Combustivel alternativo (Biosdiesel)

Boas,
Como já devem saber actualmente as normas europeias "obrigam" a incluir, penso que, cerca de 5% de biodiesel na composição do gasóleo.
Existem algumas empresas que começam a disponibilizar aos consumidores combustiveis com maior percentagem de biodiesel (cerca de 15%), este combustivel está nos postos de abastecimento a um preço inferior.
A questão é que segundo informações na net, o biodiesel tem tendência a provocar desgaste nas tubagens do gasóleo e a provocar fugas.
Já alguém experimentou este combustivel? Não quero fazer publicidade mas já o vi à venda num posto da "P**o".
Para além da poupança também é um gesto ecológico. Será que vale a pena? As performances e os consumos mantém-se ou alteram?

Abraço!

Helder
 
Negoci8er disse:
Já alguém experimentou este combustivel? Não quero fazer publicidade mas já o vi à venda num posto da "P**o".

Abraço!

Helder

Podes por o nome... Aqui não se liga a isso. A não ser que seja para proveito próprio. ;)

Faz um search já anda pra i um tópico a falar só no biodiesel..
 
Se o combustivel é da PRIO , fala com o user MARCOA3 ele tem uma optima experiencia com os combustiveis de lá, ou então usa o search que tem já ai materia sobre isso.... ;)
 
Sim com ja tinha dito no outro topico so metia em 2 bombas na zona da Maia, BP e PRIO. deixei a BP e foi para a PRIO e la foi a bomba injectora electronica. Como deixei a BP e so metia PRIO devido ao preço claro so podia ser da PRIO,mas agora ja nao vou la mais e continou na BP. mas isto claro sou eu quem quer ir vai. ;)
 
marcoA3 disse:
Sim com ja tinha dito no outro topico so metia em 2 bombas na zona da Maia, BP e PRIO. deixei a BP e foi para a PRIO e la foi a bomba injectora electronica. Como deixei a BP e so metia PRIO devido ao preço claro so podia ser da PRIO,mas agora ja nao vou la mais e continou na BP. mas isto claro sou eu quem quer ir vai. ;)


isso pode ter dado esses sintomas pelo facto de o b15_prio ter limpo a cagada que existia no teu circuito de alimentaçao do combustivel, pois o biodiesel tem essa caracteristica de limpeza. aposto que se mantivesses nao tinhas kk tipo de problema..


mas tb podia haver problemas no combustivel que meteste. o mesmo ja aconteceu em bombas conceituadas (aqui perto até foi na BP mesmo, os tanques recebiam humidade que passava do exterior para o interior e essa agua ia parar as bombas injectoras do popos do povo e depois PUFFF..... FEZ-SE O ..... XICULATE .. :p :p :p
 
Pereira,
O que achas da questão que também se fala sobre o biodiesel provocar fugas no circuito de alimentação (tubagens)?
 
o biodiesel so pode provocar corrosao a esse nível se for feito em casa ou mal feito.

o biodiesel de 2ª e 3ª geração que é o utilizado a nivel industrial nas gasolineiras é feito a partir de um processo bem mais elaborado que o caseiro, principalmente porque ninguém se dispoe a investir em maquinaria de vácuo para o processo. só desta forma é que se consegue uma reacção 100% eficaz, porque de outra forma (não trabalhando em vácuo) o metanol/etanol (depende do que estiver a ser usado) entra sempre em contacto com o ar absorvendo parte da humidade do ar e perdendo assim grande parte da sua pureza. ou seja, compras por exemplo metanol com um grau de pureza de 96% e quando o estiveres a usar na reacçao sem sistema de vácuo essa pureza vai cair até cerca de 75/80% e desta forma a reacção de transesterização não se vai dar por completo e assim o produto final vai ser 85/90% biodiesel, e nao 99/100% como aconteceria se a transesterização e restante processo fossem realizados em vácuo.

o que te posso garantir é que já usei 100% biodiesel durante cerca de 1 ano e meio e nunca tive qualquer problema. depois deixei de ter fornecedor e deixei de usar.
agora meto quase sempre b15% da prio e continuo sem qualquer problema.
nao entro em grandes discussões neste tema porque opinioes cada um tem a sua e acasos acontecm em todo o lado, mas esta é a opiniao mais técnica e pessoal que te posso dar, dentro dos "escassos" conhecimentos que tenho acerca deste assunto..

 
Back
Top