Caixa de direcção

Boas pessoal,

Gostaria de obter uma opinião vossa. A minha carrinha quando eu rodo o volante dá um ligeiro solavanco à direita. Depois de muita coisa verificada e substituída por apresentar desgaste, eis que chegámos a uma conclusão: o problema só pode ser a caixa de direcção. Verificámos as ponteiras e estão boas, as rótulas também não apresentam anomalia e finalmente quando verificámos a caixa esta apresenta 2 sintomas: quando rodamos o volante sente-se um toque estranho no cilindro que sai de dentro desta e quando pressionado o cilindro para baixo/cima, este em vez de ficar teso, apresenta uma folga ligeira.

Com estes sintomas, julgo que o problema será mesmo da caixa de direcção, concordam? Eu consigo arranjar uma caixa nova por 690€ (2 anos de garantia), entregando a antiga, acham um bom valor?

Obrigado pela vossa atenção 8)
 
Nova, recondicionada, é metade desse preço... ;)

Boas Pratinhol,

A ver se percebi a dica. Estás-me a dizer que a que eu arranjo não é nova e sim recondicionada e devia ser metade do preço, ou estás-me a dizer que se consegue arranjar uma recondicionada por metade do preço e com a mesma garantia?

Se assim for, onde é que eu consigo arranjar uma recondicionada por metade desse valor?

Atenção que o valor que apresento é já com instalação...
 
boas, mudei uma caixa de direção no A4 B5 da minha sogra por uma reconstruida, montada no sitio e entregando a velha por 300€, nova só caixa de direção falaram-me na casa dos 500€, acho que deve procurar melhor negocio.
reconstruida e um ano de garantia a minha ;)
cump.
 
Eu comprei uma reconstruida com 2 anos de garantia, mas não fiquei satisfeito pois a direcção tinha um comportamento estranho.
Depois de falar com dois conhecidos meus com a mesma opinião com reconstruidas que compraram, decidi trocar em garantia por uma nova (que parecem não ser mais do que reconstruidas também, mas pela audi), ficou por cerca de 1000€ (ao qual foram tirados os 300€ e tal euros da outra).
 
Eu comprei uma reconstruida com 2 anos de garantia, mas não fiquei satisfeito pois a direcção tinha um comportamento estranho.
Depois de falar com dois conhecidos meus com a mesma opinião com reconstruidas que compraram, decidi trocar em garantia por uma nova (que parecem não ser mais do que reconstruidas também, mas pela audi), ficou por cerca de 1000€ (ao qual foram tirados os 300€ e tal euros da outra).

Fui hoje à Audi e eles só vendem reconstruídas, tal como novas e com 2 anos de garantia, por esse preço 899€ + IVA. A que eu falei por 690€, é uma caixa nova/reconstruída e vem directamente do fornecedor espanhol da Audi, ou seja consigo um desconto simpático comparativamente a ir directamente à marca, mas ainda estou a analisar bem a questão e a ver se arranjo mais um descontito.

Obrigado pelas dicas pessoal e se alguém tiver mais alguma opinião diga.
 
Diz-me uma coisa, faz isso parada e em andamento (Tipo quando arrancas e esta em carga para um dos lados estala) ou sou so faz esses estalos parada?

De qualquer forma eu faria o seguinte antes de mudar a caixa de direçao, muda o oleo da caixa de velocidades, isso usa 75w90 sintetico e depois vem ca contar o resultado.

Tive um problema parecido, na allroad, quando virava o volante sentia uns estalos/solavancos, principalmente parada e quando arrancava com a direçao virada em carga, despistei tudo isso que fizeste, e antes de partir para a caixa de direçao lembrei-me de mudar o oleo da caixa de velocidades, e acertei em cheio, em 200 mil km ainda tinha o oleo de origem que mais parecia uma mistela de lama do que oleo, ficou 5 estrela nunca mais tive esse problema

As caixas manuais nao sao esquesitas no oleo qq um 75w90 sintetico minimamente bom é suficiente
 
Diz-me uma coisa, faz isso parada e em andamento (Tipo quando arrancas e esta em carga para um dos lados estala) ou sou so faz esses estalos parada?

De qualquer forma eu faria o seguinte antes de mudar a caixa de direçao, muda o oleo da caixa de velocidades, isso usa 75w90 sintetico e depois vem ca contar o resultado.

Tive um problema parecido, na allroad, quando virava o volante sentia uns estalos/solavancos, principalmente parada e quando arrancava com a direçao virada em carga, despistei tudo isso que fizeste, e antes de partir para a caixa de direçao lembrei-me de mudar o oleo da caixa de velocidades, e acertei em cheio, em 200 mil km ainda tinha o oleo de origem que mais parecia uma mistela de lama do que oleo, ficou 5 estrela nunca mais tive esse problema

As caixas manuais nao sao esquesitas no oleo qq um 75w90 sintetico minimamente bom é suficiente

Só queria fazer uma pequena retificação, as caixas de velocidades das nossas carrinhas são muito esquisitas em relação ao óleo a usar por isso muito cuidadinho com o que pões ( de preferencia põe da audi ou algum equivalente em que vais ver que o preço não é muito diferente e prepara-te para uns 100€...) para um dia destes não teres problemas graves com ela.
Abraço da Madeira.
 
