Conduzir legalmente carro com matrícula alemã em Portugal

Tópico em 'Consultório Jurídico' iniciado por rafaoliveira35, 18 Jul 2017.

1. rafaoliveira35

rafaoliveira35

18 Jul 2017
    Gostos Recebidos:
    0
    Boas. Tenho residência e trabalho na Alemanha e adquiri um automóvel com matrícula alemã. Pretendo agora voltar para Portugal durante 2-3 anos. É legal conduzir o meu automóvel tendo matrícula estrangeira durante esse tempo em Portugal? Se não, quais são os custos do processo de legalização de automóvel com matrícula estrangeira?

2. moralez

moralez

19 Jan 2011
    Gostos Recebidos:
    540
    Por esse período de permanência, terá que alterar a residência para Portugal e, consequentemente, matricular o veículo também com matrícula portuguesa.
    Os valores variam consoante o ano de fabrico, quilometragem, cilindrada e emissão de CO do veículo.

3. mlw_1550

mlw_1550

5 Set 2011
    Gostos Recebidos:
    721
    Não legalizes o carro. ACHO que tens que sair do país de 6 em 6 meses, ou algo assim. Mas também podes muito bem andar por aí e ninguém te chatear. Perto de mim anda uma A4 francesa e no Barreiro há um série 5 de Inglaterra já ao tempo.

4. mario ramos

mario ramos

19 Dez 2016
    Gostos Recebidos:
    28
    Se tiveres o teu carro a mais de 1 ano no teu nome e estiveres a trabalhar a mais de 1 ano na Alemanha a legalizacao fica a custo zero, so por dizer que nao o podes vender por um periodo de 5 anos. Podes obter toda a informacao no consulado portugues na Alemanha. Eu resido no Reino Unido e vou regressar a Portugal e levar o meu carro em Janeiro de 2018.

5. mario ramos

mario ramos

19 Dez 2016
    Gostos Recebidos:
    28
    Logo que tenhas comprovativo de morada na Alemanha, carta de conducao alema, seguro automovel alemao, podes permanecer por periodos nao superiores a 6 meses em Portugal.

6. mario ramos

mario ramos

19 Dez 2016
    Gostos Recebidos:
    28
    Centro de inspeccao B no Porto:
    1 - Conta quilometros logo que tenha as duas velocidades reais em Km/h e milhas/h e legal.
    2 - Contagem em milhas sao convertidas em kilometros na altura da vistoria anual.
    3 - Farois principais nao podem usar auto colantes de rectificar focagem(bean), no caso do b7 podem ser ajustados manualmente para o chamado flat bean, em ultimo caso 1 par de farois novos so custa 160 euros
    https://www.pecasauto24.pt/tyc-1501647.html#
    Alfandega do Porto:
    1 - Documento da embaixada prova de chegada e partida do Reino Unido
    2 - Documentos pessoais prova de residencia (facturas luz, contrato arrendamento etc
    3 - pay slips do ano inteiro ou P60.
    Audi PT ou UK
    1 - Pedido de comprovacao do modelo estar homologado pela EU.
    Depois de chegarmos a Portugal temos um periodo de 6 meses para circular com o veiculo, ate finalizar a legalizacao e ficarmos isentos da parte mais cara que sao os impostos :x

7. Knoxville96

Knoxville96

20 Abr 2016
    Gostos Recebidos:
    813
    Mário Ramos penso que essa opção só é válida para quem vez de vez, e como disse o user, que apenas pretende vir por um período de 2/3 anos, e depois voltar.

8. BlueA4

BlueA4

3 Fev 2011
    Gostos Recebidos:
    1 894
    Podes trazer a mesma,
    Desde que tenhas X anos de residência no país e tenhas o carro em teu nome há pelo menos 1 ano e que transfiras a tua residência para Portugal,podes legalizar o carro com isenção de ISV, tens é de o guardar 5 anos e ficas impossibilitado de legalizar outro carro com isenção de ISV nos próximos 10 anos
    Já o fiz,fiquei 6 meses em Portugal, não para usufruir da isenção de ISV mas porque a coisa não correu como previsto na altura!

9. mario ramos

mario ramos

19 Dez 2016
    Gostos Recebidos:
    28
    Aqui esta a ver alguma confusao. Uma coisa e a situacao fiscal do carro, depois de ser transferida a matricula para portuguessa, esse carro durante um periodo de 5 anos nao pode ser vendido, fica a ser considerado 100% portugues. Outra coisa e a situacao pessoal duma pessoa que decide vir morar em portugal, se depois de algum tempo de permanencia em Portugal decidir ir para um pais europeu, e livre de o fazer. Por lei uma pessoa pode ter mais de que uma residencia. Podes trabalhar num pais europeu e ter uma casa em portugal, logo dua residencias oficiais. Nesse caso se levasses o carro contigo ele iria estar abrangido a lei do pais que normalmente e igual em todos os estados europeus, ao fim de 6 meses terias de mudar novamente a matricula (registo).

10. mario ramos

mario ramos

19 Dez 2016
    Gostos Recebidos:
    28
    Essa opcao nao existe. O que se passa e que num periodo de 5 anos o estado portugues nao te permite usares a perrogativa de legalizar um carro isento de imposto como imigrante.

11. lucianorato

lucianorato

4 Nov 2005
    Gostos Recebidos:
    364
    Podes pedir Importação temporária do carro para territorio PT

BlueA4 gostou disto.
  12. lucianorato

lucianorato

4 Nov 2005
    Gostos Recebidos:
    364