Como posso saber se o meu carro é um euro 3

tenho um A5 B5 de 11/1999 e gostava de saber se posso ir a Lisboa, para as zonas que dizem proibidas até carros de 2000?
 
Não pode é simples, não interessa realmente a poluição, é de 99 não pode se fosse de 2000 já podia mesmo tendo em conta neste caso que um b5 de 99 e um de 00 possuindo a mesma motorização tem o mesmo nível de poluição. É estupido mas é assim que varias coisas funcionam neste país.
 
Boas,

Em principio já será Euro 3, pode confirmar junto da marca.

Há quem fale em pedir uma declaração á marca para andar junto ao livrete, segundo julgo saber as marcas cobram por isso.

Acho que o ónus da prova deveria caber ás autoridades, e elas sim deviam ter de provar que a viatura não é Euro 3 ou superior e não o contrário, mas enfim é o país que temos.

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Não pode é simples, não interessa realmente a poluição, é de 99 não pode se fosse de 2000 já podia mesmo tendo em conta neste caso que um b5 de 99 e um de 00 possuindo a mesma motorização tem o mesmo nível de poluição. É estupido mas é assim que varias coisas funcionam neste país.

Boas,

A proibição é para carros que não cumpram a Euro3
 
Então mesmo que tenhas razão e seja apenas para carros que não cumpram a norma Euro3, vais ter de arranjar alguma declaração que o ateste, la vai ter de se gastar dinheiro, pois creio que as entidades fiscalizadoras ao serem confrontadas com esta situação, não sei se elas próprias terão meios ou dados para saber se cumpre ou não a norma. Vendi recentemente um corsa b 1.5 td, que curiosamente era matriculado a 31 de dezembro de 1999, sendo eu trabalhador em Lisboa e utilizar o carro para me deslocar para lá, era um galo do caneco, porque bastava ser um dia para a frente e já la poderia andar. O que não é compreensível, visto não haver equidade entre utilizadores, a menos que se tenha de arranjar essa tal declaração.
 
Estou curioso...

1 - Carros até 2000 que não podem, ponto final.
2 - Carros até 2000 que não cumpram normas EURO3?

Sendo lei Portuguesa tem mais logica o ponto número 1.
 
Boas

"Reunião Pública de Câmara realizada em 29 de outubro de 2014
A Câmara Municipal de Lisboa, reunida no dia 29 de outubro
de 2014, deliberou aprovar a seguinte.......
......
14 - Nessa medida, continua a justificar-se a implementação
de novas etapas, que tendencialmente permitam cumprir
as metas fixadas na suprarreferida legislação, designadamente,
a terceira fase da ZER, que proíba o acesso e circulação
de veículos ligeiros e pesados que não respeitem a norma
de emissões Euro 3 ou que não tenham emissões consideradas
similares na Zona 1 e o acesso e circulação de veículos ligeiros
e pesados que não respeitem a norma de emissões Euro 2
ou que não tenham emissões consideradas similares na Zona 2;
.................
....."


excerto da deliberação da Câmara Municipal de Lisboa.

como se pode ver as proibições são em relação ás normas Euro, sendo que quando referem o ano fazem-no entre parêntesis e como informação indicativa, não sendo a proibição por ano, mas sim pelo cumprimento ou não das normas.
 
Trânsito. Lisboa tem novas restrições a carros poluentes - Expresso.pt

Os que respeitem a norma EURO 3 estão proibidos... e abrange tudo antes de 2000.
Lá está. Não estão minimamente interessados em saber o que cada veiculo polui. É velho não passa...ponto compra um mais novo e paga mais de IUC urso, é o que eles querem.

Tenho uma ideia como seria mais justo.
Se a preocupação é com as emissões, nos centros de inspeção aquando da inspeção que já é obrigatória e já são medidos alguns valores de poluição de cada veiculo em especifico, nessa altura seria atribuído a cada um dos carros um valor de poluição, por exemplo através de um dístico de cor colocado no veiculo ou até de cores diferentes no próprio selo de IPO. Por exemplo um dístico verde para veículos superiores a EURO 3, um amarelo para superiores a EURO 2, um vermelho para inferior a EURO 2 e assim por diante. Depois como já estão criadas certas áreas restritas era só alterar para as cores dos selos, um veiculo de selo verde podia circular em todo o lado, o amarelo já não podia entrar na zona verde e um vermelho já não podia passar na zona amarela nem verde.
Assim sendo cada carro tratado individualmente já não seria tão injusto pelo meu ponto de vista. Da forma como está nada me impede de pegar num veiculo de matricula superior ao ano 2000 que esteja com alguma alteração ou avaria e seja duas vezes mais poluente que alguns mais antigos e entrar na zona em que "querem diminuir as emissões"
 
Last edited:
Isso é areia demais para a camioneta de quem gere essa situação! E aposto que tinha de faltar alguns almoços e perder tempo com que ideia fosse...

Percebo e apoio a situação de reduzir a poluição, e deve ser levado com muita seriedade e cuidado, a qualidade de vida das pessoas que lá vivem e trabalham está em jogo, mas meter tudo no mesmo saco qualquer pessoa sem mínimo de conhecimento/entendimento faz...

Para eles é simples, basta ver como ficou a lei da circulação das bicicletas para ver a capacidade de quem gere as nossas estradas. Mesmo que sejam entidades diferentes, gerem da mesma maneira.

Pelo menos é o que dão a entender.

É o que temos.
 
Tanta conversa para que?
A câmara de Lisboa fez uma reunião publica e não uma assembleia. Ou seja, tudo o que aprovou ė totalmente ilegal. Se multarem não pagam que eles também não podem cobrar.
 
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