Comportamento estranho - desenvolver do motor - ajuda com logs vagcom

Ora bem, sou um intruso aqui, mas como os motores são em tudo idênticos, espero pela vossa ajuda.

Tenho um Leon FR TDI, que anda com um comportamento estranho no desenvolver do motor. Tem situações em que basta pisar um milimetro no acelerador e ele responde com vigor, tem outros em que anda molengão. Então se parar em algum lado por alguns minutos, desligar o motor e voltar em viagem, isto nota-se ainda mais. Ou seja, se o motor for desligado quente e voltar a trabalhar sem arrefecer por completo, algo acontece que por norma não volta com o vigor completo. Consigo chegar às 4000rpm com facilidade até 4ª velocidade sem muitos problemas, mas quando ele anda molengão custa mais a lá chegar, parece que o motor vai sempre a prender qualquer coisa...

O motor tem 74000km, a os filtros e óleos foram todos mudados às cerca de 2000km por material de origem, limpei a maf e o map com produto de limpeza de contactos (já antes disso notava estes sintomas, e o mecânico disse que poderia ser o map demasiado sujo de óleo). As únicas alterações que o motor tem é um CCV Bypass e um radiador extra de gasóleo, que permite baixar as temperaturas do gasóleo que sai do retorno.

Alguma ideia do que poderá ser? A MAF tem cerca de 40.000km, pois a original foi mudada em garantia. Ainda não tive oportunidade de ir fazer um diagnóstico, nem me sinto à vontade com o VAG-Com para ir experimentar eu....
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

isso não terá qualquer coisa a ver com os tubos de vacumm ? ou com a n75 ? maf , não parece , senão acho que fazia sempre ........

faz um diag. com o vag , se não aparecer erros ...... road test ;)
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

Com essa agora dos tubos deixaste-me a pensar...poderá algum estar com roto e com o calor dilatar mais? Quero ver se dentro de dias faço um diagnóstico, mas no fim de semana já vou os tubos...
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

LEON FRPT disse:
Com essa agora dos tubos deixaste-me a pensar...poderá algum estar com roto e com o calor dilatar mais? Quero ver se dentro de dias faço um diagnóstico, mas no fim de semana já vou os tubos...

é uma avaria comum em muitos motores .... os tubos de vacum ficam ressequidos e ficam com fugas .....
nao sei se acontece nestes motores mais recentes , mas nos 90cv e nos 110cv era prato do dia ....
e o sintoma era esse , perca de força , maior consumo , depois desligava se , arrefecia um bocado e ficava bom :S
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

Ressequidos penso que não, pelo menos visualmente estão impecáveis...agora o que se pode estar a passar é que como os tubos são de borracha com o calor ficam mais moles e podem vincar um pouco obstruindo o efeito de vácuo... Tenho de ver isso bem no fim de semana :)
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

Boas...

tenho uma A4 B5 e tenho esses sintomas e estava preparado para este fim de semana limpar a MAF, mas já agora vou verificar os ditos tubos. Mas... que tubos de vacuo a que se referem? Vão da onde para aonde? A da valvula de "blow-off" do turbo?

Vou fazer tambem o teste da N75 para certificar-me.
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

Qual teste da N75?

Estive a ler umas coisas e fiquei intrigado com uma coisa: quais os sintomas de geometria do turbo presa? Não tenho safe mode, mas fiquei com essa na ideia, uma vez que faço muita cidade, e os apertos que leva podem não ser o suficiente para limpar....
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

O teste que falo é ver no VagCom se tenho erro na N75.
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

verifica os tubos

depois se poderes exprimenta trocar a maf com algum amigo teu

verifica tb a egr se nao esta muito suja

faz o teste a n75 e a maf

se precisares de ajuda apita
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

Antes de mais, obrigado a todos os que têm deixado aqui dicas :D

Ontem, numa rápida inspecção aos tubos de vácuo, já detectei uma coisa...o tubo que vai das válvulas, penso que da N75 para o turbo, como está encostado a uma peça da EGR, com a trepidação natural do motor, está com um grande desgaste, apesar de não me parecer roto. No entanto, pode ter algum furo pequenino que com o calor dilata e poderá provocar os sintomas que refiro. A N75 controla exactamente o quê? a geometria do turbo? ou a pressão que este faz?

