Cruise control adaptável - Travagem automática em descida

O cruise control adaptável controla o acelerador e inclusivamente o travão na eminência de aproximação de um automóvel que circule à nossa frente.

Contudo, também serve de controlo de velocidade e trava caso, numa descida, o carro tente embalar a uma velocidade maior que a regulada.

Alguém sabe como se pode desactivar esta última parte? Quero que o carro trave sozinho quando alguém se coloca à minha frente (para acertar a minha velocidade com a do outro veículo), mas não queria que travasse sozinho só porque estamos a descer... isto é muito chato.

Por exemplo: por vezes levo o cruise control regulado para 100 km/h e circulo numa qualquer estrada que apresenta uma descida mais acentuada. Não me importava que o carro fosse rolando até aos 110 ou 120 km/h (sem acelerar), mas importo-me que faça a descida toda com as luzes dos stops acesas (e os travões accionados) só porque quer agarrar o carro nos 100 km/h.

O cruise control normal não faz isto e era isso a que eu estava habituado no meu anterior carro.

Alguém já explorou esta situação? Alguém tem uma solução? Sei que pelo manual dá para pedir na oficina para colocar mais opções no MMI, nomeadamente a possibilidade de escolha de distância default (cada vez que ligo o carro começa na distância 3 mas eu gosto de andar na distância 2 e isso obriga-me a estar a alterar de todas as vezes que utilizo o cruise control depois de ligar o carro), mas não refere nada em relação à travagem na descida, apenas informa que o carro faz isso.

Fico a aguardar comentários e ideias.
 
Cruse control que trava?????????????? nunca ouvi falar , a unica coisa que trava e o motor, pois o
cruise control desacelera e o motor passa a fazer efeito travao, se o carro for automatico e natural
que a caixa amande mudancas abaixo para reduzir velocidade, alias com ou sem cruise control
e um fenomeno que acontece sempre...
 
Existem dois tipos de cruise control, o normal que não tem qualquer acção no travão e o adaptativo que tem acção no travão. Eu estou a referir-me ao adaptativo.

Neste último, para além de definir-mos a velocidade definimos a distância que queremos ao veículo da frente, em segundos, ou seja, quando mais rápido circularmos maior é a distância. Eu gosto de conduzir na posição 2 (julgo que são 1,3 ou 1,4 segundos) mas o carro por defeito começa sempre na posição 3 (que julgo serem 1,8 segundos). Ainda existe a posição 1 e a posição 4. (não tenho a certeza dos intervalos mas se alguém tiver curiosidade posso ir buscar o manual de instruções para colocar os tempos certos).

Sempre que um carro se coloca à nossa frente o cruise control desacelera e se possível (quando começa a entrar na zona que é considerada vermelha) trava mesmo. Este sistema está também associado a um outro que se chama Breaking Guard (ou algo do género), ou seja, se o carro detectar outro em velocidade muito mais lenta e "achar" que não reparámos (grande diferença de velocidades e uma aproximação perigosa), soa um "gong" no interior e passado cerca de 1 segundo, se não reagirmos (tirar o pé do acelerador ou travar) o próprio carro dá uma sticada suave no travão (mas que se sente bem) para nos "acordar".

Tenho todos estes sistemas activos no carro mas como já me comecei a habituar (no início era uma grande confusão) agora queria optimizá-los e a única coisa que queria era que o carro não travasse... por exemplo, quando tenho o cruise control a 120 km/h na CREL e vou a descer aquela ponte que já fica depois do último túnel (junto da saída para Odivelas), tenho de o desligar apesar de o carro embalar apenas até aos 130 ou 140 km/h... senão faço a descida toda a queimar travão e os gajos atrás de mim devem pensar que tenho o pé pesado... mas para o travão...

Era isto que gostava de desactivar.

Já agora, como uma imagem (ou um filme) vale mais que 1.000 palavras... segue o filme do YouTube onde podes ver o sistema em funcionamento:

http://www.youtube.com/watch?v=PDPuNlWXtlI
 
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Ooooohhhhh meus amigos audistas......
Então a Mercedes, ou BMW, ou Volvo ou o que quer que seja tem alguma coisa que a Audi não tenha???
(talvez aquelas coisas de estacionar o carro sozinho... mas isso ainda é um mito...).

É fácil tomarem conhecimento de tudo o que a marca dos 4 anéis já tem para oferecer... Basta ver a panóplia de sistemas e extras que se podem colocar no novo A8... Já no meu Q5 a lista de opcionais era de cerca de 96 artigos (estou a contar como vários aquelas coisas do tipo: rádio x, rádio y, rádio z)... mas mesmo assim, é uma lista de 96 artigos sem contar com a lista de opcionais da tabela Quattro GmbH e sem contar com motorizações, caixas e cores.
 
