Circuito de refrigeração e valvulina

Boa tarde

Venho aqui relatar 2 situações que me aconteceram durante os 3 anos que tenho o carro (audi a4 B6 1.9 TDide 130 cv).
A 1ª tem a ver com a valvulina da caixa. Quando adquiri o carro em questão deram-me garantia de 1 ano a tudo com opção de mais um ano para caixa e motor mediante pagamento de 300 euros. Durante o 1º ano não tive qualquer problema e como tal não prolonguei a garantia. Acontece que seis meses depois tive que trocar a caixa de velocidades, porque no stand onde comprei mandaram fazer um check-up geral e meteram valvulina na caixa. O problema é que colocaram uma valvulina qualquer e neste tipo de carros disseram-me que a valvulina a colocar é especifica da marca. Estrago total = 900 euros

A 2ª questão foi a semana passada, em que perdi água do circuito de refrigeração quando tal nunca tinha acontecido. Tinha um tubo roto, o mecânico disse que estava podre. Na Audi disseram que era normal, mas a verdade é que a brincadeira podia ter custado caro e queimar a cabeça.
 
Como é sabido de todos, muitos mecânicos quando se fala de problemas com o liquido do circuito de refrigeração, a primeira hipótese que colocam é sempre falar na cabeça do motor. A situação que relatei é apenas para alertar aqueles que muitas vezes caem na conversa desses mesmos mecânicos que aproveitam certas situações para encher o bolso.
Em relação à história da valvulina é exactamente a mesma situação. Erro do mecânico que me saiu caro.
A ideia do tópico serve apenas para alertar.
Mas se não é a secção certa para o fazer ou de alguma forma fiz gastar o vosso tempo, aceitem desde já as minhas desculpas.
 
Como podes provar que a valvulina aplicada pelo mecânico não era a indicada?
A mesma tem que ter a norma GL4 75W90
 
Boas Dikon,

Foi o mecânico que confirmou. Desmontou a caixa toda e chamou à oficina um amigo dele que trabalha na Audi em Viseu. O mesmo disse que a valvulina não era a correcta e inclusivé afirmou que a mesma vem directamente da Alemanha.
Se é verdade ou mentira isso eu já não sei, apenas estou a citar o que me foi dito.
 
Pelo que me disse o mecânico o problema está nos aditivos que integram os óleos, que podem corroer os metais amarelos dos sincronizadores, degradando a vida útil da caixa de velocidades. Outro factor tem a ver com a viscosidade do óleo a 100º, que nos vulgares 75w-90 anda a rondar os 14~15, e que parece que no óleo vendido na marca essa mesma viscosidade ronda os 6~7. O problema na caixa apareceu 1 ano e meio depois de comprar o carro e o vendedor disse que fizeram um check-up a tudo inclusivé caixa de velocidades que é uma das peças que mais tempo dão de garantia quando compras um carro. Se o problema foi degradação de peças acredito que a justificação dada pelo funcionário da Audi faça sentido.
 
Back
Top