Cintos de segurança retraiem pouco - Possivel solução

Boas pessoal,
O meu B5 sobre de um mal que penso ser comum a muitos Audis, especialmente com algum uso ou idade, que consiste na pouca força que os cintos, em especial o do condutor, têm para recolher automáticamente quando deixamos de os usar.
Este fim de semana e apesar do carro já estar vendido, vem a caminho uma B7 Avant mas isso é outra historia que será contada daqui a 15 dias na secção dos projectos, decidi deitar mãos à obra para ver o que seria possivel fazer na tentiva de melhorar a retração do cinto do condutor. Uma das hipoteses seria substituir por um novo mas devido ao alto custo decidi inspeccionar o mecanismo .
Em primeiro lugar temos de desmontar a guanição que começa no apoio do pé e termina na porta traseira, para tal é necessário tirar 3 parafusos , um perto do apoio do pé, o outro junto ao manipulo de abertura do capô e o ultimo junto ao banco traseiro, depois começar a levantar a peça para soltar as molas que se encontram ao longo desta, são 3 ao todo. De seguida desmontar as guarnições do pilar B.
Cuidado ao desmontar a guanição onde sai o cinto no topo do pilar pois esta parte com facilidade.
Ora bem, com tudo já desmontado verifico o seguinte, o cinto tem 3 guias ao logo do seu percurso, ao retirá-las noto que o cinto tem até bastante força e retrai bem, então as 3 guiias estão de alguma forma a retirar alguma força ao cinto pois estavam bastante polidas e como que ensebadas devido a factores como pó e humidade ao longo dos anos, admito também que a mola do enrolador já tenha perdido um pouco da sua força.
O que fiz foi despolir as guias com uma lixa fina 200 ou 400 e montei tudo outra vez e voilá, fez-se luz , o cinto ficou com uma retração espectacular, posso afirmar que melhorou à vontade 80%, agora é só largá-lo e vai logo para o sítio.
Espero ter ajudado, estão em anexo uma fotos a indicar a posição das guias a serem desmontadas e despolidas.
 

Anexos

  • 7.JPG
    7.JPG
    44,9 KB · Visualizações: 246
  • 6.JPG
    6.JPG
    54,2 KB · Visualizações: 232
  • 8.JPG
    8.JPG
    33,4 KB · Visualizações: 210
  • 3.JPG
    3.JPG
    60,6 KB · Visualizações: 201
  • 1.JPG
    1.JPG
    54,7 KB · Visualizações: 196
Last edited:
muito obrigado , esta uma boa ajuda ai , aconselho tambem a limpeza do cinto com um pano humido para remover sujidade que com o tempo acaba por travar a recolha do mesmo .

abraços e boas curvas
 
pois era o que eu vinha dizer...


tiveste tanto trabalho e com uma limpeza resolvias isso.. :p

já me aconteceu isso no B5 e em 10min tinha o stress resolvido :D
no B5 e na carrinha dos meus velhotes precisamente a mesma coisa..


quer queiramos, quer não.. o "sarro" que acomula ao longo dos tempos nos pontos onde agarramos no cinto.. é certinho direitinho que começa a empancar o enrrolar deles..
mas pronto.. aí fica uma alternativa para quando a limpeza não funciona...
 
uso um pano humedecido com MPC a 1:20 :)

e melhor falando, se nunca os limpaste prepara-te que se calhar 1 pano não chega :D
 
os

Calem_velhotes.jpg


é que sabem!! :D
 
Back
Top