o NIC vos rastrea em 2 tempos se assim o quiserem. Por isso juizo, e espero me ter feito entender.
 
Legislação de lado...

Falemos de casos concretos :) e os TESLAS equipados com câmeras que gravam o exterior do carro e já apanharam imensas pessoas a riscar os carros e deu até mesmo prisão para alguns! E claro as imagens serviram de prova :D
 
Lá vens tu deitar lenha na fogueira!
És tramado. Isso ja ta falado.

admito que não li todas as publicações deste tópico :D até porque era demasiada lei! Mas já vi que na página 2 o @blackibiza menciona isso! Mas a diferença é abismal, então aqui nada e lá fora é permito e serve directamente de prova! Hummm isto vai mudar vai...
Eu tenho seguro de vandalismo e catástrofe por exemplo, sem filmagem quem paga é a minha seguradora, com filmagem era o artista que inchava :D quando envolve dinheiro as coisas mexem... por agora nada feito mas vamos dar uns anos até isto ficar bem diferente :)

ps: aqueles videos da malta que se atira para os carros lol em busca da indemnização dos seguros etc são um bom motivo! É só isso pegar moda na Europa que vão ver que isto muda lol tenho um familiar que por acaso sofreu um atropelamento numa passadeira e que houve testemunhas, neste caso a seguradora ainda hoje paga tudo e mais alguma coisa, e não estamos a falar de valores baixos e quando claramente o culpado foi o condutor da viatura e se existisse provas (video) tinha as minhas dúvidas que a seguradora se chegasse à frente com o guito e responsabilizava totalmente o condutor!
Resumindo... isto muda quando forem ao bolso dos que importam! Que não somos nós claramente :)
 
Last edited:
Então mas filmar um crime é a mesma coisa que filmar a via pública só porque sim? Legalmente é punível, e moralmente?

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk

oh.. Moralmente.. O pessoal anda de telemovel em punho a filmar tudo e mais alguma coisa e a tirar fotos.. Tambem nao podemos entrar em quase histeria.. Gravar era o meu carro, e o boi que o riscasse. Eu tambem so precisava de saber quem era.. Agora o resto..
 
Se queres gastar pouco, e ter qualidade, optas entre uma viofo a119c ou uma mobius 2. Sempre dashcams sem luz de infravermelhos para nao ter reflexos nos vidros. Nas mobius, devido ao tamanho e acessorios de lentes, são faceis de dissimular. Consegues meter a camera no plafonier e a lente no vidro, sem que se veja nada.

Retomando este tema, tu tens a viofo a119c?
Se sim, que tal a qualidade dela? O buffer dela em parking mode funciona bem?
 
View attachment 71310
É boa. Bastante boa.
Mas agora tenho a miniDDpai por WiFi.
Top.

O que significa ser wifi?
Mal entras no carro, ela grava o video para o teu tlm?

Como tens isso ligado? Não está ligado ao isqueiro, certo? Onde vais buscar a corrente (onde ligas)? E tens uma bateria auxiliar?

A localização da tua está top, bem discreta.


Edit:
Vi agora os comentários dessa cam na amazon, a malta diz que falha um bocado nos detalhes. Por exemplo, a qualidade não é suficiente para ver a matricula.
 
O que significa ser wifi?
Mal entras no carro, ela grava o video para o teu tlm?

Como tens isso ligado? Não está ligado ao isqueiro, certo? Onde vais buscar a corrente (onde ligas)? E tens uma bateria auxiliar?

A localização da tua está top, bem discreta.


Edit:
Vi agora os comentários dessa cam na amazon, a malta diz que falha um bocado nos detalhes. Por exemplo, a qualidade não é suficiente para ver a matricula.
Não sei que comentários andas a ver. Grava com uma qualidade excelente.
Grava até 2K. Tem memória interna.
O wi-fi liga ao meu telemóvel ou rádio para ver imagens ou fazer download das mesmas. Caso contrário fica gravado na memória interna da câmera.
Liga sozinha com a ignição.
Liguei a caixa de fusíveis.
 
Não sei que comentários andas a ver. Grava com uma qualidade excelente.
Grava até 2K. Tem memória interna.
O wi-fi liga ao meu telemóvel ou rádio para ver imagens ou fazer download das mesmas. Caso contrário fica gravado na memória interna da câmera.
Liga sozinha com a ignição.
Liguei a caixa de fusíveis.

Ligar ao wifi do tlm significa que podes confirmar para gravar por defeito para o tlm?
Quanto ocupa 20min de video? Qual o tamanho do teu sd? Qd ele fica cheio dá para configurar para ir apagando os mais antigos de modo a permitir ter disponivel os videos mais recentes?

Em relação ao que andei a ver, está aqui o link:
https://www.amazon.com/-/es/salpica...densador-integrado/product-reviews/B071HWSNX6 - mas parece-me ser diferente da tua já que dizes que consegues gravar a 2k. A do link é FHD.

E esta foi uma das fotos/reviews onde falam da matricula. Tu tens este problema na tua?
61L9Cee5KaL._SL1600_.jpg
 
Back
Top