Como saber se me fizeram a revisão?

Mandei fazer a revisão ao meu carro e disseram que mudaram o óleo e filtro de óleo. Mas eu uns dias depois fui ver o óleo e o óleo esta muito preto mesmo... é normal? ou não mudaram o óleo?
 
axo que é normal o óleo ficar logo preto para veres que trocaram....tens que ver a viscosidade que axo que com os quilômetros mais se perdendo.......;)
 
oleo muito preto não é assim tão normal se retiraram todo o oleo usado bem e filtro e tudo uhm..... devia apresentar uma cor muito mais limpa nos primeiros tempos acho eu, aliás é o que se observa (a menos que o motor esteja mesmo muito sujo por dentro por falta de mudas de oleo atempadas ou oleos de fraca qualidade) o filtro quando é assim escreves com um marcador no filtro ou fazes uma marca, epá não acho que pelos valores de um filtro e 4 litros oleo que se sujem ou arrisquem ....mas .....é realmente chato um gajo ficar a pensar isso espero que seja só pensar !
 
o óleo não foi mudado quase certeza absoluta. esta muito liquido este óleo porque mudei do meu a3 1.6 a cerca de 2 mil km em casa e esta muito mais limpo e espesso ... amanha já la vou reclamar porque isto não é justo o carro em questão é uma peugeot partner 1.6 hdi de 2010 com 50 mil km
 
Se não tens confiança, a proxima vez pede para estar presente quando te mudarem o óleo... simples...

- - - - - - - - - -

E podes fazer um pequeno teste para ver se o óleo é recente, colocas uma gota do óleo entre os 2 polegares e separas lentamente os dedos, se fizer um pequeno filamento... o óleo tem viscosidade... em principio é novo...
 
Cuidado com o que vais dizer e acusar,não te esqueças que um motor diesel suja muito mais depressa o oleo que um motor a gasolina e sendo um 1.6 HDi se colocaram o oleo indicado,a viscosidade é muito diferente da viscosidade do oleo do a3 1.6.
Num motor a gasolina se não estiver muito sujo por dentro mesmo depois de 3 ou 4 mil km o oleo ainda se apresenta com um tom acastanhado,num diesel colocas oleo e filtro novo e se fores ver passado um dia já tens o oleo escuro.
Até podes ter razão mas cuidado com o que vais acusar que pode-se virar contra ti.

No A3 usas um oleo 10w40 semi-sintetico certo?
Na Partner 1.6HDi é recomendado um 0w30 ou em alternativa um 5w30 e esses motores não costumam gostar de invenções nos oleos o turbo e a FAP agradecem
 
pois, o meu antigo carro a gasolina fazia quase 15000 km e o oleo saia de lá ainda amarelo/dourado...
já no b6 tdi muda-se o oleo e ele passado alguns dias já está bem mais escuro...
 
Cuidado com o que vais dizer e acusar,não te esqueças que um motor diesel suja muito mais depressa o oleo que um motor a gasolina e sendo um 1.6 HDi se colocaram o oleo indicado,a viscosidade é muito diferente da viscosidade do oleo do a3 1.6.
Num motor a gasolina se não estiver muito sujo por dentro mesmo depois de 3 ou 4 mil km o oleo ainda se apresenta com um tom acastanhado,num diesel colocas oleo e filtro novo e se fores ver passado um dia já tens o oleo escuro.
Até podes ter razão mas cuidado com o que vais acusar que pode-se virar contra ti.

No A3 usas um oleo 10w40 semi-sintetico certo?
Na Partner 1.6HDi é recomendado um 0w30 ou em alternativa um 5w30 e esses motores não costumam gostar de invenções nos oleos o turbo e a FAP agradecem

O óleo tem apenas 500 km e não tem viscosidade nenhuma. achas normal?
 
Olá boa noite para todos ;) num motor diesel quando se muda o óleo passado meia dúzia de Km fica logo preto o que é normal, mas no teu caso parece que tens um motor a gasolina e parece que foste enganado! normalmente o óleo nos motores a gasolina fica castanho e só ao fim de uns Km, abraços ;)
 
se não tens confiança, vais a oficina e colocas a questão como estar aqui a por, que estiveste e vereficar o nivél e achaste o oleo com uma cor demasiado escura para oleo com 500 kms e vês o que te respondem ! se tens factura do oleo deves ter a marca tb .....
colocas essa questão ao importador do oleo, como duvida e não reclamação, se num diesel com 50.000 kms depois de mudar o oleo e com apenas 500 kms feitos deve apresentar uma cor preta como um oleo no fim de vida !
eu volto a dizer na minha passat com 115000 kms tb tinha fap e quando mudava o oleo ele até ficar escuro, preto demorava uns mils ... mas faz como entenderes senão por cautela muda novamente e não o faças lá mais .
 
