Como montar um RNS-D numa B5 pré-restyling!!!!

Eu gostava de te poder ajudar, mas a minha era ja o restaling, e foi mais de meio caminho andado.
Sei que tens de primeiro começar no emulador de can-bus, visto que a tua nao tem, sem essa peça vai ser muito dificil.
Pelo que sei o Jorge, aka tdi... tentou montar um concert 2 que é bem mais facil e acho que nem isso conseguiu por causa penso eu do can-bus.
O pricipal é: já viste feito? se não viste ou se ninguem viu nao te ponhas a gastar dinheiro pois podes chegar á conclusão que não dá.
Agora se já viste feito e a trabalhar, força, pois que leve um dia que leve 1 ano ele vai ter de trabalhar!
 
audiA4tdi1.9 disse:
Eu gostava de te poder ajudar, mas a minha era ja o restaling, e foi mais de meio caminho andado.
Sei que tens de primeiro começar no emulador de can-bus, visto que a tua nao tem, sem essa peça vai ser muito dificil.
Pelo que sei o Jorge, aka tdi... tentou montar um concert 2 que é bem mais facil e acho que nem isso conseguiu por causa penso eu do can-bus.
O pricipal é: já viste feito? se não viste ou se ninguem viu nao te ponhas a gastar dinheiro pois podes chegar á conclusão que não dá.
Agora se já viste feito e a trabalhar, força, pois que leve um dia que leve 1 ano ele vai ter de trabalhar!

Boas Eduardo,

Desde já obrigado pela tua opinião. Efectivamente nunca vi uma b5 pré-restyling com o RNS... mas contudo andava com isso na cabeça. Também acho que vai ser dificil e o melhor mesmo é estar quieto ou então investir num indash que era a minha segunda hipótese.

Um bem haja,
Jorge
 
JMMS disse:
Boas Eduardo,

Desde já obrigado pela tua opinião. Efectivamente nunca vi uma b5 pré-restyling com o RNS... mas contudo andava com isso na cabeça. Também acho que vai ser dificil e o melhor mesmo é estar quieto ou então investir num indash que era a minha segunda hipótese.

Um bem haja,
Jorge

Basicamente a minha ideia para o ponto de partida de alteraçoes mais complicadas é:

já vi feito ---- então tb consigo
não vi feito ---- ou por a + b sei que dá, ou entao não arrisco

isto é o meu ponto de partida, principalmente num investimento como este...

Eu no teu caso preferia um indash que vai trabalhar a 100% do que um possivel RNS a trabalhar com limitaçoes, ou mesmo sem trabalhar.

cump
 
audiA4tdi1.9 disse:
Basicamente a minha ideia para o ponto de partida de alteraçoes mais complicadas é:

já vi feito ---- então tb consigo
não vi feito ---- ou por a + b sei que dá, ou entao não arrisco

isto é o meu ponto de partida, principalmente num investimento como este...

Eu no teu caso preferia um indash que vai trabalhar a 100% do que um possivel RNS a trabalhar com limitaçoes, ou mesmo sem trabalhar.

cump

É mesmo isso que vou fazer :twisted: Obrigado mais uma vez pela opinião .

Um abraço,
Jorge
 
Sabendo que bastam os 12v para o rádio funcionar... à partida dá :p pode é estar bastante limitado...

Então é assim, sabendo que só tens 2 fichas, serão certamente: 1 de power e uma que dá som às colunas do carro.

O RNS-D recebe: 1 ficha de power, 1 ficha para as colunas da frente (amplificadas pelo rádio) e 1 ficha para caixa de CDS/saida para um amplificador para o som da traseira/comunicação com o carro em CAN ou ENA/DATA/CLOCK. Recebe ainda uma 4ª ficha, mas de importância inferior.

Fica aqui umas imagens:

RNS-D sem CAN ->
CONCERT_BASE1.jpg


RNS-D com CAN ->
CONCERT_BASE0.jpg


A principal diferença está assinalada a vermelho e consiste no metodo de linguagem usado com o carro.

