Catalizador desfeito, e agora? Audi TT 2.0 TFSI

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por Andre Gomes 87, 22 Mai 2020.

1. Andre Gomes 87

Andre Gomes 87

22 Mai 2020
    Gostos Recebidos:
    2
    Boa tarde a tod@s

Sou novo aqui no forum e gostaria de obter alguns conselhos de malta mais experiente.

Tenho um TT 2.0 TFSI, motor BWA (não sei se é relevante ou não). Tenho a luz do motor acesa no painel e ao andar com o carro, oiço um tilintar quase constante, aumentou nos ultimos meses, suspeito ser o miolo do catalizador desfeito a bailar la dentro. Ora... já falei com algumas pessoas e já me disseram coisas diferentes.

Questão:

Devo remover o catalizador e a panela central e fazer tudo em inox desde o turbo até à panela final (mantendo a panela final de origem)? (Isto vai fazer o carro gastar mais? Quanto mais?)

Devo apenas remover o miolo do catalizador e poupar muito dinheiro que nao vou gastar no inox?

Sei que nenhuma destas duas opções me vai apagar a luz ou ficar legal, mas para isso eu tenho soluções. O Meu problema mesmo é o que devo fazer para chegar ao meu objetivo que é, evitar custos futuros e problemas no carro.

Não vou colocar um catalizador de 300€ para trocar ao fim de 3 anos e não me apetece gastar mais de 1000 num original. Já pensei na opção de ferro velho por um original de um sinistrado mas nunca vou ter a certeza se está em condições, logo deixa de ser viavel.

Não sei se isto também é relevante ou não mas, o carro anda sempre a 98 octanas e não sou tipo de acelerar muito, desde que tenho o carro há um ano passei dos 200kmh 2 vezes xD. É carro para passeio de fim de semana e ferias.

Desde já o meu muito obrigado pela vossa atenção.

2. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 927
    Passa primeiro pelas apresentações sff

3. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    170
    O problema esteve e estará sempre aí. E não será só o catalisador que vai à vida...

4. Andre Gomes 87

Andre Gomes 87

22 Mai 2020
    Gostos Recebidos:
    2
    são opiniões...

5. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    170
    Neste caso nem é uma opinião, é uma constatação.

Carros parados, qualquer que seja, parado muito tempo faz mal a muita coisa.
    Dou-te um exemplo. Desligas um carro, todo o circuito desde os colectores até à panela final tem vapores que se transformam em humidade. Que deixares o carro parado uma semana varias vezes por ano, isso vai começar a corroer a chapa por dentro e vai acabar por estragar mais coisas. Panela de escape é outra coisa que vai morrer em menos de 15 anos (se andares pouco vai em menos de 10 anos). Isto se fizeres como dizes, ligas ao domingo e depois deixas ele parado durante 5 a 6 dias.

Já deves ter ouvido que carro parado estraga mais rápido que a andar, certo?

6. Andre Gomes 87

Andre Gomes 87

22 Mai 2020
    Gostos Recebidos:
    2
    Sim, sei bem que carro parado estraga. Essas coisas eu ja estou preparado para saber que mais tarde ou mais cedo vou ter de fazer alguns arranjos. Não é carro do dia a dia nem vai ser porque tenho mota. Não me chateia mudar a panela a cada 10 ou 15 anos! O que preciso agora, é uma solução para este problema. De qualquer forma, agradeço as dicas.

7. blackibiza

blackibiza

19 Set 2010
    Gostos Recebidos:
    170
    Agora sim, o que vou dizer não passa de uma opinião pessoal.

No teu lugar eu metia novamente um catalisador original e novo (não comprava da sucata que é como tu dizes, não sabemos o que nos vai sair na rifa).

Depois eu não o tiraria pois o função do catalisador é reduzir o ruído do motor mas essencialmente reduzir a quantidade de gases nocivos para a atmosfera. Aqui vai da consciência de cada um mas na minha opinião é que vivendo numa sociedade devemos tentar preservar o nosso planeta e não olhar só para o nosso umbigo.

