Carro a morrer com frequência.

Pessoal, preciso da vossa ajuda. Tenho duas duvidas que vou tentar expor de forma 2 em 1: ha uma semana atras estava de regresso a do Algarve para casa, em Evora, quando peguei no carro nao o consegui ligar. Tive de comprar uma bateria nova. Montei a bateria nova, o carro pegou e fiz a viagem sem problema.

Estacionei o carro e desde ha 6 dias que nao lhe mexia uma vez que fui para o estrangeiro. Hoje quando fui para lhe pegar o carro nao da qualquer sinal de vida. Nao liga luz nenhuma, so destranca na fechadura, nao acende o quadrante nem LCD, nada! Está morto.

Agora as duvidas: pode ser a bateria, mesmo sendo nova (É normal que a carga que teve do algarve a Evora nao chegasse?), ou ha algo mais que pode estar a acontecer?

A bateria esta localizada na bagageira, que tem unicamente fecho eletrico, nao tendo fechadura e uma vez que o carro esta morto, como posso abrir a porta da bagageira para chegar a bateria?

O carro é um audi tt 8j de 2009.

Gostava também de saber o que raio pode,de repente, estar a dar estes sintomas ao carro. Tive o carro durante um mês sem qualquer problema e de um dia para o outro,sem mod nenhuma, está a fazer isto. Começo a achar que mandei os 130€ da bateria nova à rua porque o problema não devia ser esse...

Desde ja obrigado a quem responder.
 
Quase de certeza que metes te uma bateria nova sem precisar porque o problema pelos vistos continua. Isso é originado por algum consumidor que tens no carro e que nao se desliga quando o fechas . Começa por ter a certeza que não fica nenhuma luz dos plafondiers ligado , radio , alguma aplicacao que tenhas feito , etc... O que podes ver e se ao fim de algum tempo a luz do triângulo dos 4 piscas se apaga , caso nao aconteça tens um problema qualquer que não deixa o carro entrar em modo sleep e ficam vários aparelhos de comando ligados e a consumira bateria. Este sintoma nao deve ser de agora mas so te apercebeste agora porque o carro ficou mais que um dia parado e no dia a dia as vezes e difícil de nos aperceber.

- - - - - - - - - -

Para abrires a mala tens primeiro que abrir o capot e la tens um sítio onde ligar uns abos de bateria a outro carro ou um booster e assim ficas com corrente no carro todo.
 
Quase de certeza que metes te uma bateria nova sem precisar porque o problema pelos vistos continua. Isso é originado por algum consumidor que tens no carro e que nao se desliga quando o fechas . Começa por ter a certeza que não fica nenhuma luz dos plafondiers ligado , radio , alguma aplicacao que tenhas feito , etc... O que podes ver e se ao fim de algum tempo a luz do triângulo dos 4 piscas se apaga , caso nao aconteça tens um problema qualquer que não deixa o carro entrar em modo sleep e ficam vários aparelhos de comando ligados e a consumira bateria. Este sintoma nao deve ser de agora mas so te apercebeste agora porque o carro ficou mais que um dia parado e no dia a dia as vezes e difícil de nos aperceber.

- - - - - - - - - -

Para abrires a mala tens primeiro que abrir o capot e la tens um sítio onde ligar uns abos de bateria a outro carro ou um booster e assim ficas com corrente no carro todo.


Obrigado pela resposta. Em relação a ter trocado a bateria desnecessariamente, esqueci me de apontar um pormenor. No primeiro dia em que o carro não pegou com a bateria antiga, eu tinha andado com ele à noite e quando lhe quis pegar de manhã ele já não pegava. Ou a bateria estava mesmo morta, ou não conseguiu carregar. Seja como for agora já não há nada a fazer e posso até excluir a bateria como causa porque é nova e tem a mesma potência que a outra, até tem mais no arranque a frio.

Eu não fiz nenhuma mod. Mas vou esperar para ver se as luzes apagam. De resto, há alguma coisa que possa aparecer no vag com a acusar este problema?

Vou tentar hoje encostar os cabos pelo compartimento do motor. Muito obrigado.

Cumprimentos
 
Obrigado pela resposta. Em relação a ter trocado a bateria desnecessariamente, esqueci me de apontar um pormenor. No primeiro dia em que o carro não pegou com a bateria antiga, eu tinha andado com ele à noite e quando lhe quis pegar de manhã ele já não pegava. Ou a bateria estava mesmo morta, ou não conseguiu carregar. Seja como for agora já não há nada a fazer e posso até excluir a bateria como causa porque é nova e tem a mesma potência que a outra, até tem mais no arranque a frio.

