Consumo de óleo, há algum aditivo?

Boa noite pessoal.

A minha Audi 80 está a consumir um bocado de óleo. Diria que 0,5L a cada 1000km.

Não vejo fumo anormal e o motor tem um trabalhar certinho.

Há algum aditivo que reduza este consumo de óleo? Aconselham usar?

O mecânico falou-me de um slick 50 e de um Lancar ou Lacar não percebi bem. Alguém já usou?

Será que reduz mesmo o consumo de óleo?
 
não teras uma fuga por ai que ainda não tenhas dado conta????
consumir óleo por vezes acontece. normalmente esses aditivos so trazem tristezas ao utilizador, se não for em curto prazo, mas da.
 
Não há fuga nenhuma. Tinha aquele tubo que recupera os vapores de óleo com fuga e levou novo, tampa do óleo idem, agora está tudo seco.

Pelo escape sente-se um pouco de cheiro a óleo queimado.

Do turbo não é, o motor puxa bem mas como a carrinha esteve muito tempo parada isso não fez bem ao motor e deve ter ganho "crosta" que saiu quando começou a andar novamente.
 
Como está o termostato da carrinha? Aquece até aos 90º? A minha quando tinha o termostato marado consumia um pouco de óleo, depois de trocar deixou de consumir porque o motor tem de trabalhar a 90º.
Podes experimentar um 15W40 semi sintético e andas com cuidado e calma a ver se o consumo melhora. Podes ter os segmentos nas lonas e a solução é abrir, meter segmentos e encamisar. Fica caro, mas o motor fica "novo". Na minha opinião não faria isso, tentava remediar com um óleo um pouco mais espesso e verificava o nível a cada 1000Km. Mas isto sou eu.
 
Como está o termostato da carrinha? Aquece até aos 90º? A minha quando tinha o termostato marado consumia um pouco de óleo, depois de trocar deixou de consumir porque o motor tem de trabalhar a 90º.
Podes experimentar um 15W40 semi sintético e andas com cuidado e calma a ver se o consumo melhora. Podes ter os segmentos nas lonas e a solução é abrir, meter segmentos e encamisar. Fica caro, mas o motor fica "novo". Na minha opinião não faria isso, tentava remediar com um óleo um pouco mais espesso e verificava o nível a cada 1000Km. Mas isto sou eu.

O termostato é novo, levou quando trocou a distribuição. Chega aos 90ºC e fica sempre lá.
 
Last edited:
se te cheira a oleo à saida do escape, o mais provavel é o turbo estar com passagem..
pode puxar bem (ainda) mas nao quer dizer que esteja bom..
 
Isso é turbo quase de certa... Mas vê se dá passagem de óleo. Esse motor é uma máquina, ou é mal tratado mesmo ou dura e dura e dura! É pior do que as pilhas duracell :p
 
Para dizeres que o turbo está bom, traste fora para testar?

Sim o turbo foi retirado e testado. O veio não apresenta qualquer folga.

O problema está no motor em si, é o que me parece mais certo.

Serão os segmentos já cansados. Mas admira-me como tem tanta força e não apresenta sinais de desgaste, só mesmo o consumo de óleo.

Já pensei também nos vedantes das válvulas estarem ressequidos por o motor ter estado parado e agora deixam o óleo passar.

Aqui nesta hipótese talvez um aditivo não fosse má ideia já que podia restaurar a estrutura desses componentes. Vou falar com um amigo de uma casa de peças agora de tarde a ver o que ele diz.

- - - - - - - - - -

Isso é turbo quase de certa... Mas vê se dá passagem de óleo. Esse motor é uma máquina, ou é mal tratado mesmo ou dura e dura e dura! É pior do que as pilhas duracell :p

O motor é máquina só se for para os outros. É o 3º TDI que tenho e só me dão chatices.

Eu cuido muito bem dos carros, ando sempre em cima deles e levam manutenção a tempo e horas. Nem sou um condutor agressivo, ando calmamente a maioria das vezes. Não entendo como podem dar tanta barracada. Não sei como o pessoal que tem repros e anda sempre na escáfia faz.
 
Eu tenho um motor desses para ai com meio milhao e com 5w40 em 10mil gasta entre 0.5 a 1l de oleo...
De resto é impecavel. Ruidoso é certo, e não anda nada de especial. Mas é muito económico, bom de se conduzir, tem boas baixas. Para mim, 5 estrelas...
 
Eu tenho um motor desses para ai com meio milhao e com 5w40 em 10mil gasta entre 0.5 a 1l de oleo...
De resto é impecavel. Ruidoso é certo, e não anda nada de especial. Mas é muito económico, bom de se conduzir, tem boas baixas. Para mim, 5 estrelas...

É um motor económico sem dúvida.

Boas baixas? Depende ao que estejas habituado, eu considero-as fraquinhas. Antes das 2000rpm tem pouca força.
 
Estou habituado a andar num pd130...e considero que para 90cv tem muito boas baixas. Aliás em condução normal raramente passo das 2000mil e passo de caixa. Uma subida ou outra onde tenho de ir às 2300/2400 mas tirando isso é tipo trator :p

Quanto acho estranho os segmentos estarem lixado. Não é usual...
 
Estou habituado a andar num pd130...e considero que para 90cv tem muito boas baixas. Aliás em condução normal raramente passo das 2000mil e passo de caixa. Uma subida ou outra onde tenho de ir às 2300/2400 mas tirando isso é tipo trator :p

Quanto acho estranho os segmentos estarem lixado. Não é usual...

O que deve ter feito mal ao motor foi ter estado parado algum tempo. Deve ter criado "crosta" e quando começou a andar novamente as folgas surgiram.

Vou ver que tipos de aditivo existem, só quero reduzir um bocado o consumo de óleo.

Também já tive um PD130 e não compares, é superior em baixas. Mas eu agora ando mais virado para os 6 cilindros gasolina pelo que qualquer diesel me parece lento em baixas. :lol:
 
Back
Top