Choque petrolífero pode levar combustíveis a ultrapassar os 2 euros

O embargo às exportações do Irão e o bloqueio do estreito de Ormuz poderão levar a uma forte subida dos preços do petróleo.
Alguns analistas já começam a falar em subidas que, no pior dos cenários, poderão chegar aos 200 dólares por barril - actualmente o brent, petróleo de referência na Europa, está a negociar nos 114 dólares. Um cenário que o secretário-geral da Apetro admite "numa situação extrema de conflito".
Segundo as contas da Apetro, numa situação desta gravidade, "o preço da gasolina dispararia para os 2,13 euro por litro, enquanto o gasóleo passaria a valer cerca de 2,07 euros".
Para um cenário mais optimista, com o petróleo nos 150 dólares por barril, "a gasolina e o gasóleo rondariam os 1,82 euros e os 1,72 euros por litro, respectivamente", acrescenta.
"São valores conservadores, meramente indicativos e com algumas premissas. Considerámos que os produtos refinados e o brent não sofrem alterações, que as margens do retalho não registam aumentos, que não há variações de impostos e que a taxa de câmbio é a mesma", explica António Comprido.
O responsável acredita, no entanto, que a ter de se colocar este cenário, "era capaz de haver uma intervenção do Governo no sentido de tentar controlar os preços, ou então seria uma economia de guerra", conclui.
Combustíveis sobem dois dias seguidos para novo recorde
Esta semana os preços dos combustíveis registaram uma forte valorização. O preço da gasolina chegou a subir quatro cêntimos em alguns postos, enquanto o gasóleo aumentou em média três cêntimos por litro.
Em todas as gasolineiras, o preço da gasolina ficou nos 1,634 euros. Já o gasóleo varia entre os 1,484 euros na Cepsa, os 1,485 euros na BP e na Galp e os 1,489 euros na Repsol.
Com as subidas desta semana, o preço do gasóleo avançou para o valor mais elevado de sempre, enquanto a gasolina está a 1,5 cêntimos do máximo histórico registado em Maio do ano passado.
António Comprido deixa ainda o alerta: "se o clima de instabilidade se mantiver, e caso se concretize o embargo, o final do mês de Janeiro vai ser complicado para os consumidores portugueses, porque a tendência será de novas subidas [dos preços dos combustíveis]".

in Económico Choque petrolífero pode levar combustíveis a ultrapassar os 2 euros | Económico
 
...a noticia é alarmante, sem dúvida.
...mas a maneira como é relatada a noticia tb é alarmante. Apenas referenciam as gasolineiras mais caras!!! Isto é ser tendencioso, quando existem outras, a oferecer mais barato em média 10centimos!!! Enfim.
...fala-se em cartéis, monopólios, etc, etc...mas os próprios meios de comunicação os alimentam!!! Não deveria de ser assim!!!
 
Acho que a minha cbr 125 vai começar a andar seja inverno ou verao, ou chuva ou sol se assim for ! :D 3l aos 100 come se bem.
 
é mais uma maneira da maquina USA controlar a Europa, aplica sanções ao Irão para nos prejudicar.

Fala-se que é por causa das armas e energia atomica... dass não tem o mesmo direito q os EUA, a Franca? a Espanha, UK, Alemanha? tb nao tem arsenal atomico e centrais???

espero q seja num futuro muito distante, mas um dia vão pagar caro a sua tentativa de tirania mundial!
 
é mais uma maneira da maquina USA controlar a Europa, aplica sanções ao Irão para nos prejudicar.

Fala-se que é por causa das armas e energia atomica... dass não tem o mesmo direito q os EUA, a Franca? a Espanha, UK, Alemanha? tb nao tem arsenal atomico e centrais???

espero q seja num futuro muito distante, mas um dia vão pagar caro a sua tentativa de tirania mundial!


Estas a ver a França, Alemanha a usarem essas armas?????


já o Irão nao se ensaiava muito


é uma grande diferença ;)
 
Sim eu sei, mas pq achas q eles vão usar tb??

talvez com motivos para isso digo eu!

o mais engraçado é q os países q batem o pé aos grandes mundiais, são sempre os maus da fita... em quanto os tipos dos EUA são os maiores terroristas, esses sim fazem o que querem! matam e invadem qq pais só pelo Ouro negro!
 
Estas a ver a França, Alemanha a usarem essas armas?????


já o Irão nao se ensaiava muito


é uma grande diferença ;)


Poiss...

E para quem não sabe. Durante o conflito Irão-Iraque nos anos 80! Os iranianos, devido à falta de armamento e de aliados, ainda assim tinham um exército de suicidas, que não tinham armas, mas tinham o fanatismo para atacarem os Iraquianos! Basij - Wikipedia, the free encyclopedia

Foi a utilização destes suicidas que fez com que o Iraque desistisse dessa guerra, já que muitas vezes os Iraquianos fartavam-se e acabavam por perder algumas batalhas, por causa da falta de munições contra estes suicidas, que atacavam em ondas! Apesar do Iraque ter mais e melhores armas e exércitos bem treinados, ainda com o apoio, vejam lá, dos EUA e da antiga União Soviética!

Mas, de qualquer das formas, os americanos não deixariam que o petróleo subisse assim muito. É que se chegasse a esses valores os Americanos (economia e exército) paravam, apesar das reservas, e só faria com que os preços subissem ainda mais. Arrebentava logo com a economia mundial!!!
 
Sim eu sei, mas pq achas q eles vão usar tb??

talvez com motivos para isso digo eu!

o mais engraçado é q os países q batem o pé aos grandes mundiais, são sempre os maus da fita... em quanto os tipos dos EUA são os maiores terroristas, esses sim fazem o que querem! matam e invadem qq pais só pelo Ouro negro!

Eu concordo contigo, também não gosto muito da política dos Americanos, mas o que é certo é que o presidente Iraniano já disse na tv, que o objectivo do Irão era erradicar Israel do mapa. Engraçado, que Israel foi um dos poucos aliados durante o conflito Irão-Iraque!
http://www.youtube.com/watch?v=5hLDjGdJC0Q&feature=fvwrel
 
lembra-te q os israelitas tb tem a mania!

naquela zona falta a todos pelo menos 1 dia ;)

mas se vermos bem a se recuarmos umas centenas de anos nós "católicos" tb não
 
Back
Top