Comércio em 2013 como vai ser? software certificado!?!

Bons dias,

Desta vez não tenho problema nenhum directo, mas para o próximo ano, eu e muito empresários/comerciantes vamos ter.
Como é do conhecimento de todos, para o ano vamos ter que fazer alterações nas registadoras, o mais certo é termos que mudar todos para POS ou registadoras SAM4S, de modo a conseguir gerar saft para enviar para as finanças.

Já tive alguns orçamentos em mãos todos excessivos. +1000€.

No entanto quero saber saber qual a melhor solução para o próximo ano.

Sage retail?
Winrest?
Primavera?
Projecto colibri?

Alguém tem feedback?

Como vocês vão fazer? O que vão comprar?


Um outro assunto é a lei, não é clara, ninguém sabe de nada, é tudo na base do ouvi dizer. Alguem sabes ao certo o que se vai passar? É preciso ter o POS ligado ás finanças? O que vai alterar nos recibos/talões?
 
Nesses orçamentos quais são as mudanças?

Sinceramente também não sei o que muda para o lado do comerciante...

Já para o lado do comprador...
https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/external/factemipf/home.action

Está em fase experimental!

Pelo que percebi, ja nao existem recibos nem vendas a dinheiro. Vai tudo passar a ser faturas.

Depois no final de cada mês (ate dia 6), tem que se registar tudo no site das finanças atraves do do ficheiro saft-T ou "a la unha" que da imenso trabalho.

Como eu ainda sou daqueles que tem registadora normal, em principio vou ter que adquirir um POS para poder fazer o saft-t, caso contrario tenho que inserir tudo á mao.

Isto é, se tudo se manter como está, mas nem os contabilistas sabem como vai ser.. :S
 
Boas eu no meu Comercio já tenho computador com programa certificado ,nao sei para que mexer nos documentos mas ok eles é que sabe , vai passar a haver só facturas , factura simplificada dinheiro(antiga VD) , factura simplificada a credito( antiga factura) e factura rectificativa (antiga nota de devolucao ) o que ainda nao percebi é que o meu contabilista disse que TODAS as facturas teem de sair com nome e contribuinte ????? quer dizer vem aqui um miudo comprar uma chicla e eu " nome e contribuiente "

- - - - - - - - - -

Bons dias,

Desta vez não tenho problema nenhum directo, mas para o próximo ano, eu e muito empresários/comerciantes vamos ter.
Como é do conhecimento de todos, para o ano vamos ter que fazer alterações nas registadoras, o mais certo é termos que mudar todos para POS ou registadoras SAM4S, de modo a conseguir gerar saft para enviar para as finanças.

Já tive alguns orçamentos em mãos todos excessivos. +1000€.

No entanto quero saber saber qual a melhor solução para o próximo ano.

Sage retail?
Winrest?
Primavera?
Projecto colibri?

Alguém tem feedback?

Como vocês vão fazer? O que vão comprar?


Um outro assunto é a lei, não é clara, ninguém sabe de nada, é tudo na base do ouvi dizer. Alguem sabes ao certo o que se vai passar? É preciso ter o POS ligado ás finanças? O que vai alterar nos recibos/talões?

Se for só pelo software está um bocado puxado
 
Boas eu no meu Comercio já tenho computador com programa certificado ,nao sei para que mexer nos documentos mas ok eles é que sabe , vai passar a haver só facturas , factura simplificada dinheiro(antiga VD) , factura simplificada a credito( antiga factura) e factura rectificativa (antiga nota de devolucao ) o que ainda nao percebi é que o meu contabilista disse que TODAS as facturas teem de sair com nome e contribuinte ????? quer dizer vem aqui um miudo comprar uma chicla e eu " nome e contribuiente "


se não me falha a memória..
o cartão do cidadão é obrigatorio fazer a partir de uma certa idade..
e com o CC passou a ser obrigatorio ter um numero de contribuinte..

e como é obrigatorio andar com a identificação em todo o lado.. pode ser estupido, mas não é de todo impossivel..




e relativamente á "cena" acrescento o seguinte..
é mau ter de passar facturas, é mau ter de as pedir, é mau ter de as receber e pagar os 23%
mas pior que isso tudo é o mau hábito que a generalidade tem em fugir ao IVA...
se todos o pagassemos desde sempre, esta medida não era "estranha", era altamente porque ia facilitar todo o processo..
 

