Danos por obras

Olá bom dia,

Venho aqui descrever um problema para ver se alguem sabe o que fazer neste caso.

Tinha o carro estacionado no parque privado da empresa onde trabalho, estavam a fazer obras nuns armazens ao lado. Pelos vistos estavam a pintar vigas e nesse dia a noite estavam 126 viaturas, a minha incluída, que tinham pequenos salpicos de tinta por toda a viatura, que agora não saem nem com varias lavagens.
Ora contactamos o responsável pela obra que nos deu o numero da apólice. Liguei para a companhia de seguros deles que me disseram que vão agora mandar um perito as obras mas que se ele não estava a usar protecção aquando da pintura que não se responsabilizam pelos danos.
Eu sinceramente não sei se tinha ou se não. Só reparei na obra depois de ver os danos no meu carro. A questão que agora ponho é a seguinte. Calha a pessoa não ter usado protecção o que é que me protege? Isto é assim? Temos o carro estacionado em qualquer lado e corremos o risco de ficar com ele danificado sem qualquer culpa nossa e sem ninguém que pague o prejuízo?

Eu tenho seguro contra danos próprios, mas a minha seguradora já disse que ai vai agravar o meu seguro! Eu já não percebo como isto é possível. Andamos a pagar uma suposta protecção para na realidade não a termos?


Alguém já passou por um caso parecido? Se sim como resolveram?

Desde já agradeço todas as ajudas de vossa parte
 
Não sou entendido no assunto, nem nada que se pareça mas o responsavel da obra ou empresa neste caso tem por obrigação acionar o seguro deles!!! Não é o senhor que tem de ter o trabalho de fazer telefonemas por eles! É a minha opiniao de leigo na materia...
 
Em meu entender (não trabalho em seguros, nem nada do género), o vosso problema não é com a seguradora da obra, mas sim com o empreiteiro (penso que na pessoa do responsável da obra) que a está a executar... Ou seja, se a seguradora dele se descartar seja porque motivo for, penso que o empreiteiro tem que assumir a responsabilidade... Porque não faz sentido nenhum se a seguradora decidir não pagar ficarem vocês com o prejuízo...

Mas penso que há por aqui alguns users que trabalham em seguros que se calhar te conseguem informar com mais certezas do que eu...

Abraço.
 
Obrigado pelas respostas rápidas, ele tem seguro e já o accionou. Eu como simplesmente quero que isto seja tratado o antes possível comecei a fazer contactos também e o que a seguradora me disse foi que vai mandar um perito as instalações. Mas que se o empreiteiro não cumpriu as regras de segurança impostas, neste caso protecção a volta da área a pintar, eles descartam-se do assunto ficando a responsabilidade do empreiteiro. E esse é o meu maior medo, porque já sabemos que o empreiteiro vai ser tudo menos facilitador se tiver que pagar do bolso dele.

A minha seguradora não é suposto me proteger nestes casos?
 
A nível de construção civil toda e qualquer obra licenciada tem a obrigatoriedade de ter um seguro em vigor, posto isto...

Não sei à quanto tempo isso se passou, se logo no dia tomaram nota da ocorrência, se avisaram na altura o empreiteiro, se chamaram a policia para existir um "auto", se fizeram o registo fotográfico dos veículos danificados.

Uma coisa é certa, havendo registo dos dados é a seguradora da Obra a responsável pela ocorrência e ponto final.

Faz-me lembrar em 97 ou 98 quando estávamos a construir o Norteshopping, deixamos algumas vezes umas das entradas para o estaleiro, para quem conhece nas traseiras do cemitério, cheio de lama dos camiões ... durante algumas noites alguns carros espetaram-se contra as vedações .. resultado

Pagamos todos os arranjos e a partir daí todos os dias passava lá o camião dos bombeiros a lavar a estrada.
 
A nível de construção civil toda e qualquer obra licenciada tem a obrigatoriedade de ter um seguro em vigor, posto isto...

Não sei à quanto tempo isso se passou, se logo no dia tomaram nota da ocorrência, se avisaram na altura o empreiteiro, se chamaram a policia para existir um "auto", se fizeram o registo fotográfico dos veículos danificados.

Uma coisa é certa, havendo registo dos dados é a seguradora da Obra a responsável pela ocorrência e ponto final.

Faz-me lembrar em 97 ou 98 quando estávamos a construir o Norteshopping, deixamos algumas vezes umas das entradas para o estaleiro, para quem conhece nas traseiras do cemitério, cheio de lama dos camiões ... durante algumas noites alguns carros espetaram-se contra as vedações .. resultado

Pagamos todos os arranjos e a partir daí todos os dias passava lá o camião dos bombeiros a lavar a estrada.


Foi passada 6ª Feira, houve chama a GNR que tomou nota da ocorrência, e identificaram o empreiteiro, assim como já tem uma lista de todas as viaturas danificadas, inclusive tenho de ir buscar uma copia do auto amanha. Pelo que percebi mesmo que o empreiteiro não tenha cumprido as regras de segurança. A seguradora dele é obrigada a pagar-me?
 
