Computador de Bordo

Boa tarde!
No meu Audi A3 SP 2008 1.9 tdi não percebo muito bem o funcionamento do cb. Nos consumos, posso consultar o consumo imediato e o consumo aos 100km. O consumo imediato funciona com a posição actual do acelerador. No consumo aos 100km, este deveria ser alterado com uma periodicidade maior, ou seja, parece que ele é actualizado quase 100 em 100 metros e actualiza os valores no cb. Deste modo se estou com estilo de condução suave consigo ter medias de por exemplo 4 litros mas se por um pequeno instante decido acelerar mais um bocado o consumo aumenta exponencialmente para 12 litros por exemplo.
Tenho um Peugeot 206 1.6 hdi e o consumo aos 100km raramente é alterado.
Não percebo a razão desta alteração exponencial no Audi.

Alguém consegue explicar-me?
Obrigado.
 
S o teu cb funcionar da mma maneira dos anteriores, um das médias é a média de "viagem" ou "diária" por ex hoje andas com o carro tens uma média, s andares pouco tempo e a ripar os consumos aumentm exponencialmente cm dizes.. Amanhã s arrancares com o carro essa média começa de novo..A 2ª média é a media acumulada, desde q fazes reset..
 
Pode acontecer que tenhas apenas o consumo instantaneo e o de "viagem" tal como disse o plainas. Nos meus dois passat´s que tive antes do argolas so tinha esses dois, e essa alteração acontece porque o cb faz reset automaticamente sempre que a temperatura do motor chega aos 0 graus. Ou seja, ficas apenas a saber quanto gastaste desde que pegaste no carro nesse dia. O instantaneo e o que esta a gastar no momento. Na A4 b6 do meu o cb também só tem estas duas médias. No meu B5 por exemplo, tenho a instantanea e depois tenho a media real que conta desde que fiz o ultimo reset.
 
No 8p com display vermelho tens o consumo instantâneo, a média 1 que é a diária e a média 2 q é a acumulada.. Nos novos de display branco penso q seja a mma coisa :confused:
 
S estiver a falar da média diaria e por ex na 1ª vez q anda com o carro nesse dia começar logo a abrir, a média diária manda-se para valores malucos..
 
Back
Top