caixa automatica

boas hoje quando foi por a carrinha a trabalhar reparei que o velocímetro ficava logo a oscilar nos 120km/h, e quando punha a marcha era uma coisa muito bruta respondia logo com muita força, a caixa é automática. ouve até uma altura em que deixou de puxar sem resposta por parte da caixa.
será que alguém me pode ajudar.
 
boas hoje quando foi por a carrinha a trabalhar reparei que o velocímetro ficava logo a oscilar nos 120km/h, e quando punha a marcha era uma coisa muito bruta respondia logo com muita força, a caixa é automática. ouve até uma altura em que deixou de puxar sem resposta por parte da caixa.
será que alguém me pode ajudar.


Bem primeiro que tudo nem devias ter andado com o carro se os sintomas eram esses, é que nao é normal de todo esses sintomas

Liga ao vag, mas cheira-me que inicialmente nada tinha a ver com a caixa, ao abusares vamos la ver se nao danificaste nada na caixa
 
não porque só o tirei do estacionamento e voltei a meter. parece ser um problema de eletrónica, pois esteve a ver o painel de instrumentos e reparei que ele está todo lixado. começa a meter kilometros sozinho. mas acho que me lixaram aquilo, pois foi para abrir o capo mas não deu pois alguém rebentou o cabo.
 
seja como for essas caixas são caprichosas. muita gente esquece-se de lhe mudar o oleo nos intervalos correcto e isso por si só leva-as a começar a patinar. por descargo de consciencia, ve quando fui mudado na tua

não porque só o tirei do estacionamento e voltei a meter. parece ser um problema de eletrónica, pois esteve a ver o painel de instrumentos e reparei que ele está todo lixado. começa a meter kilometros sozinho. mas acho que me lixaram aquilo, pois foi para abrir o capo mas não deu pois alguém rebentou o cabo.
 
seja como for essas caixas são caprichosas. muita gente esquece-se de lhe mudar o oleo nos intervalos correcto e isso por si só leva-as a começar a patinar. por descargo de consciencia, ve quando fui mudado na tua

Pegando num topico dele antigo a caixa foi reconstruida este ano, diz-me fizeste a primeira muda de oleo da caixa nos primeiros 10 mil km?
 
eu disse-lhe para mudar o oleo? ou disse-lhe para verificar o tempo de vida do oleo que ele tem. infelizmente não tenho tempo para ler todos os tópicos. depois se foi reparada à um ano, é porque deverá ter levado oelo novos nessa altura (se bem que há muita má gente que lhe tira o oleo e o volta a meter) ainda deveria estar sob garantia de quem a reparou.

mas cada vez mais vejo que a maioria dos membros aqui são smack talkers

Pegando num topico dele antigo a caixa foi reconstruida este ano, diz-me fizeste a primeira muda de oleo da caixa nos primeiros 10 mil km?
 
sim a caixa ainda não fez 5mil km que é quando tem que ir a revisão que tb está incluída na garantia. foi reparada em setembro e sim levou óleo novo pois o outro ficou na auto-estrada.
mas acho k o problema é eletrónico pois ele começa a meter kilometros sozinha. o conta kilometros fica nos 120 mesmo sem o motor a trabalhar e começa a contar kilometros como se estive-se. e reparei quando ia para desligar a bateria para tentar fazer reset que o cabo do fecho estava partido suspeito que tenham aberto o capo e feito algo. mas não tenho a certeza ainda.
 
eu disse-lhe para mudar o oleo? ou disse-lhe para verificar o tempo de vida do oleo que ele tem. infelizmente não tenho tempo para ler todos os tópicos. depois se foi reparada à um ano, é porque deverá ter levado oelo novos nessa altura (se bem que há muita má gente que lhe tira o oleo e o volta a meter) ainda deveria estar sob garantia de quem a reparou.

mas cada vez mais vejo que a maioria dos membros aqui são smack talkers

Juro que não percebi onde queres chegar....

