Catalizador fora.. consequencias ???

Boas, ja foi verificado k a minha carrinha ta com problemas de catalizador, ao tirar o pe do acelerador ouve.se um ranger de baixo do carro. Fui ao mecanico e disse.me k é o miolo.

Agora pergunto, se ele la esta é pk faz falta correcto?
Ja li k se pode tirar, sera aconselhavel?
Quais as consequencias?
Fica o carro a gastar mais?
Mais fumo?
Mais barulho?

Visto k o meu faz um ranger ainda baixinho, poderei continuar a andar com ele ate o barulho aumentar, devo de o tirar ja?
Ja vi escrito tb em por um tubo, eu k nao entendo mm nada de mecanica , agradecia alguns conselhos.

Obrigado.
 
Tens a certeza que esse barulho não é de alguma parte do tubo de escape a tocar na carroçaria?

O cat só serve para reduzir as emissões do carro..
Podes tirar, não faz mal ao carro. só ao ambiente..
Consequencias: respira melhor pois fica com menos uma obstrução a saida dos gases..
se o tirares mesmo e não deixares lá nada no sitio dele provavelmente xumbas na inspecçao..

Gastar mais?? Duvido, pelo contrario, acho que até vai gastar menos..

Mais fumo?? De certeza, a função do Cat é transformar os gases nocivos para a atmosfera em gases não nocivos e quase invisíveis..

Mais barulho?? Só o som do assobiar do teu turbo mais acentuado..

Na minha opinião se puderes mete um tubo no sitio do cat, mas de maneira a que possas trocar isso pra ir a inspecção, sem mt trabalho..
Opçao 2: rela o miolo do cat e mete um tubo lá dentro..
Assim poupas o dinheirão que um cat custa..

Espero ter sido elucidativo.. ;) ;)
 
n entendi mt bem a opçao 2.
opçao 2 passa no IPO?

fazendo a opçao 2 sera a mm coisa k tirar o catalizador ?
ou seja com esse tal tubo n passa na inspecçao, nao filtra, faz mais barulho e fumo.
Ou essa opçao 2 faz o mm efeito qd o miolo ta em bom estado?
 
A opção 2 consiste em deixares o corpo do cat mas em xs de ter miolo lá dentro têm um tubo directo por dentro..
No IPO eles só olham para ver se tá lá ou não..
Nâo sabem se têm o miolo ou só um tubo..
Nem o barulho nem o fumo a mais sâo suficientes para eles saberem se o cat tá a funcionar ou não..
Basicamente é o mesmo que tirar o cat mas para o IPO passa porque o corpo do cat tá lá na mesma e isso é que lhes interessa..
É óbvio que o efeito não é o mesmo do cat, pelo contrario, é o mesmo que não ter cat, mas os nosso amigos do IPO não sabem isso.. ;) ;)
 
tens a certeza k n sabem??
eu nc reparei ng a olhar se tinha cat ou nao, o k vejo é porem uma vareta no escape pa medirem os valores e ai sim notar.se.a k n tem catalizador.
 
Vais a uma casa de escapes,tiras o catalizador,limpas o miolo,com um ponteiro e martelo sai de certeza :twisted:....no fim de estar todo limpo,voltas a colocar, e pronto...não á problemas na inspecção.
...nem problemas no carro,como ja foi diti, respira melhor,o barulho do turbo é mais acentuado....
 
Tambem estou de acordo com tudo o que foi dito.

Eu nao tenho o meu desde as ferias..consumos nao aumenta. Apenas as consequencias é o aumento de gases nocios para a atmosfera e o barulho do carro fica um pouco mais roncoso. Mas nada que se note muito.

Eu preferia andar sem ele ate porque o motor anda mais "solto" como ja foi referido.. embora para março vou comprar um porque de momento tenho um tubo directo.

Caso optes por meter se queres poupar na carteira mete um da concorrencia. Os preços sao muito bons em relaçao ao de origem. ;)
 
Nuno S disse:
Vais a uma casa de escapes,tiras o catalizador,limpas o miolo,com um ponteiro e martelo sai de certeza :twisted:....no fim de estar todo limpo,voltas a colocar, e pronto...não á problemas na inspecção.
...nem problemas no carro,como ja foi diti, respira melhor,o barulho do turbo é mais acentuado....


no fim de estar todo limpo volto a colocar o que?
Ou seja, vou a uma casa de escapees , digo pa tirares ou limparem o miolo e meterem um tubo, correcto?

COm esse tubo ja passa na inspecçao certo? Em qq casa de escapes sabem fazer isso?
 
looooooooool

claro que sabem

eu tambem tenho um tubo por dentro do cat e passou na ipo e ade passar sempre o cat esta la, embora nao estaja a faxer nada
 
ok ja entendi... sendo assim passa na inspecçao, mas com tubo ou sem cat o efeito sera o mm certo? motor mais solto..

Vai puxar mais?
Certeza k n gasta mais?
 
Tuga78 disse:
ok ja entendi... sendo assim passa na inspecçao, mas com tubo ou sem cat o efeito sera o mm certo? motor mais solto..

Vai puxar mais?
Certeza k n gasta mais?
ya puxa mais em baixas
fica mais solto em reprise
gasta o mesmo
e ficas com o turbo mais limpo
e tiras tambem uma boa temperatura ao turbo

se estiver enganado que se cheguem a frente
 
Independentemente de se colocar 1 tubo dentro do catalizador vai acontecer certamente o chumbar na inspeccao, pois os niveis de CO2 vao disparar comparados com os designados pelo fabricante e pela UE. :S

A unica vantagem e o aumento substancial de potencia :)
 
Tenho :D
Alias esse foi um dilema de descontentamento dos automobilistas quando comecou a ser obrigatorio
salvo erro em 1992, lembro-me de malta a sacar os catalizadores para expremerem os seus potentes clio
1.2 e afins :D

nao sei precisar a quantidade de cavalos, mas penso que rondam entre os 15 e os 30 cavalos de potencia.
 
Back
Top