Colunas A3 8L

Mais normal é as colunas terem menos potência essim o volume é controlado no rádio,ao contrário o rádio não tem potência suficiente e entra em distorção
 
Last edited:
Mais normal é as colunas terem menos potência essim o volume é controlado no rádio,ao contrário o rádio não tem potência suficiente e entra em distorção

Ou seja, o que estás a dizer é que o rádio ligado a umas colunas de 30 watts não distorce, mas se for ligado a umas colunas de 100 watts já vai distorcer, pelo facto delas terem mais potencia, é isso?
É que se é isso que queres dizer, está completamente errado.
 
Tenho umas colunas de 350w atraz e um autotradio de 50w cada saida e não distorcem nem um bocadinho. Apenas não tiro todo o rendimento delas. Mas em compensação, a qualidade de som e brutal
 
É um erro muito comum, o pessoal pensar "tenho umas colunas de 100 watts, tenho de lhes dar 100 watts", "tenho umas colunas de 300 watts, tenho de lhes dar 300 watts", e por aí fora. A potencia das colunas é apenas quanto potencia é que elas aguentam, porque na verdade elas nem têm potencia, apenas potencia admissível. O que tem potencia são os rádios e os amplificadores. Se ligas um radio de 20 watts por canal a umas colunas de 100 watts por canal, simplesmente não vais conseguir faze-las tocar tanto quanto elas conseguem, como disse e bem o carlo5.

Mas...

Há sempre um "mas", mas vai ficar para o próximo post... :D
 
Então é assim...

O "mas" de que eu falei é que é possível ter o sistema de som a distorcer por falta de potencia...

Mas aqui não é falta de potencia do radio ou amplificador relativamente às colunas, é falta de potencia em absoluto mesmo. Ou seja, pode acontecer teres um radio de 20 watts por canal ligado a umas colunas de 100 watts por canal e distorcer, mas isso não é por as colunas serem de 100 watts. Neste caso, se trocares as essas colunas de 100 watts por umas de 20 watts, para não terem mais potencia do que o radio, a distorção vai continuar. Então aí, vais precisar de um amplificador, mas não é culpa das colunas de 100 watts, mas sim porque o volume em que queres ouvir exige mais potencia. E isto tudo porquê? Porque na realidade, todos os rádios e todos os amplificadores, por muito potentes que sejam, distorcem, se forem levados para lá do seu limite. Simplesmente é preciso usar um cujo limite seja suficientemente elevado para que não sintas necessidade de chegar lá.

Claro que o volume a que toca um sistema de som não depende só da potencia do rádio ou amplificador. Há uma característica das colunas, e que não é a potencia destas, que também influencia o quão alto elas tocam.
Mas isso já é outra história... 8)
 
Acho que aqui toda a gente confunde watts cm watts RMS. Hj em dia quase todos os radios vêm cm MOSFET 4x50 Watts RMS. Podes ir e comprar algo que diz 100 watts na caixa mas se fores ver isso equivale a muito menos em watts RMS (nao sei a formula de cor)
 
Acho que aqui toda a gente confunde watts cm watts RMS. Hj em dia quase todos os radios vêm cm MOSFET 4x50 Watts RMS. Podes ir e comprar algo que diz 100 watts na caixa mas se fores ver isso equivale a muito menos em watts RMS (nao sei a formula de cor)

Também tu estás a confundir potencia RMS com a potencia indicada na caixa. A maioria dos rádios declaram 4*50 watts, mas é potencia de pico, em potencia RMS ficam-se pelos 20 e poucos watts por canal, e mesmo assim já é com um alguma distorção. Não sabes a fórmula de cor, porque não existe nenhuma fórmula. A potencia RMS é relativamente fidedigna (embora possa ser medida em condições diferentes, obtendo resultados diferentes), a potencia de pico, basicamente, é a ver que é que inventa mais...
 
Também tu estás a confundir potencia RMS com a potencia indicada na caixa. A maioria dos rádios declaram 4*50 watts, mas é potencia de pico, em potencia RMS ficam-se pelos 20 e poucos watts por canal, e mesmo assim já é com um alguma distorção. Não sabes a fórmula de cor, porque não existe nenhuma fórmula. A potencia RMS é relativamente fidedigna (embora possa ser medida em condições diferentes, obtendo resultados diferentes), a potencia de pico, basicamente, é a ver que é que inventa mais...
Referi nao saber a formula porque nao sei mesmo a relaçao em watts e watt rmm. Eu sejq radios, amps ou colunas guio-me smp por rms.
 
Referi nao saber a formula porque nao sei mesmo a relaçao em watts e watt rmm. Eu sejq radios, amps ou colunas guio-me smp por rms.


Fazes bem em olhar só para a potencia RMS, é a mais realista. Não existe nenhuma relação entre os watts RMS e os watts de pico, tanto há quem meta o dobro, como quem meta 50 vezes mais...
 
Vejo aqui cada bacorada que até dói.

Pelo que entendi não tens o rádio de origem. Sendo assim procura umas colunas com uma sensibilidade alta e baixa potência.
Nas gamas de entrada é praticamente tudo igual não existe diferenças notórias... onde podes ter alguma diferença é no agudo. O que vai ajudar ou piorar é a instalação.
Opta por umas jbl gto 2 vias separadas.
 
Back
Top