Amanhã já vou verificar melhor, mas aquele tubo vai ter de ser trocado. A melhor opção é ir à marca ou tentar arranjar tubo de borracha do mesmo diametro numa casa especializada? E para substituir, onde é que encaixa no turbo esse tubo?

Cumprimentos a todos :)
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

Eu tambem gostava de saber onde se situam esses tubos de vacuo... não haveria possibilidade de alguem colocar uma foto pff?!

Obrigado
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

Ora, bem, após o fim de semana, vamos lá a um update da situação: no sábado andei a verificar todos os tubos, e nada de anormal. Nenhum está ressequido, nem dobrado que impeça o normal funcionamento das válvulas. Apenas o que vai da N75 para a válvula que controla o turbo é que está ligeiramente desgastado num ponto, mas não está roto. Já está devidamente protegido, e numa próxima ida ao mecânico será trocado, pois tem de ser por baixo do carro, sem o levantar não consigo chegar ao encaixe na válvula junto ao turbo.

E já que andava com a mexer, aproveitei e verifiquei todas as ligações às valvulas electrónicas. Para meu espanto, uma delas tinha bastante pó e areias, pelo que decidi limpar todos os contactos electricos com spray de limpeza e depois protegi os contactos com sray de silicone dieléctrico. Em duas pequenas viagens que fiz depois disso, parece-me que está bem melhor, mas tenho de fazer mais uns km para ter uma ideia melhor se ficou bom ou se será psicológico. As condições de trânsito tb não eram as ideiais...

Agora uma outra questão: estes motores PD têm uma ou duas N75? Ao que pude ver, parece-me que serão duas, pelos menos o seu aspecto é igual, e os part number tb são iguais, apenas um termina com mais um "B". Sendo duas N75, elas funcionam ao mesmo tempo, ou uma serve de apoio, no caso da principal falhar?
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor

se tens um tubo de vacuo desgastado ele nao precisa de estar roto para que o vàcuo falhe... ou seja o vàcuo provoca efeito de sucção(pressao negativa) e nao de pressao positiva pelo que quando o vàcuo é criado no tubo se as paredes do mesmo nao tiverem a resistenciaaa original o mesmo vai fechar nesse ponto e anular assim o efeito de vàcuo dando assim origem a um mau funcionamento das peças que depende do vàcuo desse tubo para funcionarem correctamente ;)

antes de mais nada troca esse tubo.... numa casa de tubos hidraulicos encontras facilmente tubo desse, mas atençao que tem que ser tubo reforçado ;)
 
Re: Comportamento estranho - desenvolver do motor - diagnóstico: MAF

Ora bem, o diagnóstico resume-se a três letrinhas apenas: MAF :mad: :hangry:

Ora esta já é a segunda em 75.000km, ambas BOSCH, novas e originais...

Tudo o resto tá dentro dos parâmetros normais, diagnóstico feito com este software http://www.berton.es/ e com um outro, e em nenhum deles apresentou erros na memória. Apenas a leitura ao sinal da MAF dá para ver de onde vem o problema, com o carro imobilizado e dando literalmente uma sapatada no acelerador, o sinal da MAF não passa dos 600mg, quando, segundo o técnico, uma nova deveria rondar os 1000mg, nas condições em que o carro estava, isto é, parado.

E é aqui que preciso da vossa ajuda: o sinal da MAF, se feito em estrada e em condições de uso, tal como aparece em vários sitios para se fazer com o vag-com, tem tendência a dar valores mais baixos do que com o carro parado, certo? isto pelo menos foi o que o técnico me disse, mas queria confirmar com os entendidos aqui do forum ;)
 
Back
Top