caixa de direção??

Boas pessoal!!
é o seguinte, de há uns tempos para ca, que noto um ranger quando viro a direção, notasse mais quando viro o volante a esquerda, e parece vir da caixa de direção, tenho o óleo da direção a nível, e não noto fugas na caixa, isto começou apos algum tempo da troca do óleo da direção (OEM e o recomendado), e notasse mais a frio, apos alguns kilometros feitos com o carro, o barulho quase não existe, ou deixa mesmo de existir!!
Alguém tem ideias? será a caixa a queixar-se?
Já ouvi falar em aditivos, será viável?
Trata-se de um A4 B5...
 
Last edited:
Quando trocaste o óleo de direcção se não trocaste deverias ter trocado o vaso (devido ao filtro que tem no interior), não chega a 30 € de origem.
 
Quando trocaste o óleo de direcção se não trocaste deverias ter trocado o vaso (devido ao filtro que tem no interior), não chega a 30 € de origem.
por acaso não troquei, mas tirei-o fora e dei-lhe uma limpeza, já o tinha feito em outra muda anterior, mas vou comprar um vaso novo, pode ser que resolva..
 
Posso estar a dizer disparates mas ca vai...
Foi imediatamente a seguir ou passado algum tempo!???
E que da me ideia ser a ponteira de direção com folga no parafuso transversal que não deixa a ponteira rodar... Mas como tem folga roda um pouco e faz um ranger...
 
Posso estar a dizer disparates mas ca vai...
Foi imediatamente a seguir ou passado algum tempo!???
E que da me ideia ser a ponteira de direção com folga no parafuso transversal que não deixa a ponteira rodar... Mas como tem folga roda um pouco e faz um ranger...
que eu desse conta, foi pouco tempo depois de trocar o óleo, o que me intriga +e que so faz a frio, a quente deixa de fazer, ou quase não faz, se fosse o parafuso não teria que fazer sempre?
 
Pois supostamente faz sempre...
Se em quente deixa de fazer até pode ser o óleo que não e bem indicado para essa caixa de direção, ou seja, como passado algum tempo e que deixa de fazer barulho porque o óleo aquece fica ligeiramente mais fino e lubrifica melhor as partes móveis deixando de fazer barulho
 
Pois supostamente faz sempre...
Se em quente deixa de fazer até pode ser o óleo que não e bem indicado para essa caixa de direção, ou seja, como passado algum tempo e que deixa de fazer barulho porque o óleo aquece fica ligeiramente mais fino e lubrifica melhor as partes móveis deixando de fazer barulho
eu desde que tenho o carro, sempre usei este óleo, é OEM e o recomendado para este carro, e nunca tive este problema, só agora na ultima muda, estou mais inclinado para a resolução que o pratinhol mencionou, e hoje já mandei vir o deposito novo do óleo da direção, quando o tiver substituído, depois comunico o resultado..
 
Update..
reservatório do óleo da direção substituído, e o ruido permanece, para mim ou é a caixa de direção já a dar de si, ou algum componente da direção, é que o ruido só faz mesmo rodando o volante á esquerda, e com as rodas no chão, com as rodas no ar o barulho não existe, devido ao menor esforço.. quando chegar a altura da revisão, aproveito e menciono este problema ao mecânico..
 
Ja vi um problema parecido e o ruído ( tic-tac) vinha dos amortecedores da frente.
Eram uns casquilhos com rolamentos no topo dos amortecedores que estavam desgastados.
Verifica. Mas pode também ser a caixa.
 
Ja vi um problema parecido e o ruído ( tic-tac) vinha dos amortecedores da frente.
Eram uns casquilhos com rolamentos no topo dos amortecedores que estavam desgastados.
Verifica. Mas pode também ser a caixa.
pelos sintomas parece ser mesmo da caixa.. mas quando chegar a altura da revisão, vou ter isso em conta ;)
 
Bem pessoal, ainda não mandei analisar o tal ranger da direção, mas agora apareceu-me um novo barulho, quando estou por exemplo a fazer uma rotunda, houve-se um toc toc não é barulho de ponteira de direção, é diferente, são pancadas secas, amortecedores, caixa de direção, tirantes da barra estabilizadora.. alguém tem ideia do que possa ser :S
 
houve-se um toc toc não é barulho de ponteira de direção, é diferente, são pancadas secas, amortecedores, caixa de direção, tirantes da barra estabilizadora.. alguém tem ideia do que possa ser :S

Os meus o que gastam mais é sinoblocos da suspensão, não duram mais que dois a três anos???
 
Bem pessoal, ainda não mandei analisar o tal ranger da direção, mas agora apareceu-me um novo barulho, quando estou por exemplo a fazer uma rotunda, houve-se um toc toc não é barulho de ponteira de direção, é diferente, são pancadas secas, amortecedores, caixa de direção, tirantes da barra estabilizadora.. alguém tem ideia do que possa ser :S

esses toc toc, sao constantes a curvar e em acelaraçao? quando endireitas a direçao, o toc toc desaparece? ja consideraste que possa ser uma junta homocinetica?
 
esses toc toc, sao constantes a curvar e em acelaraçao? quando endireitas a direçao, o toc toc desaparece? ja consideraste que possa ser uma junta homocinetica?
por acaso só dei conta desse barulho hoje, mas parece ser apenas ao curvar, também parece haver esse barulho ou muito idêntico, quando passo nas lombas, e só parece ser do lado do condutor..

- - - - - - - - - -

normalmente a homocinetica não costuma ser mais um trac trac.. é que este é um toc toc batidas secas, tipo amortecedores nas lonas, mas o estranho é que se nota a curvar em bom piso e devagar... vou ver também o estado da rotula axial..
 
Back
Top