Só queria fazer uma pequena retificação, as caixas de velocidades das nossas carrinhas são muito esquisitas em relação ao óleo a usar por isso muito cuidadinho com o que pões ( de preferencia põe da audi ou algum equivalente em que vais ver que o preço não é muito diferente e prepara-te para uns 100€...) para um dia destes não teres problemas graves com ela.
Abraço da Madeira.


Se me falares dos motores tudo bem, felizmente as caixas (Manuais) As auto é uma conversa diferente, desde que o oleo seja um bom 75w90 sintetico é mais que suficiente para nao comprometer a fiabilidade, nao é muito relevante a marca mas sim as especificaçoes.

Não é de todo necessario no que as caixas manuais diz respeito ir a marca.

Atentção falo em oleo bons a cumprirem especificaçoes da marca e nao de oleos de marca duvidosa.
 
Se me falares dos motores tudo bem, felizmente as caixas (Manuais) As auto é uma conversa diferente, desde que o oleo seja um bom 75w90 sintetico é mais que suficiente para nao comprometer a fiabilidade, nao é muito relevante a marca mas sim as especificaçoes.

Não é de todo necessario no que as caixas manuais diz respeito ir a marca.

Atentção falo em oleo bons a cumprirem especificaçoes da marca e nao de oleos de marca duvidosa.

Só uma questão eu quando fiz todo o despiste, retirei qualquer ligação (rótulas e terminais) do sistema de direcção, verifiquei os cilindros de direcção e ao rodar o volante vinha um ligeiro sacão proveniente de dentro da caixa de direcção que repercutiu nos cilindros. Fazendo assim, não estou a ver qualquer relação com a caixa de velocidades.

No volante o que sentia em andamento era quando rodava o volante (mudava de direcção) ou arrancava com o carro a rodar o volante.
 
Se me falares dos motores tudo bem, felizmente as caixas (Manuais) As auto é uma conversa diferente, desde que o oleo seja um bom 75w90 sintetico é mais que suficiente para nao comprometer a fiabilidade, nao é muito relevante a marca mas sim as especificaçoes.

Não é de todo necessario no que as caixas manuais diz respeito ir a marca.

Atentção falo em oleo bons a cumprirem especificaçoes da marca e nao de oleos de marca duvidosa.

Fox sem entrar em grandes "discussões" a tua afirmação foi
"As caixas manuais nao sao esquesitas no oleo qq um 75w90 sintetico minimamente bom é suficiente"
Esta afirmação não está correta porque as nossas caixas são chamadas de "transaxle" e o óleo tem quer ser próprio para este tipo de caixas, se puseres um oleo sintetico 75w90 muito bom, mas que não seja para caixas deste tipo, vais fanar os sincronizadores mais cedo ou mais tarde. Outra situação que se tem que ter em atenção é se é GL-4 ou GL-5.
Eu falei no da audi porque é especifico, mas podia ter dito outra marca qualquer, a castrol também tem mas é caro na mesma.
Não quero com isto estar a entrar em qualquer tipo de desavença lol, foi só na tentativa de fazer o alerta.
Abraço da Madeira.

P.S - Aqui a fica um óleo que dá e com as respetivas especificações:
Castrol Syntrans Transaxle 75W-90 é um lubrificante sintético especialmente desenvolvido para solucionar a incompatibilidade de características entre engrenagens tipo hipoide e caixas de velocidades sincronizadas. Castrol TAF-X é especialmente recomendado para as transmissões dianteiras dos veículos VW – Audi e Seat, sendo ainda utilizado com vantagens em veículos de outras marcas onde é exigido um lubrificante de elevada performance.

Especificações: SAE 75W-90; API GL 4+; VW G 052 911
 
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Só uma questão eu quando fiz todo o despiste, retirei qualquer ligação (rótulas e terminais) do sistema de direcção, verifiquei os cilindros de direcção e ao rodar o volante vinha um ligeiro sacão proveniente de dentro da caixa de direcção que repercutiu nos cilindros. Fazendo assim, não estou a ver qualquer relação com a caixa de velocidades.

No volante o que sentia em andamento era quando rodava o volante (mudava de direcção) ou arrancava com o carro a rodar o volante.[/QUOTE]

Precisamente o que esta a bold

Repara, em vazio com tudo desligado da caixa de direçao, o uso e o tempo nao e de todo a anormal algumas folgas que assim irao ser obviamente notorias, repara nao estou a dizer que nao é, apenas digo que pode nao ser.

Mudar o oleo da caixa é barato, e é uma coisa que deve fazer regularmente, por isso nada perdes. os sintomas que descreves sao exactamente os que tinha e nada tinha a ver com caixa de direçao.