Obrigado pela ajuda... Os primeiros ja tinha ligo, o ultimo ainda nao tinha visto..

Em relação ao software? O que usam? o que ponderam comprar?

O colibri pelo que sei é gratuito e porreiro. alguem tem feedback?
 
o colibri um amigo meu usa e está contentíssimo com aquilo..

é bastante flexível e ágil, e acima de tudo.. gratuito :p
 
Vamos por partes a ver se te consigo ajudar.

Primeiro qual é o ramo em questao? Presumo que hotelaria visto que mencionas o WinRest

O winrest é sem duvida dos melhores senao mesmo o melhor, software de faturaçao para hotelaria, bom interface, e muito facil de usar. mas tambem é talvez dos mais caros

Sim vai passar a ser obrigatorio a emissao de faturas sobre qualquer venda, no entanto até 100 euros nao é necessario o numero de contribuinte do comprador, acima de 100 euros é necessario

O ficheiro saft-t nos softwares que mencionas será enviado de forma automatica á autoridade tributária, pelo que não o precisas de fazer manualmente

Para o comprador, nao é obrigado a declarar, só declara se quiser no entanto passar a poder deduzir em sede de IRS 5% do iva pago até um total 250 Euros


EDIT:

Eu trabalho com Sage e winrest, ambos irao passar a comunicar com a autoridade tributaria e a comunicar de forma automatica. Ou seja nada de novo, ja que eu nao vendo nada sem emissao de factura/VD
 
Last edited:
Bons dias,

Desta vez não tenho problema nenhum directo, mas para o próximo ano, eu e muito empresários/comerciantes vamos ter.
Como é do conhecimento de todos, para o ano vamos ter que fazer alterações nas registadoras, o mais certo é termos que mudar todos para POS ou registadoras SAM4S, de modo a conseguir gerar saft para enviar para as finanças.

Já tive alguns orçamentos em mãos todos excessivos. +1000€.

No entanto quero saber saber qual a melhor solução para o próximo ano.

Sage retail?
Winrest?
Primavera?
Projecto colibri?

Alguém tem feedback?

Como vocês vão fazer? O que vão comprar?


Um outro assunto é a lei, não é clara, ninguém sabe de nada, é tudo na base do ouvi dizer. Alguem sabes ao certo o que se vai passar? É preciso ter o POS ligado ás finanças? O que vai alterar nos recibos/talões?

...bom o meu contributo não é mt grande nesta questão, mas o que posso dizer, é que conheço bem a "malta" da Primavera ( ou YET, que é a actual denominação), e aquilo é gente à maneira.
...no entanto, a tua relação com um produto Primavera, nunca é directo com eles mesmos, mas sim com um agente qualquer.
 
...apenas uma nota...
...vê o enquadramento legal do teu negócio e se é necessário, mas aparentemente sim, ou seja, tens que incluir nas tuas faturas este tipo de informação :

“1a3b - Processado por programa certificado n.° XXX/DGCI”

sendo: 1a3b - aleatório, 4 posições de uma determinada "key" (assinatura digital do documento)
sendo : XXX - o nº da certificação do programa de faturação na DGCI
 
Last edited:
Vamos por partes a ver se te consigo ajudar.

Primeiro qual é o ramo em questao? Presumo que hotelaria visto que mencionas o WinRest

O winrest é sem duvida dos melhores senao mesmo o melhor, software de faturaçao para hotelaria, bom interface, e muito facil de usar. mas tambem é talvez dos mais caros

Sim vai passar a ser obrigatorio a emissao de faturas sobre qualquer venda, no entanto até 100 euros nao é necessario o numero de contribuinte do comprador, acima de 100 euros é necessario

O ficheiro saft-t nos softwares que mencionas será enviado de forma automatica á autoridade tributária, pelo que não o precisas de fazer manualmente

Para o comprador, nao é obrigado a declarar, só declara se quiser no entanto passar a poder deduzir em sede de IRS 5% do iva pago até um total 250 Euros


EDIT:

Eu trabalho com Sage e winrest, ambos irao passar a comunicar com a autoridade tributaria e a comunicar de forma automatica. Ou seja nada de novo, ja que eu nao vendo nada sem emissao de factura/VD


Noup, é para uma perfumaria e cosmetica, eu falei no winrest que é o que vem com as registadoras sam4s...
 
Back
Top