O óleo tem apenas 500 km e não tem viscosidade nenhuma. achas normal?
Não estou a dizer que não tens razão,vais lá e tentas um esclarecimento,poes a questão que estás a por aqui não entres é logo "a pés juntos"

- - - - - - - - - -

Olá boa noite para todos ;) num motor diesel quando se muda o óleo passado meia dúzia de Km fica logo preto o que é normal, mas no teu caso parece que tens um motor a gasolina e parece que foste enganado! normalmente o óleo nos motores a gasolina fica castanho e só ao fim de uns Km, abraços ;)
Olha que se está a falar de um diesel;)
 
se não tens confiança, vais a oficina e colocas a questão como estar aqui a por, que estiveste e vereficar o nivél e achaste o oleo com uma cor demasiado escura para oleo com 500 kms e vês o que te respondem ! se tens factura do oleo deves ter a marca tb .....
colocas essa questão ao importador do oleo, como duvida e não reclamação, se num diesel com 50.000 kms depois de mudar o oleo e com apenas 500 kms feitos deve apresentar uma cor preta como um oleo no fim de vida !
eu volto a dizer na minha passat com 115000 kms tb tinha fap e quando mudava o oleo ele até ficar escuro, preto demorava uns mils ... mas faz como entenderes senão por cautela muda novamente e não o faças lá mais .

sim o óleo não foi mudado. não é possível estar tão escuro já esta mais que comprovado. obrigado a todos e amanha vou la a oficina
 
Eu que troco o oleo a diversos modelos diesel, penso que é totalmente
normal estar o oleo preto. Um diesel depois de fazer a 2a ou 3a muda,
acumula alguns depositos no interior do motor, pelo que mesmo trocando
o filtro e o oleo, passados poucos kms, o mesmo escurece e fica preto.

A unica forma que conheço de eliminar esse negro é mesmo fazer a lavagem
ao circuito do oleo com um aditivo apropriado, lavar e escorrer. Usar um oleo
depois de fraca qualidade e trocar o filtro, fazer 200 ou 300kms e voltar a trocar
com oleo de qualidade e mudar de novo o filtro.

Se a carteira te permitir fazer isto, faz.
Se não permitir, tambem pouco perdes, pois a nivel de lubrificaçao, pouco ou
nada faz. Ter pouco deposito no oleo é bom, mas ter viscosidade ainda é melhor.

Resumindo, se o oleo está preto, é normal.
Se não confias na oficina, não ponhas lá o carro.
Provavelmente trocaram o oleo, mas fica aquele bichinho da duvida?
Muda-te de oficina e para a proxima, mal recebas o carro, verifica
o oleo mal chegues a casa. Não ficara amarelo, mas castanho escuro.
Pegas num guardanapo de papel de cozinha e deitas umas boas gotas
e já vês se foi trocado o oleo.
 
Last edited:
Eu que troco o oleo a diversos modelos diesel, penso que é totalmente
normal estar o oleo preto. Um diesel depois de fazer a 2a ou 3a muda,
acumula alguns depositos no interior do motor, pelo que mesmo trocando
o filtro e o oleo, passados poucos kms, o mesmo escurece e fica preto.

A unica forma que conheço de eliminar esse negro é mesmo fazer a lavagem
ao circuito do oleo com um aditivo apropriado, lavar e escorrer. Usar um oleo
depois de fraca qualidade e trocar o filtro, fazer 200 ou 300kms e voltar a trocar
com oleo de qualidade e mudar de novo o filtro.

Se a carteira te permitir fazer isto, faz.
Se não permitir, tambem pouco perdes, pois a nivel de lubrificaçao, pouco ou
nada faz. Ter pouco deposito no oleo é bom, mas ter viscosidade ainda é melhor.

Resumindo, se o oleo está preto, é normal.
Se não confias na oficina, não ponhas lá o carro.
Provavelmente trocaram o oleo, mas fica aquele bichinho da duvida?
Muda-te de oficina e para a proxima, mal recebas o carro, verifica
o oleo mal chegues a casa. Não ficara amarelo, mas castanho escuro.
Pegas num guardanapo de papel de cozinha e deitas umas boas gotas
e já vês se foi trocado o oleo.

Mas não é questão de confiar ou não confiar a questão é que levei a carrinha para resolver um problema de Electrónica que tinha e os gajos quiseram fazer a revisão 5 mil km antes da revisão que seria ao 55 mil mas fizeram ao 50 mil tudo bem contactaram-me e fui eu que autorizei... porque foi la que comprei a carrinha tem que se fazer a revisão por eles... mas a garantia acaba agora a 15 de Dezembro isto foi uma maneira de irem buscar dinheiro antes de acabar a garantia. daí as minhas duvidas se fizeram ou não a revisão...
 
Back
Top