Eu não fiz nenhuma mod. Mas vou esperar para ver se as luzes apagam. De resto, há alguma coisa que possa aparecer no vag com a acusar este problema?

Vou tentar hoje encostar os cabos pelo compartimento do motor. Muito obrigado.

Cumprimentos

Tem cuidado com os encostos, liga os minimos antes para evitar os picos de corrente e queimares alguma coisa.
Quando tiveres a bateria carregada, liga um multímetro (em serie) e mede o consumo com o carro desligado
 
Pessoal, tenho novidades.

O carro já pegou (apesar de a bateria estar na bagageira, ha dois bornes no compartimento do motor para estes casos)

Depois de deixar a bateria carregar um pouco, tranquei-me dentro do carro para simular uma situação de estacionamento normal. Abri a porta e voltei a fechar trancando-me lá dentro. Tenho duas situações a relatar que acho que podem estar relacionadas com isto:

- A luz do relé que controla os piscas, e que é ao mesmo tempo o interruptor das luzes de perigo, nunca se apaga, ou seja, fica sempre ligado o triangulo vermelho.

- oiço constantemente um "clic... ... clac..." vindo da zona da bagageira onde está a bateria. O som faz lembrar o de um relé a atracar e desatracar, embora seja mais baixo do que o piscar dos piscas, por exemplo. É um som constante e que se repete de X em X tempo, diria uns 5 segundos.

Já estou a ficar enrascado com isto... como posso resolver o problema do triangulo sempre aceso e o que poderá ser o clique na bagageira?

Cumprimentos
 
Tens que ir atrás do tal cliq pois é ele quase de certeza que te descarrega a bateria e ao mesmo tempo nao deixa o carro entrar em modo sleep. Esse carro tem leitor de gps na mala ou algum outro tipo de equipamento na mala? Pode ser uma destas coisas que fazem esse sintoma. Ja agora a luz dos piscas nao se apaga por causa do carro nao entar em sleep. Nao é uma avaria dos piscas.
 
Tens que ir atrás do tal cliq pois é ele quase de certeza que te descarrega a bateria e ao mesmo tempo nao deixa o carro entrar em modo sleep. Esse carro tem leitor de gps na mala ou algum outro tipo de equipamento na mala? Pode ser uma destas coisas que fazem esse sintoma. Ja agora a luz dos piscas nao se apaga por causa do carro nao entar em sleep. Nao é uma avaria dos piscas.


Boas, desculpa a demora na resposta.

O carro tem a bateria e essa parte da gestão electrica na bagageira, além do módulo de conforto (que controla os vidros, fecho das portas, etc...). Sei que este modelo de AUDI TT é muito propício a humidades nessa zona. Será que a humidade explicaria isto?
 
Com o carro a trabalhar e com a mala aberta, atravês do tacto tenta descobrir de onde vem essa click.

Há pouco desmontei o módulo de conforto e lá dentro tem uma pequena caixinha metálica. Antes de tirar do carro, foi desse módulo que vinha o som. Essa caixinha metálica é um relé. Agora que já sei que é dai que vem o som o que faço?
 
Há pouco desmontei o módulo de conforto e lá dentro tem uma pequena caixinha metálica. Antes de tirar do carro, foi desse módulo que vinha o som. Essa caixinha metálica é um relé. Agora que já sei que é dai que vem o som o que faço?
podes ter o rele avariado, oo modulo avariado que começa atracar o rele.. provavelmente terás que trocar o modulo..
 
Não há qualquer forma de saber se o problema é do módulo sem o trocar? Não queria estar a comprar um módulo sem saber que é dai que vem a avaria...

É normal o carro ligado só mandar 13 volts para a bateria?
 
Não há qualquer forma de saber se o problema é do módulo sem o trocar? Não queria estar a comprar um módulo sem saber que é dai que vem a avaria...

É normal o carro ligado só mandar 13 volts para a bateria?
para saber se é do modulo a origem do problema, convém fazeres o diagnostico ao mesmo com o VAG, e ver se não encontras nenhuma anomalia no sistema que o modulo controla, como por exemplo, luzes interiores, vidros elétricos, fecho centralizado etc etc
 
A única avaria que encontro num scan de vag com é o módulo de tranca da porta do condutor que funciona intermitentemente. Umas vezes a porta destranca com o controlo remoto, outra vezes tenho de abrir com a chave na fechadura. De resto, tudo funciona.

Em relação a bateria, sim, testei a voltagem da bateria enquanto acelarava, com os xenons ligados e com o AC ligado. Não passa dos 13vv e não há oscilação quando se liga oudesligam coisas. A única oscilação é no arranque da ignição, o multímetro acusa 14v imediatamente ao ligar o carro e depois passa para os tais 13v e mantém.
 
Last edited:
Back
Top