Pelo que percebi mesmo que o empreiteiro não tenha cumprido as regras de segurança. A seguradora dele é obrigada a pagar-me?

Não te dou 100% de certeza absoluta, mas estou em crer que sim .. a seguradora paga e depois vai sobre o empreiteiro.
 
É a mesma coisa com o seguro dos carro, o seguro contra terceiros funciona da mesma maneira ...

Mesmo que por exemplo, dentro das localidades ou fora.. dás uma pranchada noutro carro por trás .. a seguradora também podia dizer que não ias a respeitar/cumprir a distância de segurança e não pagar o conserto ao outro carro .. no entanto paga e depois agrava-te o seguro.
 
Não te dou 100% de certeza absoluta, mas estou em crer que sim .. a seguradora paga e depois vai sobre o empreiteiro.

Era realmente importante saber se é isso que realmente acontece. Já que não estou a ver o empreiteiro pagar o arranjo a 126 carros. Se alguém tiver mais informações agradeço!
 
Lógico que não estou a ver a extensão dos danos, mas não é com lavagens que vão lá. Se é tinta só mesmo com "detalhe" é que se poderá minimizar os danos.

Como é habitual vão é aparecer artistas, dentro desses 126, e vão bater o pé e exigir uma pintura completa... e se calhar sem haver necessidade... mas por uns vão pagar os outros e isso atrasa o processo.
 
Lógico que não estou a ver a extensão dos danos, mas não é com lavagens que vão lá. Se é tinta só mesmo com "detalhe" é que se poderá minimizar os danos.

Como é habitual vão é aparecer artistas, dentro desses 126, e vão bater o pé e exigir uma pintura completa... e se calhar sem haver necessidade... mas por uns vão pagar os outros e isso atrasa o processo.
Eu fui a audi hoje de manha e eles disseram-me mesmo que aquilo só com pintura nova, e mesmo assim nos plásticos vai ser complicado. Porque a pintura que foi, foi uma pintura usada em vigas de metal para proteger contra tudo. Aquilo ficou de tal maneira agarrado ao carro que não há maneira de tirar. E foi tudo, chapa, vidros, borrachas, plásticos.
 
Não entendo nada disto mas pra facilitar sua vida, existem alguns produtos da Meguiar's que bem usados tiram essas manchas de tinta. Acho que podes experimentar antes de ir a sério com o empreiteiro, porque se for a pintar o veiculo, há sempre chance de não ficar muito bom além de ficar algum tempo sem ele.
 
a obra é obrigada a ter seguro????? é sim senhor, mas...... tambem são obrigados a ter as medidas de protecção, exigidas por lei para a actividade (andaimes com protecção, redes de x em x andares, malhas laterais, etc etc....), a seguradora informou, ( e bem), que pode EVENTUALMENTE declinar o sinistro, se essas medidas não estiverem implementadas. (vem escrito nas condições gerais da Apólice)
Sendo o caso de as medidas de prevenção, não estarem a ser cumpridas, a responsabilidade do sinistro passa da seguradora, para o segurado (empreiteiro).
 
Epá eu não queria, mas vai ter de ser.
Antes do que vou escrever, vou só dizer o seguinte:
O meu objectivo é ajudar quem foi prejudicado e não dar respostas a ninguém. Nem se ponham a bater no ceguinho porque vou escrever a interpretação que deve ser feita (no meu entender enquanto corretor de seguros) e não vou dar a minha opinião ou como deveria ser. Posto isto...

1º As viaturas estavam estacionadas
2º Houve danos às mesmas provocadas por um empreiteiro que fazia trabalhos de pinturas/protecção de vigas
3º Os danos que foram causados ainda não foram peritados pela seguradora do Empreiteiro
4º Houve lugar a levantamento de auto pela GNR, no caso

Em primeiro lugar o boost disse uma coisa que tem muita razão de ser... registo fotográfico. Se não o fizeste deveria ter sido feito, mas agora não há nada a fazer. Daqui para a frente já sabes. Ajuda e muito e às vezes... safa mesmo.
O responsável é quem provocou o dano. Neste caso o empreiteiro. Até aqui não há dúvidas.
Se... tem seguro de Responsabilidade Civil e se enquadrar nas condições da Apólice, é este que paga
Se... não tem ou não se enquadra, é o empreiteiro que paga.

O que o nosso amigo quer saber é quem é que paga e como o pode garantir.
Se for a seguradora prepara-te para que eles possam não querer pagar os plásticos ou assim.
Se for o empreiteiro, tens 3 caminhos.
1º A bem com ele
2º A tua seguradora, como tens a garantia de Protecção Juridica, acciona judicialmente e ele chega-se à frente
3º Tu accionas o empreiteiro judicialmente ou partes-lhe a boa toda e tal (esta é a que o pessoal todo recomenda mas poucos teriam as bolas duras e no sitio para o fazer)

Não desenvolvi muito pois tudo o que possa dizer pode trazer mais confusão ou discussão ao tema.
Caso queiras estou disponivel por PM e posso caso seja necessário passar-te o meu contacto e ajudar-te no que for possivel da minha parte.
 
Back
Top