Cosumo de óleo do motor, normal??

Boa tarde! Hoje estava eu a fazer um passeiozinho, quando de repente acendeu-me uma Luz no quadrante com sianl sonoro a indicar o nivel do oleo no minimo! Fiquei admirado, abri o capot e vi que realmente está no minimo. Mas a questão é que foi mudado à 8000Km atrás e só daqui a 2000Km é que seria mudado. è normal estes motores do A3 1.9 TDI 110cv ASV 8L consumirem óleo?? Será normal?? O oleo que foi usado é um Alemão usado nas origens, 10 W 40 de marca "FUCHS". Qual o oleo que recomendam??? Mas queria saber é se é normal em 8000Km baixar do nivel maximo para o minimo tendo em conta que tenho uma conduçao suave...
 
RockyBoy disse:
Boa tarde! Hoje estava eu a fazer um passeiozinho, quando de repente acendeu-me uma Luz no quadrante com sianl sonoro a indicar o nivel do oleo no minimo! Fiquei admirado, abri o capot e vi que realmente está no minimo. Mas a questão é que foi mudado à 8000Km atrás e só daqui a 2000Km é que seria mudado. è normal estes motores do A3 1.9 TDI 110cv ASV 8L consumirem óleo?? Será normal?? O oleo que foi usado é um Alemão usado nas origens, 10 W 40 de marca "FUCHS". Qual o oleo que recomendam??? Mas queria saber é se é normal em 8000Km baixar do nivel maximo para o minimo tendo em conta que tenho uma conduçao suave...

No meu A3 acontece a mesma coisa..se eu apertar um bocado com ele..
mas normalmente tb me pede óleo sempre aos 8000/9000klms.. e dp mudo-o aos 10000klms :wink:
 
Quattro disse:
Conduzes muito em cidade?

Fazes muitos trajectos curtos?
Não posso dizer que sao kilometros em cidade, normalmente e casa trabalho e trabalho casa, uso quase sempre a A25, mas vou sempre na casa dos 90km\h que representa 2000rpm.. raramente passo disso, quanto a distancias são 10Km, 8km dos quais A25.... acha normal??? E que o meu outro carro nao bebia quase nada, alias para mim nem mexia o nivel, era um renault megane 1.9D
 
RockyBoy disse:
Quattro disse:
Conduzes muito em cidade?

Fazes muitos trajectos curtos?
Não posso dizer que sao kilometros em cidade, normalmente e casa trabalho e trabalho casa, uso quase sempre a A25, mas vou sempre na casa dos 90km\h que representa 2000rpm.. raramente passo disso, quanto a distancias são 10Km, 8km dos quais A25.... acha normal??? E que o meu outro carro nao bebia quase nada, alias para mim nem mexia o nivel, era um renault megane 1.9D

Isso é um carro turbo é diferente!! é assim beber oleo nao deve beber no maximo 0,5lts se tiver bom. Ou seja deves ter o turbo a chegar à reforma. Por isso ou começas a juntar pra um novo entretanto e tem alguns cuidados ou entao perdes amor a 200€ e reparas esse e fica quase como novo ;)

boa sorte
 
Pode nao ter nada a ver com o turbo, como pode tambem nao ter nada a ver com o estado de compressão do motor.

A viscosidade é correcta, embora até pudesses usar 5w40 (equivalente em termos de aditivagem e normas).

Nunca deves chegar ao mínimo do oleo , devendo sempre verificar de 2 em 2 semanas ou de mes a mes (se nao for comum haver problemas de consumo).

A marca do oleo pode nao ser a melhor. Ja exprimentaste Cepsa ou BP ?

Nao perderias nada em fazer um teste de compressão ao motor, mas em qq dos casos, eu trocaria primeiro de óleo e fazia o teste. Se te consumir 1 litro a cada 10.000km, entao é normal, mas isso nao implica que a luz avisadora apareça. Basta ele ir do maximo da zona picotada da vareta ao minimo da zona picotada.

Boa sorte.
 
Pois.. Quanto a teste de compresao ja o fiz.. ficou na casa 27 bares de pressao... Foi-me dito que esta muito bom... O turbo no ano passado, foi revisto pois nao fazia a geometria variavel e disparava o sensor de pressao (quando chega aos 1,25Bares). Vouver entao a marca de oleo.. Mas no caso de ser o turbo, o oleo saia por algum lado?? tipo, estar roto e ter fuga?? ou pode ir para dentro do motor?? é que o nao carro bnao faz ponta de fumo...
 
Não tens nenhuma fuga???
Tive um ibiza com motor 110cv e com chip, nunca precisei de acrescentar óleo e só mudava de 15 em 15 mil.
A única vez k tive de acrescentar foi quando tive uma fuga no filtro de óleo....
Esses motores não costumam gastar assim tanto óleo, só em AE.
 
Eu mudaria de oleo para um dos que indiquei ou outro que tenham comprovado aqui no forum servir para o efeito.

Depois... era ir vendo como se comportava.
 
RockyBoy disse:
Pois.. Quanto a teste de compresao ja o fiz.. ficou na casa 27 bares de pressao... Foi-me dito que esta muito bom... O turbo no ano passado, foi revisto pois nao fazia a geometria variavel e disparava o sensor de pressao (quando chega aos 1,25Bares). Vouver entao a marca de oleo.. Mas no caso de ser o turbo, o oleo saia por algum lado?? tipo, estar roto e ter fuga?? ou pode ir para dentro do motor?? é que o nao carro bnao faz ponta de fumo...

O oleo pode sair no escape por exemplo! e se sair em quantidades pequenas não notas o fumo a andar.

Pois se dizem que pode ser do oleo vê.lá isso!
 
Estive a ver agora o carro de manha.. Depois de acentar o oleo, afinal nao esta no minimo da vareta, mas sim como alguem referiu esta ligeiramente abaixo de meio mas esta no tal fim do picotado da vareta... Vou acrescentar um pouco e ja vos digo quanto tive que acrescentar...
 
..::JDM::.. disse:
Não tens nenhuma fuga???
Tive um ibiza com motor 110cv e com chip, nunca precisei de acrescentar óleo e só mudava de 15 em 15 mil.
A única vez k tive de acrescentar foi quando tive uma fuga no filtro de óleo....
Esses motores não costumam gastar assim tanto óleo, só em AE.
Fugas nao devo ter, pois foi logo a primeira coisa que fiz vou ver se estava babado o carro.. e nada.. sequinho... nem na cabeça, nem no turbo nem no filtro... que marca usavas?? Acho que vou passar a usar VALVOLINE.. usei no meu megane e nao ha melhor.. a desvantagem é que cada 4Litros fica-me em 40€ ja com desconto... para 10.000Km. o 10W40.
 
..::JDM::.. disse:
O óleo k punha era o BP Visco 7000 0W-40
0W40????????????????
mas de que ano era teu carro??? é que no maximo seria 5W30.. pelo menos é o que indica o AutoData.. Ja no meu caso posso usar o longa duraçao que é o 0W30... Mas se o punhas é sabias o que fazias...
 
0w30 num VP? :shock: Desde quando?
0w40 e 5w40 é normal... mas 0w30 deve "entrar e sair" lol

Isso é oleo para PDs...

Cumps
 
Back
Top