Common Rail - Fecho de EGR e consequências

Boas,

tenho um familiar que comprou uma A4 B8. Acontece que ele está habituado a carros mais velhos com menos gestão electrónica do motor, e assim que comprou esta fechou a EGR fisicamente com uma chapa, mas não alterou nada com Vag-Com nem com qualquer outro tipo de reprogramação. Obviamente, pouco tempo depois a luz da EGR acendeu e não mais apagou. Ele está determinado a deixar aquilo assim. Numa de o aconselhar, e porque suspeito que não deve fazer nada bem ao motor, quais são os riscos que ele está a correr neste momento?

É só um aviso e não há problema em andar assim, sabendo porque é o aviso, ou há consequências mais graves disto?

Cumprimentos e desde já obrigado!
 
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Boas, num carro assim tao recente, as consequencias são muitas, como entupir o radiador reciclagem de gazes, o fap também não lhe vai dar saude nenhuma. Alias o carro se já nao esta em safemode nao vai demorar muito a estar.

Concluindo ou anula com repro isso tudo, a nao esquecer que o fap é preciso fazer algo (porificação ou eliminar) ou entao que deixe estar de origem.

Mas espera que há gente mais a fundo na materia para dizer algo mais a fundo ;)

Cumprs
 
Em certos carros aparece logo a avaria...noutros não
ja vi em fóruns franceses pessoal das A6 com motor 3.0TDI (motor CR) a fechar a EGR com a junta cega, e não aparecia erro, outros já aparecia
No caso dos 3.0/2.7 V6 TDI até é melhor fecha-la assim evita-se o famoso problema das borboletas de admissão.

tem de fazer um Scan ver se é mesmo por causa de a EGR estar fechada, se for, tem de reprogramar (não sei se nesse carro com o Vag-Com da)
pode ser outra coisa qualquer...
 
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Em certos carros aparece logo a avaria...noutros não
ja vi em fóruns franceses pessoal das A6 com motor 3.0TDI (motor CR) a fechar a EGR com a junta cega, e não aparecia erro, outros já aparecia
No caso dos 3.0/2.7 V6 TDI até é melhor fecha-la assim evita-se o famoso problema das borboletas de admissão.

tem de fazer um Scan ver se é mesmo por causa de a EGR estar fechada, se for, tem de reprogramar (não sei se nesse carro com o Vag-Com da)
pode ser outra coisa qualquer...

Tirando a parte de ajudar a baixar emissões a EGR a unica coisa que faz é mandar nanha po lado da admissao.
De igual forma o DPF entope com facilidade e leva a EGR e turbo consigo pelo caminho

No caso da EGR várias coisas podem ser feitas
1. simples fecho eletrónico da EGR (algo que se deve fazer o quanto antes para não ter mais problemas e é algo que faço em todos os carros que reprogramo)
2. anulação da EGR (dependendo do tipo de EGR existe um sensor que detecta a passagem de gases e com a junta cega deixa de passar qualquer gas e dai o erro) - não é precuso remover a EGR e pode-se por a junta
3. remoção eletronica e fisica da EGR (coisa que muita gente faz mas n é nada preciso)

quantos aos swirl flaps dos 2.7 3.0 a nanha da EGR ajuda ao problemas mas mesmo com ela fechada o problema surge na mesma devido à tolerancia muito baixa os potenciometros. mas para este caso há soluções identicas às da egr. Alias, já fiz isso para vários membros aqui do forum
 
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