Como activar a passagem de sinais can bus no quadrante?

Ora entao, Apos toda a cablagem passada, modulo tmc montado etc etc...

Cheguei a linda conclusao que o meu carro tem a cablagem dos sinais can bus de origem, passada da centralina para o quadrante, No entanto apos entrar no quadrante, nao sai nos pinout 5 e 6 da ficha cinzenta, o que me leva a achar que o quadrante nao está codificado de forma a ter saida de sinais can bus.

Como faze lo?

O modelo é ja do restyle bem como o quadrante que ja tem o relogio digital etc...
Se alguem souber Agradecia ;)
 
Tive aqui a pensar, e sera que em vez de a passagem estar bloqueada no quadrante, nao estara na centralina?
Se sim alguem tem ideias de cmo desbloquear a centralina de modo a deixar passar os sinais can bus para o quadrante?
 
So por curiosidade para que queres os sinais de CAN da ecu do motor (julgo que é o que chamas de centralina) ? é para fornecer ao modulo TMC ? este modulo TMC tem algo a ver com "Traffic Message Channel" !?! se sim acho que será inutil porque a informação que tenho é que este serviço ainda não existe em Portugal.
Mas já agora se os sinais vão ao quadrante e os queres retirar do quadrante, não é possível fazer uma ligação em paralelo e em vez de irem só para o quadrante, irem também para o modulo ?
 
blueA3 disse:
So por curiosidade para que queres os sinais de CAN da ecu do motor (julgo que é o que chamas de centralina) ? é para fornecer ao modulo TMC ? este modulo TMC tem algo a ver com "Traffic Message Channel" !?! se sim acho que será inutil porque a informação que tenho é que este serviço ainda não existe em Portugal.
Mas já agora se os sinais vão ao quadrante e os queres retirar do quadrante, não é possível fazer uma ligação em paralelo e em vez de irem só para o quadrante, irem também para o modulo ?

Vou explicar, os rns-d necessital do modulo tmc para dar as informaçoes do gps/radio/cd etc... a aparecer no computador de bordo do quadrante.
Aquilo funciona da seguinte forma, os sinais vem de 2 pinout da centralina, e ligam numa ficha do quadrante ( verde acho ) nos pinout 18 e 19 , e posteriormente, estes sinais tem ( ou deveriam ter ) saida na ficha cinzenta nos pinout 5 e 6, e dai ligar no modulo tmc, que depois faz o retorno dos sinais , ja codificados pelo modulo , para o radio.

Neste momento o meu problema e que os sinais das duas uma:

Nao tem sinal algum a partir da centralina ou apos entrar no quadrante o quadrante nao ta a fazer saida deles.

;)
 
então e porque não recolhes o mesmo sinal que vai para o quadrante e ligas no tal modulo para ver se tens o sinal que pretendes !? Já agora, desconfio que se não tivesses os sinais de can da ecu do motor a chegar ao quadrante também não terias a indicação de rotações no quadrante ou até (TALVEZ) a indicação da velocidade a que o carro vai... Já agora sabes qual é o can_high e o can_low ?!? ou isso ai ao calhas ?!? :roll: :roll:
 
blueA3 disse:
então e porque não recolhes o mesmo sinal que vai para o quadrante e ligas no tal modulo para ver se tens o sinal que pretendes !? Já agora, desconfio que se não tivesses os sinais de can da ecu do motor a chegar ao quadrante também não terias a indicação de rotações no quadrante ou até (TALVEZ) a indicação da velocidade a que o carro vai... Já agora sabes qual é o can_high e o can_low ?!? ou isso ai ao calhas ?!? :roll: :roll:

Motor AVG 1.9 TDi

Saida da centralina / entrada no quadrante :

Pinout 7 -> Pinout 18 ( quadrante ) ficha verde - " Can high speed ( powertrain ) (High + ) "
Pinout 6 -> Pnout 19 ( quadrante ) ficha verde - " Can high speed ( powertrain ) (Low - ) "


Saida do quadrante / Entrada no modulo tmc :

Pinout 5 -> Pinout 2 ( modulo ) - " Can high speed ( display ) (Low - ) "
Pinout 6 -> Pinout 3 ( modulo ) - " Can high speed ( display ) ( High + ) "


