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O 80 1.6td, tal como os golf 1.6td, tem um problema crónico com as temperaturas, que se devem a vários factores, os quais não vou estar aqui a abordar todos.
No entanto, a principal causa dos problemas deve-se á utilização do turbo nesse bloco, pois é um motor de construção antiga, originalmente desenhado para ser apenas 1.6D sem turbo (que é um motor quase infalível, mas notoriamente fraco). A adição do turbo tornou-o um motor muito vivo e económico na mesma, mas a pressão e temperatura mais elevada do ar sob compressão têm as suas consequências.
Mas não é caso para alarme, pois existem soluções, várias até, e o 1.6 apesar da fama é um motor de guerra e aguenta muito. A maior parte dos problemas que se lê por aí são ou relacionados com a idade (a junta original deste carro é de cartão prensado, e apodrece com a idade, é feitio e não defeito, e basta substituir pela do 1.9 que é de ferro), ou relacionados com andarem a mexer com pressões na bomba e no turbo, pois é algo muito simples de fazer para ganhar uns cavalinhos. Essa pressão a mais no turbo é que causa esses filmes de terror de queimar juntas, e rachar culassas (O meu 80, queimou a junta e partiu a cabeça devido a essas brincadeiras com as pressões). Os blocos é muito raro partirem, só mesmo em casos de abusos de pressões extremas.
Defeitos do modelo? Todos os carros têm, mas nos 80 são geralmente coisas simples, e de fácil resolução por serem genéricas e partilhadas por todos os 80.
Coisas a ter em atenção ao comprar? Ver se o carro anda com agua, ou com G12 (liquido de radiador). Se andar com água, ver se esta muito enferrujada. Puxar por ele e ver se a temperatura passa os 90, se passar mais que uns milimetros, cuidado. Ver após essa puxada a pressão nos tubos do radiador, se estiverem muito rijos, tem a junta ou cabeça com passagem. Ver como está em termos de fumos, se fizer fumo azul ou der cheiro ligeiro de óleo queimado, são segmentos e/ou turbo a acusar desgaste.
Opá, é como qualquer carro a diesel, é ver as coisas tipicas
Tive um cerca de 8 anos. Recomendo? sim . Tive o meu tanto com 1.6TD, como 1.9TD. Recomendo qualquer um destes motores? sim, sem duvida.
Médias, dependem do teu pé e da estrada. Mas há muita gente que consegue médias abaixo dos 6 em A.E., o que é muito bom para um carro desta classe e idade