Como mudar a bomba de água do 80 b3, ajuda, urgente...

Boas, seria possível a quem tenha feito, ou detenha o conhecimento, melhor ainda FOTOS de como mudar a referida bomba de água...

Abraços
 
O meu este fim de semana deve passar por esse mesmo processo. Não é coisa lá muito facil de fazer se não tiveres conhecimentos mecânicos, por isso mais vale deixares para quem percebe. Se te vais por nessa despesa, investe mais um pouco e muda correia de comando e tensor, e já agora o resto das correias, que tudo isso tem de vir para fora ...

Ainda bem que manutenção dos 80 até não é cara, lol

Se queres mais especificações estás á vontade para mandar pm

Abraços
 
Desde já, obrigado pela ajuda, quanto ao dedo felizmente não, mas quanto à bomba, infelizmente já era, dai a urgencia...

Quanto ao mudar da restantes correia, pois bem todas elas são novas, bem como o kit de distribuição, com uma única excepção, bomba água, ainda não foi mudada, por na altura se encontrar em óptimas condições, agora que já se passaram uns 40 mil kms, foi-se e tenho de facto de a mudar, dai a razão da minha pergunta, pois acho que basta desapertar a bomba, removendo claro a poli e a referida correia, e temos a bomba na mão... agora quando se olha para a mesma, deixa grande receio na forma de desapertar ou pior ainda, que chave utilizar, dai a solicitar as imagens e informação...

Se alguém pode contribuir agradecia!

Já agora deixo imagens da bomba água - nova, fotos retiradas da net claro...

http://images03.olx.pt/ui/13/05/34/...volkswagen-seat-mazda-ford-varios-modelos.jpg

http://images01.olx.pt/ui/13/05/34/...wagen-seat-mazda-ford-varios-modelos-Faro.jpg

http://images01.olx.pt/ui/13/05/34/...-varios-modelos-Pecas-e-acessorios-carros.jpg

http://images03.olx.pt/ui/13/05/34/...ford-varios-modelos-Carros-motos-e-barcos.jpg

Abraços
 
Last edited:
Desde já, obrigado pela ajuda, quanto ao dedo felizmente não, mas quanto à bomba, infelizmente já era, dai a urgencia...

Quanto ao mudar da restantes correia, pois bem todas elas são novas, bem como o kit de distribuição, com uma única excepção, bomba água, ainda não foi mudada, por na altura se encontrar em óptimas condições, agora que já se passaram uns 40 mil kms, foi-se e tenho de facto de a mudar, dai a razão da minha pergunta, pois acho que basta desapertar a bomba, removendo claro a poli e a referida correia, e temos a bomba na mão... agora quando se olha para a mesma, deixa grande receio na forma de desapertar ou pior ainda, que chave utilizar, dai a solicitar as imagens e informação...

Se alguém pode contribuir agradecia!

Já agora deixo imagens da bomba água - nova, fotos retiradas da net claro...

http://images03.olx.pt/ui/13/05/34/...volkswagen-seat-mazda-ford-varios-modelos.jpg

http://images01.olx.pt/ui/13/05/34/...wagen-seat-mazda-ford-varios-modelos-Faro.jpg

http://images01.olx.pt/ui/13/05/34/...-varios-modelos-Pecas-e-acessorios-carros.jpg

http://images03.olx.pt/ui/13/05/34/...ford-varios-modelos-Carros-motos-e-barcos.jpg

Abraços
Se ela tiver na correia mais fina, que passa na bomba de agua e da direcção é so tirar o apoio, tirar a bomba e os tubos.
è uma coisa facil, se calhar o mais dificil é o acesso e os parafusos que custam um bocado a sair.
Depois é so montar com o vedante e sangrar o sistema. :) espero ter ajudado
 
Kapataz, um grande obrigado, de facto a solução encontrada parece ser óptima... agora a grande questão é; a bomba água está numa correia e a da direcção assistida noutra, ambas as correias finas é certo e sim ambas estão no mesmo apoio lado a lado.

Agora o referido apoio de facto segura as duas bombas, mas, eis a grande dúvida, é que a bomba água ex-tende-se a baixo da tampa da correia de distribuição, ao que parece tem de se abrir a tampa para despertar um dos parafusos, se for assim até se faz bem agora se tiver algo mais a prender é que me parece já ser mais complicado, alguém que saiba ou possa confirmar estes pontos seria uma grande ajuda.

Caso seja possível pois irei remover o referido apoio e desmontar com a bomba água e direcção assistida...

Deixo aqui uma imagem, creio ser alusiva ao bloco em questão...

http://desmond.imageshack.us/Himg534/scaled.php?server=534&filename=motorbrl.jpg&res=medium

Abraços
 
Last edited:
Penso que ja te dei a minha opinião por pm, agora fica a teu critério como queres e como pretendes proceder, se da maneira certa, ou da maneira facil, que até nem é assim tão facil, mas cada um sabe de si :D

Abraços
 
Bom, "pessoal" a quem ajudou um grande obrigado, e quem não pode os meus agradecimentos na mesma...