Saida do modulo tmc / Radio Rns-D:

Pinout 8 -> Pinout 26 ( ficha 26pin ) - " Can bus low ( Bosch Can ) "
Pinout 9 -> Pinout 13 ( Ficha 26pin ) - " Can bus high ( Bosch Can ) "


Nota:

Os sinais de rpm e velocidade tem um pinout proprio que será :

Ficha azul

Pinout 11 - RPM Signal
Pinout 28 - Tachometer input



Os sinais de velocidade normalmente nunca sao dados pelos sinais can, pelo que tenho conhecimento, mas sim por sensores especificos que por qua vez ligam na cablagem que liga á ECU.

então e porque não recolhes o mesmo sinal que vai para o quadrante e ligas no tal modulo para ver se tens o sinal que pretendes !?

O sinal que entra no quadrante entra como " virgem " ou seja, depois de entrar ,o quadrante tem que fazer SAIDA/ENTRADA DE SINAL para o modulo tmc pelos pinout 5/6 que referi em cima , as linhas can funcionam como transferencia de dados/informaçoes entre os modulos/radio/quadrante.

Já agora sabes qual é o can_high e o can_low ?!? ou isso ai ao calhas ?!? :roll: :roll:

Como mostrei em cima estou bem informado de onde esta os sinais, quais sao e onde liga-los.
 
Não te posso valer então... normalmente (nos carros em que tenho trabalhado) a rotação do motor vem sempre pelo canal CAN, a velocidade vem directamente dos sensores ou não.
Quando o quadrante tem uma ligação para rotação costuma ser para fornecer esse sinal ao sistema de navegação, ABS/DSC ou sensores de pressão nos pneus.
Pelo que descreves o quadrante recebe da ecu do motor CAN HIGH SPEED e devolve para o TMC, CAN HIGH SPEED, em principio o protocolo é o mesmo mas os telegramas podem não ser e isso pode baralhar o TMC.
Se tiveres um "wiring diagrams" para o teu carro o ideal é será confirmares se esse RPM signal é mesmo de entrada, porque se for de saida então é porque o sinal de rotações esta mesmo a chegar pelo canal CAN e simplesmente o quadrante ou não esta a fazer a saida ou o protocolo (velocidade) CAN pode ser diferente daquela que o TMC aceita.
Caso seja apenas um problema de falta de codificação desconfio que só o VAS te possa valer porque apesar do VAG-COM (talvez fazer isso), deve ser muito pouco intuitivo descobrir qual o valor a adaptar.
Penso eu de que... :roll:
 
Problemas na instalação do RNS-D

caros amantes das argolas. Sou novo cá e necessito da vossa ajuda.
Tenho um audi a4 B5 TDI, AFN, 99 e quando o comprei vinha com rádio de origem de 1din. Agora comprei um RNS-D e respectiva gaveta para instalar. O problema é que quando ligo o rádio e me apareçe no display para inserir o código de validação, o rádio não assume o código e não passa daí. Após contactar o fulano que me vendeu o rádio, este explicou-me que precisaria de comunicação Can H e Can L, para que o rádio podesse reconhecer o carro...
Visto que não entendo esta linguagem há possibilidades de me explicar de alguma forma como posso pôr o rádio a funcionar?

obg.
 
Re: Problemas na instalação do RNS-D

caros amantes das argolas. Sou novo cá e necessito da vossa ajuda.
Tenho um audi a4 B5 TDI, AFN, 99 e quando o comprei vinha com rádio de origem de 1din. Agora comprei um RNS-D e respectiva gaveta para instalar. O problema é que quando ligo o rádio e me apareçe no display para inserir o código de validação, o rádio não assume o código e não passa daí. Após contactar o fulano que me vendeu o rádio, este explicou-me que precisaria de comunicação Can H e Can L, para que o rádio podesse reconhecer o carro...
Visto que não entendo esta linguagem há possibilidades de me explicar de alguma forma como posso pôr o rádio a funcionar?


obg.
nao vas por ai. ele deu te o codigo correcto? cheira me a esturro... manda me pm para te dar uma ajuda nesse codigo..
 
Back
Top