Sinceramente desconhecia, quanto aos sensores de parqueamento terem um papel activo nesse sistema e plausivel,
mas penso que agora ha carros que estao equipados com um sonar activo ou radar de micro-ondas, tal como os novos
Opel insignia que ate conseguem detectar e interpretar os sinais de transito.

A mercedes foi a marca que desenvolveu esta tecnologia mas a grande pioneira foi a VW, quem nao se lembra de ver ainda nos anos 90 o VW futura a estacionar-se sosinho???
 
Então mas o cruise control adaptativo actua mesmo sobre os travões? Não sabia... É que o meu 8P tem cruise control "normal" e em descidas o que faz é travar com o motor e mantém na mesma a velocidade que está memorizada (atenção que eu tenho caixa manual, não sei se fará alguma diferença). Não fazia a mínima ideia que o adaptativo usava os travões no caso de descidas... (é óbvio que quando detecta um carro mais lento à frente tem mesmo que travar porque só o travão motor não é suficiente...) Isso realmente deve ser um bocado chato, até porque como tu dizes em descidas vai sempre a "queimar" calços e discos de travão sem necessidade...
 
Precisamente...
Em termos de conceito de programação, não vejo dificuldade em programá-lo para não fazer... era simples... se o sinal tiver origem no radar, o travão tem "permissão" para ser utilizado, mas se apenas tiver origem na velocidade de "embalo" do veículo, não devia travar... Até porque ele faz um misto, por exemplo: Se eu circular a 160 km/h e ligar o cruise control regulado para 120 km/h, ele não trava e apenas desacelera até chegar aos 120 km/h e depois mantém... mas se de seguida apanhar uma descida ingreme, lá vai ele...

E não precisa de ser muito ingreme, pois podemos ir descansados da vida a 80 km/h numa de passeio de fim-de-semana e qualquer descidazita acciona os travões.

Já agora uma nota para ficarem a conhecer melhor o sistema, ele também desacelera, em função da velocidade e rotação do volante, ou seja, se forem com o cruise control a 200 km/h pela A1, o carro desacelera em quase todas as curvas (quase todas também estou a exagerar... mas desacelera em muitas delas). Se forem a 150 km/h, não desacelera em praticamente nenhuma...

Julgo que em curva nunca chega a travar... mas ainda não experimentei... presumo que faça apenas o que o cruise control normal faz (e isso já experimentei): quando entra do ESP, desliga o cruise control (experimentei numa rotunda, grande e sem trânsito... velocidade estável e curvar até accionar o ESP... o Cruise control desliga sozinho). Também já me aconteceu, a entrar na CREL e passar em cima daquelas tirar metálicas de ligação da estrada, com chuva, o cruise control fez o ESP activar (em aceleração) e desligou logo sozinho.
 
Aproveitando este tópico....
Já alguém instalou o ACC (Adaptative Cruise Control)?
Era menino para me meter nisto!
Alguém conhece algum DIY?
 
Boas, tambem tenho um A4 B8 que o cruise control trava, se vier a 90 e meter o cruise para 70 o carro trava ate aos 70. No meu TT nunca experimentei mas vou experimentar.
 
Aproveitando este tópico....
Já alguém instalou o ACC (Adaptative Cruise Control)?
Era menino para me meter nisto!
Alguém conhece algum DIY?

Kit com manete + Novo quadrante + modulo de radar!

Genericamente pouca utilidade em PT, porque a sinuosidade (curvas e altos e baixos) com que constroem as AE em Portugal, retira o prazer de longos kms de condução.
 
Kit com manete + Novo quadrante + modulo de radar!

Genericamente pouca utilidade em PT, porque a sinuosidade (curvas e altos e baixos) com que constroem as AE em Portugal, retira o prazer de longos kms de condução.

Tens algum DIY disso?
Qual é a diferença na manete e quadrante? Sabes os PNs?
O modulo de radar e a grelha já sabia que tinha de arranjar....

Quanto a ser útil em PT, discordo da tua opinião!
Acontece-me muitas vezes ter de adaptar a velocidade do CC ao carro da frente.
Principalmente porque normalmente viajo com familiares que vão em outros carros e não usam o CC, e eu ou vou à frente, ou vou atrás e tenho de adaptar a minha velocidade à deles.

Encontrei este tópico mas Alemão não é muito comigo e o tradutor não ajuda muito....
ACC beim A4 8K nachrüsten


 
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Para que não haja duvidas...
Sim, os A4, A5, Q5, etc travam para manter a velocidade do CC.
Fica um video do funcionamento do ACC....

 
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