Experimenta fazer o que te digo, ate porque é algo que deve fazer no minimo de 60 em 60 mil km, e depois posta os resultados, se nao for, sabes que é sem duvida da caixa de direçao, e ficas com a manutençao da caixa de velocidades feita
 
Só uma questão eu quando fiz todo o despiste, retirei qualquer ligação (rótulas e terminais) do sistema de direcção, verifiquei os cilindros de direcção e ao rodar o volante vinha um ligeiro sacão proveniente de dentro da caixa de direcção que repercutiu nos cilindros. Fazendo assim, não estou a ver qualquer relação com a caixa de velocidades.

No volante o que sentia em andamento era quando rodava o volante (mudava de direcção) ou arrancava com o carro a rodar o volante.[/QUOTE]

Precisamente o que esta a bold

Repara, em vazio com tudo desligado da caixa de direçao, o uso e o tempo nao e de todo a anormal algumas folgas que assim irao ser obviamente notorias, repara nao estou a dizer que nao é, apenas digo que pode nao ser.

Mudar o oleo da caixa é barato, e é uma coisa que deve fazer regularmente, por isso nada perdes. os sintomas que descreves sao exactamente os que tinha e nada tinha a ver com caixa de direçao.

Experimenta fazer o que te digo, ate porque é algo que deve fazer no minimo de 60 em 60 mil km, e depois posta os resultados, se nao for, sabes que é sem duvida da caixa de direçao, e ficas com a manutençao da caixa de velocidades feita

Acabei de falar com o meu mecânico e ele acha estranho a relação troca de óleo na caixa de velocidades com a caixa de direcção. Em todo o caso, ele diz que mal não faz em trocarmos os 2 óleos, tanto o da direcção como o da caixa de velocidades e ver se resolve a questão, pois até ele quer ver se é o suficiente, pois pelos sintomas tudo indicaria "Caixa de direcção".

A verdade é que julgo que tanto um óleo como o outro são de origem e aproveitamos para trocar e ficar em melhores condições. Vamos fazer por partes e ver no que dá, mal não faz de certeza.

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Fox sem entrar em grandes "discussões" a tua afirmação foi
"As caixas manuais nao sao esquesitas no oleo qq um 75w90 sintetico minimamente bom é suficiente"
Esta afirmação não está correta porque as nossas caixas são chamadas de "transaxle" e o óleo tem quer ser próprio para este tipo de caixas, se puseres um oleo sintetico 75w90 muito bom, mas que não seja para caixas deste tipo, vais fanar os sincronizadores mais cedo ou mais tarde. Outra situação que se tem que ter em atenção é se é GL-4 ou GL-5.
Eu falei no da audi porque é especifico, mas podia ter dito outra marca qualquer, a castrol também tem mas é caro na mesma.
Não quero com isto estar a entrar em qualquer tipo de desavença lol, foi só na tentativa de fazer o alerta.
Abraço da Madeira.

P.S - Aqui a fica um óleo que dá e com as respetivas especificações:
Castrol Syntrans Transaxle 75W-90 é um lubrificante sintético especialmente desenvolvido para solucionar a incompatibilidade de características entre engrenagens tipo hipoide e caixas de velocidades sincronizadas. Castrol TAF-X é especialmente recomendado para as transmissões dianteiras dos veículos VW – Audi e Seat, sendo ainda utilizado com vantagens em veículos de outras marcas onde é exigido um lubrificante de elevada performance.

Especificações: SAE 75W-90; API GL 4+; VW G 052 911

Para a caixa de direcção é preciso também algum óleo xpto como o das velocidades? Se sim sabem-me dizer qual o mais indicado (qualidade/preço)?

Obrigado pelas dicas todas até aqui ;)
 
Fox sem entrar em grandes "discussões" a tua afirmação foi
"As caixas manuais nao sao esquesitas no oleo qq um 75w90 sintetico minimamente bom é suficiente"
Esta afirmação não está correta porque as nossas caixas são chamadas de "transaxle" e o óleo tem quer ser próprio para este tipo de caixas, se puseres um oleo sintetico 75w90 muito bom, mas que não seja para caixas deste tipo, vais fanar os sincronizadores mais cedo ou mais tarde. Outra situação que se tem que ter em atenção é se é GL-4 ou GL-5.
Eu falei no da audi porque é especifico, mas podia ter dito outra marca qualquer, a castrol também tem mas é caro na mesma.
Não quero com isto estar a entrar em qualquer tipo de desavença lol, foi só na tentativa de fazer o alerta.
Abraço da Madeira.

P.S - Aqui a fica um óleo que dá e com as respetivas especificações:
Castrol Syntrans Transaxle 75W-90 é um lubrificante sintético especialmente desenvolvido para solucionar a incompatibilidade de características entre engrenagens tipo hipoide e caixas de velocidades sincronizadas. Castrol TAF-X é especialmente recomendado para as transmissões dianteiras dos veículos VW – Audi e Seat, sendo ainda utilizado com vantagens em veículos de outras marcas onde é exigido um lubrificante de elevada performance.

Especificações: SAE 75W-90; API GL 4+; VW G 052 911


Mea culpa

Eu parto do principio que a malta sabe que tem de usar um oleo a cumprir as especificações do fabricante, o que nao quer dizer que tenha de ir a marca, o castrol nao é o unico a cumprir isso existem mais baratuchos com as mesmas specs
 
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