Bom em jeito de resolução para quem possa vir a ter o mesmo problema, trocar só a bomba água nem pensar, só por quem de tenha grandes conhecimentos mecanica.

À primeira vista parece ser facil a sua mudança, por a bomba parece ser independente de todo o resto, e só com ligação via correia, mas não bem assim, isto por que para retirar a bomba do seu lugar tem se que obrigatóriamente retirar uma poli que trabalha justamente na correia de distribuição, logo para ser feito tem de saber depois afinar e encontrar o ponto da mesma, por tanto muda unicamente a bomba água fora do tempo de mudar todo kit de distribuição, só para quem detenha profundos conhecimentos de mecanica...

Mas aqui fica um DIY

Solução para uma pura "emergência", para aguentar até mudar o "kit", desde já um grande bem aja ao user Reactive, pois foi ele que referio a seguinte solução...

Em caso de "emergencia" e para aguentar "sem problemas" até mudar o kit de distribuição, pois a solução é: retirar o termostato e andar sem ele.

A unica coisa que se vai notar é um gasto quase minimo no consumo de combustivel, isto por que, o motor tem de trabalhar com uma certa temperatura e não a tendo pois tem de o fazer com base em alguma outra coisa, no caso tem de ser o combustivel, para obter a condições ediais de trabalho de temperatura, quanto ao problema na temperatura ou possiveis danos no motor, fica-se "descansado" pois já não acontece.

Uma vez mais obrigado a quem colaborou, a tuti um grande bem aja.
 
Last edited:
Bem amigo, a minha foi mudada agora, bomba, termostato, correias todas dos periféricos, correia de comando, tensor, afinação do ponto e da bomba, e saiu-me pouco acima dos 200 euros tudo, material e mão de obra (mas preço de amigo).

Descobri que a minha bomba estava tambem mais perto do que eu pensei de entregar a alma ao criador, estava a fazer um ruído tipo chocalho, que estava cada vez a tornar-se mais alto, foi-me dito que isso acontecia quando as bombas estavam mesmo a dar as ultimas, lol

Abraço, e boa sorte na resolução do problema
 
Bem amigo, a minha foi mudada agora, bomba, termostato, correias todas dos periféricos, correia de comando, tensor, afinação do ponto e da bomba, e saiu-me pouco acima dos 200 euros tudo, material e mão de obra (mas preço de amigo).

Descobri que a minha bomba estava também mais perto do que eu pensei de entregar a alma ao criador, estava a fazer um ruído tipo chocalho, que estava cada vez a tornar-se mais alto, foi-me dito que isso acontecia quando as bombas estavam mesmo a dar as ultimas, lol

Abraço, e boa sorte na resolução do problema

Boas, Reactive, desde já os meus agradecimentos pela ajuda até então, de facto esses 200€ é mesmo preço de amigo, pois a mudança só da bomba, requer a mesma mão de obra que a mudança do kit de distribuição, paço a explicar, a bomba deve ser sempre mas sempre trocada a quando da mudança do kit de distribuição, por duas razões, 1º a mão de obra fica mais barata ( por que é feito tudo em conjunto ) 2º a própria bomba pode não aguentar até a próxima muda de kit, logo fica quase ao preço da mudança do kit de distribuição, repara que falo unicamente do kit de distribuição, pois as outra correias que felizmente não são muito caras mas não estou a englobar na mão de obra, logo a mudança da bomba é uma das coisas que deve ser mudada a quando da mudança do kit de distribuição, fica a nota, que penso já ser do conhecimento de todo nós mas para quem possa pensar em poupar para mais tarde fazer, desengane-se...

Mesmo por que, para mudar a bomba água, tem se que obrigatoriamente mexer na correia de distribuição, para libertar parte da bomba água, logo não compensa deixar para mais tarde!

Reactive, um grande obrigado, e folgo em saber que tudo correu pelo melhor, ainda bem que a bomba foi "amiga" já agora, fiquei a saber que um dos sinais vitais da mesma, pode ser visto pela parte de baixo da bomba ou seja, tem um local que parece ser um género de entrada mas tapada, fica mesmo na parte de baixo, essa entrada deve-se ao facto dos "grandes srs da audi" pensarem na forma de se poder ver quando a mesma inicia a ficar com calcário na parte interna da bomba, e esse local inicia e deixa ver um género de cor acastanhada clara tipo, cor dos canos com um certa ferrugem ou algo do género, esse ponto ou sinal, quer dizer que a própria bomba por dentro já esta bem calcinada ( ferrugenta )... espero ter ajudado.

Uma vez mais obrigado, e votos de muitas e boas curvas.

Cumps
 
Last edited:
Back
Top