cuidar e desgaste dos pneus

Para que os pneus tenham uma duração maior, o condutor tem de optar sempre por uma conduçao tranquila.
Evitar arranques a fundo, acelarações bruscas ou travagens a quente.
Com os pneus interferem ainda os amortecedores ou a direcção.
Trocar os amortecedores dentro dos parametros identificados pelo construtor e vigiar com frequência a direcção , para que esta não esteja desalinhada.

Desgaste ao centro :arrow: Se verificar que os pneus começam a desgastar-se com mais incidência na zona central, quer dizer que circula com demasiada pressão. Isto significa que em caso de travagem ou em curvas mais acentuadas, a segurança tem tendência a diminuir, pois a superfície de contacto é menor.
Com mais pressão, os pneus ficam mais rijos.

Desgaste localizado :arrow: Este caso sucede quando os pneus são sujeitos a uma travagem mais violenta, com blocagem de rodas, o que provoca um desgaste mais acentuado numa zona específica.
Em modelos equipados com ABS, este tipo de desgaste não acontece, uma vez que durante uma travagem a fundo as rodas não terão tanta tendência a bloquear.

Interior desgastado :arrow: Quando o desgaste é mais incidente na zona de rodagem interna do pneu, pode quere dizer que a direcção está desalinhada e que as rodas apresentam um ângulo mais aberto que o correcto, o que obriga o pneu a exercer mais força na parte interna.
Verifique o alinhamento da direcção a cada seis meses.

Perfil desgastado :arrow: Este tipo de situação pode ocorrer no decurso de uma manobra de estacionamento mal calculada. Ao raspar ou ao subir um passeio, poderá perder mesmo pedaços de borracha, podendo deteriorar a parte lateral do mesmo.
Com o passar do tempo, o pneu ficará mais frágil e poderão surgir pequenas bolhas ou mesmo gretas, influenciando a total segurança do pneu.

Lado de fora desgastado :arrow: Esta situação pode verificar-se com uma pressão nos pneus mais baixa que a que é aconselhada ou se o condutor opta por uma condução mais desportiva.
Este desgaste pode ainda ser ser orientado por um alinhamento incorrecto da direcção, ou seja, quando as rodas dianteiras apresentem um ângulo mais fechado do que o que seria correcto.

Irregularidade do piso :arrow: Quando o desgaste surge mais acentuado em diversas zonas do pneu de forma aleatória, pode querer dizer que a suspensão tem os dias contados. Com os amortecedores maus, há uma tendência para que as rodas não tenham um rolamento correcto, estando os pneus em contacto com o solo de uma forma menos correcta.

Desgaste dos lados :arrow: Se notar que os pneus do seu carro estão com um desgaste mais acentuado dos lados, quer dizer que circulam com uma pressão inferior à que foi estipulada pelo fabricante. Os consumos têm tendência a aumentar, a direcção torna-se bastante mais pesada e, em curvas mais fechadas, o pneu pode mesmo sair da jante.

Espero que esta informação nos seja útil
 
tão pouca gente a ler este tópico :!: :!: :!:
julguei que tivesse interesse, e por isso é que me dei ao trabalho de o escrever, mas enfim ...
 
Boas!

Ainda bem q ha malta interessada e com paciencia em fazer um topico assim! Os meus Parabens!

Se calhar o problema é mta malta saber isto e estar consciente destes cuidados com os pneus!

Pela minha parte já sabia e tento fazer isso, mas nem sempre se pode fazer uma conduçao calma e tranquila não é? :twisted:
 
Algumas das cenas já sabia outras nem por isso.

Sempre gostei de ter um cuidado especial com aquilo que me liga ao chão.

Muito bacano.
 
Bom tópico, informação muito útil. :palmas:

Há muita gente que não liga muito aos cuidados a ter com os pneus, para alguns são só um bocado de

borracha à volta de umas jantolas cheias de estilo. :D
 
infelizemente ainda há muito o sentimento do "desde que ande tass bem" e montes de pessoal nem se lembram que os pneus são do mais importante

Falo com pessoal que diz que nunca vêem a pressão dos pneus, ou se o fazem é uma vez por ano :eek:
 
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