Resumindo, em qualquer dos 2 terás o problema do som traseiro, ou seja, é impossível ligar as colunas traseiras sem a cablagem e amplificador original Audi, a não ser que ligues as colunas de trás directamente às da frente :S

Informação no quadrante de GPS/Radio e afins, não terás, não só pq tmb não tens a unidade de TMC, como não tens a tal ficha necessária...

Se for um rádio sem CAN, o problema de ligar/desligar conforme a ignição resolve-se descobrindo qual o fio de 12v continuos e o de 12v de ignição. O problema das luzinhas do rádio ligarem conforme as luzes do carro resolve-se levando um fio de uma luzinha qq do carro até aquele sinal na 1ª ficha que parece um sol.

Se for um rádio com CAN, estes problemas resolvem-se com um emulador de CAN, mas o user TDI... já experimentou disso e acho que não ficou lá muito satisfeito...

Resumindo, quando se quer mesmo muito, a coisa faz-se :wink: no entanto, nem td são rosas! :p
 
Só uma correcção o emulador de can é o TMC, atenção que nem todos o são, quanto ao resto um bocado de tempo e paciencia acredita que se consegue colcoar um rns-d a funcionar na tua B5.
 
mnuno_oliveira disse:
Só uma correcção o emulador de can é o TMC

tens a noção do que estás a dizer??? Sabes o que é um emulador?? Emulador é uma coisa que "simula" algo que o carro não tem! Ah, e liga à ficha dos 12v! TMC é uma unidade que recebe infos de tráfego e conecta o rádio ao quadrante via 3ª ficha! Corrige-me quando estiveres certo do que dizes... quando não souberes o melhor é não escreveres "correcções" pq pões em causa os testamentos de outras pessoas e sem razão nenhuma!

JMMS qq dúvida dispõe, aconselho-te uma troca de PM's com o TDI... sobre o funcionamento/não funcionamento do emulador antes de tudo ;)
 
Desde já o meu muito obrigado pelas vossas opiniões.

Vou trocar então umas duvidas e umas ideias :wink:

Um abraço,
Jorge
 
Desculpa mobys mas não tens razão, montei o rns-d na minha sem o tMC e não funcionou as linhas can, depois liguei o TMC que comprei que funciona com simulador, é ligado aos dozes voltas e ao quadrante do carro e ao rns-d e voila ficou a funcionar alias agora ate dá o GPS no CB, se não acreditas ve no meu projecto, eu falo por experiencia propria, não pelo que ouço dizer.
 
mnuno_oliveira disse:
Desculpa mobys mas não tens razão, montei o rns-d na minha sem o tMC e não funcionou as linhas can, depois liguei o TMC que comprei que funciona com simulador, é ligado aos dozes voltas e ao quadrante do carro e ao rns-d e voila ficou a funcionar alias agora ate dá o GPS no CB, se não acreditas ve no meu projecto, eu falo por experiencia propria, não pelo que ouço dizer.

Linhas CAN?? Estamos a falar de coisas diferentes, falas da tua experiencia mas não sabes que os casos dos outros podem ser diferentes, o carro do JMMS nem tem CAN ve la tu... o TMC sabes de que lhe adiantava? NADA! Até pq o quadrante dele nem visor tem, 2º, não tem a 3ª ficha (CAN) como já te escrevi mais acima. Mas não vou perder mais tempo com isto, a explicação que tinha a dar já a dei.
 
MoByS disse:
Linhas CAN?? Estamos a falar de coisas diferentes, falas da tua experiencia mas não sabes que os casos dos outros podem ser diferentes, o carro do JMMS nem tem CAN ve la tu... o TMC sabes de que lhe adiantava? NADA! Até pq o quadrante dele nem visor tem, 2º, não tem a 3ª ficha (CAN) como já te escrevi mais acima. Mas não vou perder mais tempo com isto, a explicação que tinha a dar já a dei.

Quem fala assim...
 
johnjohn disse:
Estive a consultar este tópico, desculpem a ignorância, o que é: "indash" :?:

Quem usou esse termo deve estar a referir-se a um GPS "dentro" (ecran á face) do tablier/consola... ao contrario daqueles "Kenwood" que sao mecânicos e sai/levanta.

:wink:
 
Back
Top