Por último, é possível tirar. O carro não vai consumir mais e com os conhecimentos certos a luz também se apaga. Passar na IPO como dizes tens conhecimento logo calculo que estejas a pagar a alguém para te dar a folha verde por vias travessas.

PS:
    Preservar ou prolongar a vida útil é como disse acima. Andar com o carro mais vezes. Não andar devagar (os carros precisam de ser puxados algumas vezes). Um catalisador funciona até 600º. Uma FAP funciona a temperaturas ainda mais elevadas por isso voltas curtas também é mau para um carro. Mas pronto, o que interesse é perceber que um carro é um poço de despesas (uns mais, outros menos e que varia dependendo do tipo de uso que lhe dermos).

BlueA4 gostou disto.
  8. nuno.ribeiro977

nuno.ribeiro977

24 Nov 2014
    Gostos Recebidos:
    1 927
    Exatamente!
    Faço minhas a palavras do que foi escrito em cima
    Totalmente de acordo

Andre Gomes 87 gostou disto.
  9. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 486
    Vais a sucata, catalizador usado e siga.
    A peça que é ,nem te chateies, sem receios.
    Oh blackibiza, isso de estragar estraga, mas para exagero e pessimista, és campeão. A diesel era 10x pior. A gasolina ta bom.

10. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    1 726
    Mas não vieste aqui para isso? Pedir opiniões?

nuno.ribeiro977 gostou disto.
  11. Black Drako

Black Drako

27 Nov 2011
    Gostos Recebidos:
    1 726
    Antes demais, tens a certeza que é o catalizador que tem o miolo solto? Se tiveres acesso por baixo, da-lhe umas pancadas com a mao e ve se sentes ou ouves algo la dentro a achocalhar.
    Quanto a linha em inox, ou catalisador usado.. Eh pah, nao ha muito a dizer para alem do que ja sabes..
    Com linha vais estar ilegal, vai fazer mais barulho, se usas o carro para passeios pode ou nao ser incomodativo, la saberas, nao estragas nada, mas vais ter de pagar para passar na inspecao e corres sempre um risco (reduzido) de te lixares numa operacao stop.
    Com catalizador, um da sucata é facil de avaliar se ta bom ou nao e é a solucao mais segura.

12. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 486
    Um catalizador não é uma fap. São faceis de arranjar em bom estado.
    sem medo. E se não estiver bem, a sucata troca. mas de certeza que vai estar bom.

13. Andre Gomes 87

Andre Gomes 87

22 Mai 2020
    Gostos Recebidos:
    2
    Bem antes de mais, obrigado a todos pelas opiniões! O de origem é caríssimo e está fora de questão comprar novo. Ja levantei o carro e bati no catalisador, tenho a certeza que está desfeito, nem é solto! Não tenho de pagar nada extra na inspeções, tenho algumas formas de contornar isso sem pagar! Não estou preocupado com o facto de ficar ilegal também é contornável mesmo em operação stop. Queria era ter a certeza que não faço pior do que ele já está! O mais barato que arranjei para a linha em inox foram 400 paus desde o turbo à panela final! É caro?

nuno.ribeiro977 gostou disto.
  14. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    5 486
    Não, é bom preço.

Andre Gomes 87 gostou disto.
  15. Andre Gomes 87

Andre Gomes 87

22 Mai 2020
    Gostos Recebidos:
    2
    Bem.... bom bom não é xD mas se é o preço normal ja fico contente! Ao meter a linha direta se deixar a panela final ele mesmo assim vai fazer muito mais barulho? Queria mesmo evitar o ruido ao máximo! Se aumentar ligeiramente não me incomoda mas se for uma diferença do dia para a noite já tenho de pensar duas vezes!

Black Drako gostou disto.

Partilhar esta página