Carro importado sem registo na Conservatória do Registo Automóvel

Boa tarde,

Um carro importado de França, com matrícula nacional e seguro, mas sem registo na Conservatória do Registo Automóvel.
Existe risco em fazer a compra, registando diretamente em meu nome (comprador)? Alguém sabe?
Obrigado!
 
Depende há quanto tempo foi importado.
Quando o carro é legalizado, tem um prazo para se registar na conservatória (60 ou 90 dias salvo erro)
Mas tenho a ideia que tem de ser registado em nome de quem o legalizou, mas sem certezas.
Se o vendedor foi quem o importou e tem a papelada toda do carro em nome dele, não deve de haver muitos stresses
 
Depende há quanto tempo foi importado.
Quando o carro é legalizado, tem um prazo para se registar na conservatória (60 ou 90 dias salvo erro)
Mas tenho a ideia que tem de ser registado em nome de quem o legalizou, mas sem certezas.
Se o vendedor foi quem o importou e tem a papelada toda do carro em nome dele, não deve de haver muitos stresses

O carro foi importado há cerca de ano e meio.
Se foi o vendedor foi quem o importou e legalizou, não sei.
 
O carro foi importado há cerca de ano e meio.
Se foi o vendedor foi quem o importou e legalizou, não sei.
Sendo assim, a meu ver foge disso!
Se nem registado está, nem IUC pago tem, nem Documento único tem do carro...ou seja esse carro está mais que ilegal (Corrijam-me se estiver enganado! :p )
 
Sendo assim, a meu ver foge disso!
Se nem registado está, nem IUC pago tem, nem Documento único tem do carro...ou seja esse carro está mais que ilegal (Corrijam-me se estiver enganado! :p )

Atenção, pode não estar ilegal.

O primeiro passo a fazer é confirmar se aquela matricula foi atribuída aquele carro (Alfandega) e se assim é, em termos rodoviários está legal, até porque se a viatura tem seguro, deduzo que a companhia de seguros tenha solicitado o DUA e carta de condução do titular do seguro.

-----------------------------------

Edit:

Caso não tenha DUA, o atual proprietário que faça primeiro o registo na Conservatória do Registo Automóvel (provavelmente acrescido de custos por entregar depois do prazo legal) e depois efetuas o averbamento.
 
Last edited:
Atenção, pode não estar ilegal.

O primeiro passo a fazer é confirmar se aquela matricula foi atribuída aquele carro (Alfandega) e se assim é, em termos rodoviários está legal, até porque se a viatura tem seguro, deduzo que a companhia de seguros tenha solicitado o DUA e carta de condução do titular do seguro.

-----------------------------------

Edit:

Caso não tenha DUA, o atual proprietário que faça primeiro o registo na Conservatória do Registo Automóvel (provavelmente acrescido de custos por entregar depois do prazo legal) e depois efetuas o averbamento.

O carro tem seguro com a Nseguros e lá só está número de chassis e matricula. O campo DUA está por preencher.
 
O carro tem seguro com a Nseguros e lá só está número de chassis e matricula. O campo DUA está por preencher.

Então nesse caso, e caso pretendas comprar o carro, previamente, informa o atual proprietário que terá de registar o mesmo na Conservatória do Registo Automóvel.
 
Mas sendo que há um prazo para registar o veiculo quando este é importado/legalizado, o carro não está bem legal.
O meu A3 também andou quase 1 mes sem ser registado, mas foi tudo dentro dos prazos, logo andava legal
E com o IUC como é que vai ser? ai é que está a minha duvida
 
Mas sendo que há um prazo para registar o veiculo quando este é importado/legalizado, o carro não está bem legal.
O meu A3 também andou quase 1 mes sem ser registado, mas foi tudo dentro dos prazos, logo andava legal
E com o IUC como é que vai ser? ai é que está a minha duvida

Repara..

Como é que o promitente comprador vai registar a compra de um veículo que não existe na Conservatória do Registo Automóvel? Não consegue.

Por isso é que digo para falar com o proprietário e, em primeiro, efetuar o respetivo registo.

Depois de efetuado o registado e DUA emitido, pode fazer a compra da viatura.

Se porventura mais tarde tiver informação de IUC para pagar referente ao ano em que não era proprietário, só tem de fazer prova com o registo de compra que o carro só passou a ser seu a partir da data "x".
 
Back
Top