Cintos de segurança retraiem pouco - Possivel solução

Tópico em 'DIY' iniciado por Master-Zeus, 21 Mar 2010.

  1. Master-Zeus

    Master-Zeus

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    Boas pessoal,
    O meu B5 sobre de um mal que penso ser comum a muitos Audis, especialmente com algum uso ou idade, que consiste na pouca força que os cintos, em especial o do condutor, têm para recolher automáticamente quando deixamos de os usar.
    Este fim de semana e apesar do carro já estar vendido, vem a caminho uma B7 Avant mas isso é outra historia que será contada daqui a 15 dias na secção dos projectos, decidi deitar mãos à obra para ver o que seria possivel fazer na tentiva de melhorar a retração do cinto do condutor. Uma das hipoteses seria substituir por um novo mas devido ao alto custo decidi inspeccionar o mecanismo .
    Em primeiro lugar temos de desmontar a guanição que começa no apoio do pé e termina na porta traseira, para tal é necessário tirar 3 parafusos , um perto do apoio do pé, o outro junto ao manipulo de abertura do capô e o ultimo junto ao banco traseiro, depois começar a levantar a peça para soltar as molas que se encontram ao longo desta, são 3 ao todo. De seguida desmontar as guarnições do pilar B.
    Cuidado ao desmontar a guanição onde sai o cinto no topo do pilar pois esta parte com facilidade.
    Ora bem, com tudo já desmontado verifico o seguinte, o cinto tem 3 guias ao logo do seu percurso, ao retirá-las noto que o cinto tem até bastante força e retrai bem, então as 3 guiias estão de alguma forma a retirar alguma força ao cinto pois estavam bastante polidas e como que ensebadas devido a factores como pó e humidade ao longo dos anos, admito também que a mola do enrolador já tenha perdido um pouco da sua força.
    O que fiz foi despolir as guias com uma lixa fina 200 ou 400 e montei tudo outra vez e voilá, fez-se luz , o cinto ficou com uma retração espectacular, posso afirmar que melhorou à vontade 80%, agora é só largá-lo e vai logo para o sítio.
    Espero ter ajudado, estão em anexo uma fotos a indicar a posição das guias a serem desmontadas e despolidas.
     

    Ficheiros Anexados:

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  2. Mosin_Nagant

    Mosin_Nagant

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    muito obrigado , esta uma boa ajuda ai , aconselho tambem a limpeza do cinto com um pano humido para remover sujidade que com o tempo acaba por travar a recolha do mesmo .

    abraços e boas curvas
     
  3. Master-Zeus

    Master-Zeus

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    Sim tens razão, a limpeza do mesmo também ajuda.
     
  4. machadotugado

    machadotugado

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    boa,tenho esse problema o qual vou ja resolver....
     
  5. AgA

    AgA

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    pois era o que eu vinha dizer...


    tiveste tanto trabalho e com uma limpeza resolvias isso.. :p

    já me aconteceu isso no B5 e em 10min tinha o stress resolvido :D
    no B5 e na carrinha dos meus velhotes precisamente a mesma coisa..


    quer queiramos, quer não.. o "sarro" que acomula ao longo dos tempos nos pontos onde agarramos no cinto.. é certinho direitinho que começa a empancar o enrrolar deles..
    mas pronto.. aí fica uma alternativa para quando a limpeza não funciona...
     
  6. Ricardo JZ

    Ricardo JZ

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    Oh Ricardo, e limpas com o quê? pano humido ou com APC?

    é que os meus cintos tambem já perderam a tusa
    :D
     
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  7. AgA

    AgA

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    uso um pano humedecido com MPC a 1:20 :)

    e melhor falando, se nunca os limpaste prepara-te que se calhar 1 pano não chega :D
     
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  8. Ricardo JZ

    Ricardo JZ

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    Faz 15 anos que lá estão e nunca foram limpos certamente... muahahahha Só "sebo"..
     
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  9. AgA

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    se tiveres umas botas daquelas oldschool, aproveita! :D
     
  10. Ricardo JZ

    Ricardo JZ

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    lembro-me do meu avô passar sebo nas botas para impermiabilizar material :p os belhos é que percebem da poda...
     
  11. AgA

    AgA

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    os

    [​IMG]

    é que sabem!! :D
     
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  12. Pc_WinBoard

    Pc_WinBoard

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    Não era antigamente....

    Hoje em dia as "botas de sebo" ainda existem.. e se não lho botares, bem f**** estás no inverno ;)



    Sorry pelo OT. Bom DIY,
     
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