Chumbo na inspecção

Boas

Uma vez mais esqueci-me de ir desalinhar a direcção para a inspecção e lá chumbou com 13m de desvio.

Lá fui desalinhar a direcção e lá passou.
Agora tenho que voltar a alinhar...

Lá o rapaz disse-me que isso está sempre a acontecer e enquanto a lei não mudar não há nada a fazer

Como é que isto é possível?
 
Boas

Uma vez mais esqueci-me de ir desalinhar a direcção para a inspecção e lá chumbou com 13m de desvio.

Lá fui desalinhar a direcção e lá passou.
Agora tenho que voltar a alinhar...

Lá o rapaz disse-me que isso está sempre a acontecer e enquanto a lei não mudar não há nada a fazer

Como é que isto é possível?

Boas,

Ja me aconteceu isso 2 vezes tambem. Disseram-me que nas maquinas de alinhamento eles alinham para a estrada. Foi a resposta que me deram.

O que eu faço, eu alinho a direcçao a moda antiga e nao tenho problemas. Nem na inspecçao nem come pneus nem foge o carro.

Abraço
 
Explicação lógica que me deram, que não sei se é verídica ou não, é que a IPO apenas vê valores "zero" para os alinhamentos, coisa que os nossos Audi não são suposto ter.

Os alinhamentos na máquina são feitos consoante o fabricante e modelo, nos carros germânicos, os caros andam com um ligeiro camber, mas na IPO vêem valores genéricos como se o alinhamento fosse o mesmo para todos os carros. Daí perder com o alinhamento normal, e ter de se ir pedir alinhamento "zero", ou simplesmente dizer que é alinhar para fazer IPO e já sabem a que se refere.

Tal como disse, foi o que me foi dito ao longo dos anos, e seja com o 80, ou com o A4, esse tipo de problemas com a IPO são sempre recorrentes.


Alguem consegue confirmar ou desmentir essa teoria?
 
É hilariante:

uma inspecção que devia garantir a segurança dos automóveis e o desgaste normal das peças mas esta faz precisamente o contrário.
 
A direcção tem vários ângulos tais como convergência, sopé, avanço, viragem, impulso....



Não é a perder 15min, ás vezes menos, de volta de um carro a afinar a convergência que um carro fica bem alinhado.
Solução das casas de alinhamentos, colocar convergência a zero (rodas perfeitamente viradas para a frente) assim quase de certeza(nem sempre) que não têm problemas com inspecção nem têm de aturar clientes insatisfeitos.

No tópico do meu projecto andam para lá algumas imagens de quando eu próprio alinhei a direcção ao charuto em que quando me veio para as mão estava com convergência a zero e eixo traseiro uma desgraça, valor de ripómetro na altura era de 2.5 m/km e os pneus a ficarem uma desgraça, após alinhado como deve deve ser valor de ripómetro 3 m/km e o desgaste irregular que tinha diminuiu drasticamente.
 
Muito facil, contestam perante o engenheiro de serviço e pedem para certificar o alinhamento zero. Escusado sera dizer que ele nao o fará precisamente por nao ser assim estipulado pela marca. Contestam e passa, se nao, livro de reclamacoes e resolvem em 2 tempos.

Outra coisa que me surpreende, é o facto de muitos se queixarem disso, e nem sequer vejo nenhum centro de inspecoes que ja tenha frequentado, medir nada numa maquina a ver o alinhamento. Apenas fazem a verificacao visual do carro a andar em recta junto a linha amarela. Por isso, acho esses chumbos estranhos... E tantos audis levei a inspecao, e que nem estavam assim tao alinhados, e nem sequer um comentario dos IPO acerca disso...

- - - - - - - - - -

Agora, se chumba por estar alinhado de origem, mas contudo a carrocaria tem algum empeno que evidencia isso, ja a conversa é outra.
 
uma coisa que muita gente não sabe é que quando o carro passa na placa na IPO tem que estar sem ninguém lá dentro..
sempre vazio..
o meu carro sempre foi alinhado pelos parâmetros que a marca indica e sempre foi à IPO assim e nunca chumbou..
no dia que me chumbarem por direcção desalinhada, saco o print do alinhamento em conformidade com os parâmetros indicados pela marca e a seguir vou lá escarrapachar na cara dos funcionários (sim porque eles de engenheiros tem tanto como eu com o 12º ano) e livro de reclamações para cima..
e ainda peço para me pagarem a 2a deslocação ao centro..
 
uma coisa que muita gente não sabe é que quando o carro passa na placa na IPO tem que estar sem ninguém lá dentro..
sempre vazio..
o meu carro sempre foi alinhado pelos parâmetros que a marca indica e sempre foi à IPO assim e nunca chumbou..
no dia que me chumbarem por direcção desalinhada, saco o print do alinhamento em conformidade com os parâmetros indicados pela marca e a seguir vou lá escarrapachar na cara dos funcionários (sim porque eles de engenheiros tem tanto como eu com o 12º ano) e livro de reclamações para cima..
e ainda peço para me pagarem a 2a deslocação ao centro..
És cá dos meus! ;)
 
Back
Top