Compra Audi 80 1.6TD

Boas malta das argolas :p
Queria pedir-vos uma ajuda em relação a esta máquina. Estou a pensar em trocar o meu Corsa A 1.5D van por um Audi 80 1.6TD. É um carro que sempre me agradou mas antes de ir ver algum candidato queria ter algumas noções do que procurar, problemas criticos, defeitos caracteristicos do modelo, etc.
Também queria saber como é que são em termos de consumos. Sei que provavelmente vai beber mais qualquer coisa mas gostava de saber quais são as médias normais para estes carros.
Espero que me possam ajudar.

Grande abraço a todos e boas curvas ;)
 
por alguns relatos que tenho ouvido, esse motor sofre de excesso de aquecimento, o que pode levar a junta da cabeça a queimar, e na pior das hipóteses partir o bloco.. mas isso foi apenas o que ouvi ;)
 
Boas, sê benvindo!

Sou recente proprietário de um Audi 80 1.6 TD mas com motor de 1.9 (modificação que grande parte dos donos parece fazer).
É um carro fantástico, funciona tudo às mil maravilhas (com excepção de algumas "mariquices" obviamente) e tem uns ótimos consumos para a época.
Este site tem umas caraterísticas que poderão ser úteis.

Audi - 80 V (8C,B4) - 1.9 TDI (90 Hp) - Datos técnicos, consumo de combustible

Dizem que é um ótimo carro para começar, por isso, força nisso.

As maiores chatices poderão ser a limpeza de ralés, fusíveis e estilos mais estéticos (como é o caso do tecto de abrir), mas é um carro de combate!

O motor do 1.6 diz-se menos amado, não posso dizer nada acerca disso. Já vi comentários em fóruns que dizem que é impecável e comentários a lamentar (temos sempre de ter alguma sorte).

É um carro lindo e estimado dura alguns aninhos! Boa sorte com a decisão! :)
 
Boas, bemvindo

O 80 1.6td, tal como os golf 1.6td, tem um problema crónico com as temperaturas, que se devem a vários factores, os quais não vou estar aqui a abordar todos.

No entanto, a principal causa dos problemas deve-se á utilização do turbo nesse bloco, pois é um motor de construção antiga, originalmente desenhado para ser apenas 1.6D sem turbo (que é um motor quase infalível, mas notoriamente fraco). A adição do turbo tornou-o um motor muito vivo e económico na mesma, mas a pressão e temperatura mais elevada do ar sob compressão têm as suas consequências.

Mas não é caso para alarme, pois existem soluções, várias até, e o 1.6 apesar da fama é um motor de guerra e aguenta muito. A maior parte dos problemas que se lê por aí são ou relacionados com a idade (a junta original deste carro é de cartão prensado, e apodrece com a idade, é feitio e não defeito, e basta substituir pela do 1.9 que é de ferro), ou relacionados com andarem a mexer com pressões na bomba e no turbo, pois é algo muito simples de fazer para ganhar uns cavalinhos. Essa pressão a mais no turbo é que causa esses filmes de terror de queimar juntas, e rachar culassas (O meu 80, queimou a junta e partiu a cabeça devido a essas brincadeiras com as pressões). Os blocos é muito raro partirem, só mesmo em casos de abusos de pressões extremas.


Defeitos do modelo? Todos os carros têm, mas nos 80 são geralmente coisas simples, e de fácil resolução por serem genéricas e partilhadas por todos os 80.

Coisas a ter em atenção ao comprar? Ver se o carro anda com agua, ou com G12 (liquido de radiador). Se andar com água, ver se esta muito enferrujada. Puxar por ele e ver se a temperatura passa os 90, se passar mais que uns milimetros, cuidado. Ver após essa puxada a pressão nos tubos do radiador, se estiverem muito rijos, tem a junta ou cabeça com passagem. Ver como está em termos de fumos, se fizer fumo azul ou der cheiro ligeiro de óleo queimado, são segmentos e/ou turbo a acusar desgaste.
Opá, é como qualquer carro a diesel, é ver as coisas tipicas


Tive um cerca de 8 anos. Recomendo? sim . Tive o meu tanto com 1.6TD, como 1.9TD. Recomendo qualquer um destes motores? sim, sem duvida.


Médias, dependem do teu pé e da estrada. Mas há muita gente que consegue médias abaixo dos 6 em A.E., o que é muito bom para um carro desta classe e idade
 
Last edited:
Back
Top