Boas pessoal,
O meu B5 sobre de um mal que penso ser comum a muitos Audis, especialmente com algum uso ou idade, que consiste na pouca força que os cintos, em especial o do condutor, têm para recolher automáticamente quando deixamos de os usar.
Este fim de semana e apesar do carro já estar vendido, vem a caminho uma B7 Avant mas isso é outra historia que será contada daqui a 15 dias na secção dos projectos, decidi deitar mãos à obra para ver o que seria possivel fazer na tentiva de melhorar a retração do cinto do condutor. Uma das hipoteses seria substituir por um novo mas devido ao alto custo decidi inspeccionar o mecanismo .
Em primeiro lugar temos de desmontar a guanição que começa no apoio do pé e termina na porta traseira, para tal é necessário tirar 3 parafusos , um perto do apoio do pé, o outro junto ao manipulo de abertura do capô e o ultimo junto ao banco traseiro, depois começar a levantar a peça para soltar as molas que se encontram ao longo desta, são 3 ao todo. De seguida desmontar as guarnições do pilar B.
Cuidado ao desmontar a guanição onde sai o cinto no topo do pilar pois esta parte com facilidade.
Ora bem, com tudo já desmontado verifico o seguinte, o cinto tem 3 guias ao logo do seu percurso, ao retirá-las noto que o cinto tem até bastante força e retrai bem, então as 3 guiias estão de alguma forma a retirar alguma força ao cinto pois estavam bastante polidas e como que ensebadas devido a factores como pó e humidade ao longo dos anos, admito também que a mola do enrolador já tenha perdido um pouco da sua força.
O que fiz foi despolir as guias com uma lixa fina 200 ou 400 e montei tudo outra vez e voilá, fez-se luz , o cinto ficou com uma retração espectacular, posso afirmar que melhorou à vontade 80%, agora é só largá-lo e vai logo para o sítio.
Espero ter ajudado, estão em anexo uma fotos a indicar a posição das guias a serem desmontadas e despolidas.
O meu B5 sobre de um mal que penso ser comum a muitos Audis, especialmente com algum uso ou idade, que consiste na pouca força que os cintos, em especial o do condutor, têm para recolher automáticamente quando deixamos de os usar.
Este fim de semana e apesar do carro já estar vendido, vem a caminho uma B7 Avant mas isso é outra historia que será contada daqui a 15 dias na secção dos projectos, decidi deitar mãos à obra para ver o que seria possivel fazer na tentiva de melhorar a retração do cinto do condutor. Uma das hipoteses seria substituir por um novo mas devido ao alto custo decidi inspeccionar o mecanismo .
Em primeiro lugar temos de desmontar a guanição que começa no apoio do pé e termina na porta traseira, para tal é necessário tirar 3 parafusos , um perto do apoio do pé, o outro junto ao manipulo de abertura do capô e o ultimo junto ao banco traseiro, depois começar a levantar a peça para soltar as molas que se encontram ao longo desta, são 3 ao todo. De seguida desmontar as guarnições do pilar B.
Cuidado ao desmontar a guanição onde sai o cinto no topo do pilar pois esta parte com facilidade.
Ora bem, com tudo já desmontado verifico o seguinte, o cinto tem 3 guias ao logo do seu percurso, ao retirá-las noto que o cinto tem até bastante força e retrai bem, então as 3 guiias estão de alguma forma a retirar alguma força ao cinto pois estavam bastante polidas e como que ensebadas devido a factores como pó e humidade ao longo dos anos, admito também que a mola do enrolador já tenha perdido um pouco da sua força.
O que fiz foi despolir as guias com uma lixa fina 200 ou 400 e montei tudo outra vez e voilá, fez-se luz , o cinto ficou com uma retração espectacular, posso afirmar que melhorou à vontade 80%, agora é só largá-lo e vai logo para o sítio.
Espero ter ajudado, estão em anexo uma fotos a indicar a posição das guias a serem desmontadas e despolidas.
Anexos
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