Tirar oleo e voltar a por? A sério? nao estamos a falar de caixas manuais reparadas no ti manel da esquina, em portugal existem poucas casas a reparar Tiptronic e NÃO acredito que nenhuma depois de reconstruir um caixa com um custo de vários milhares de euros ponha lá o mesmo oleo, afinal teem de dar garantia de 2 anos no trabalho feito

Esse teu post tem tanto de disparatado como até agressivo sem qualquer necessidade para tal, as tiptronic BEM PELO CONTRARIO DO QUE DIZES são caixas até bastante fiaveis, simplesmente tinham por parte da marca (Entenda-se a Audi e nao a ZF que é a fabricante das mesmas) uma MANUTENÇAO ERRADA e é isso que as mata, o construtor sempre disse que o oleo é para mudar de 60 em 60 mil km, a audi dizia que era vitalicio se bem que anos mais tarde ouve uma adenda por parte da audi a retificar essa situaçao, adenda essa que dizia que o oleo era para mudar de 60 em 60 mil km, mas o mal já estava feito e a marca como sempre pos o rabinho de fora

Ja que entendes tanto deves saber que 90% das caixas que partiram aconteceu bem acima dos 200 mil km, o que por si é notável sabendo que andaram 200 mkm + com o mesmo oleo, experimenta andar 100 mil km com o mesmo oleo em qq motor que depois falamos. exemplos diferentes sim, mas o principio de lubrificaçao é o mesmo......


Smack Talkers?????????? Really?????? do you even knows what that means? É que nao me recordo de ver aqui nenhum tipo de ameaças nem ninguém a inflamar o tópico, mas lá saberás......


Voltando ao autor do topico, que já chega de off topic....

Sim provavelmente é eletronica, nas tiptronic basta por exemplo o medidor de massa de ar estar marado que nao acusa qq tipo de erro no vag e aparentemente esta tudo bem á excepçao da caixa que fica erratica e com um comportamento muito estranho, não é decerto o teu problema, mas quase que aposto que tem qualquer coisa a ver com ABS/Control de Traçao
 
smack talker não tem nada a ver com ameaças no literal (Smack talk - Wikipedia, the free encyclopedia) mas também não vou discutir semântica.

tiptronic ou não é como a maioria das caixas automáticas, super fiáveis e de alta durabilidade mas quando dão problemas sai caro.

não compensa repará-las (preços variam entre 1200 e 2500 mediante a zona e qualidade do trabalho) quando se podem comprar por 500€/600€ lá fora. as caixas aqui em questão normalmente apresentam falhas por falta de cuidado e manutenção (ou não lhes mudam o oleo/filtro como foi o meu caso ou andam com elas abaixo do nível) ou nos selonoides de controlo. Depois um óleo de caixa nada tem a ver com o do motor e é rídiculo comparar as longevidades de ambos.

Eu já tive uma carrinha dessas ou chocolateira como gosto de lhe chamar e ela só tem duas coias más, o motor e a caixa automática (a não ser que lhe ponhas um tipchip ou a programes para estar sempre no modo mais agressivo). Motor mesmo depois de mexido não tem mais agilidade que um 1.9 TDi de 130cvs também mexido (380Nm) mas 1.9 tdi quattro na A6 é super raro e ainda nunca vi nenhuma. já a carrinha em si é só conforto, segurança e muito robusta.

Juro que não percebi onde queres chegar....

Tirar oleo e voltar a por? A sério? nao estamos a falar de caixas manuais reparadas no ti manel da esquina, em portugal existem poucas casas a reparar Tiptronic e NÃO acredito que nenhuma depois de reconstruir um caixa com um custo de vários milhares de euros ponha lá o mesmo oleo, afinal teem de dar garantia de 2 anos no trabalho feito

Esse teu post tem tanto de disparatado como até agressivo sem qualquer necessidade para tal, as tiptronic BEM PELO CONTRARIO DO QUE DIZES são caixas até bastante fiaveis, simplesmente tinham por parte da marca (Entenda-se a Audi e nao a ZF que é a fabricante das mesmas) uma MANUTENÇAO ERRADA e é isso que as mata, o construtor sempre disse que o oleo é para mudar de 60 em 60 mil km, a audi dizia que era vitalicio se bem que anos mais tarde ouve uma adenda por parte da audi a retificar essa situaçao, adenda essa que dizia que o oleo era para mudar de 60 em 60 mil km, mas o mal já estava feito e a marca como sempre pos o rabinho de fora

Ja que entendes tanto deves saber que 90% das caixas que partiram aconteceu bem acima dos 200 mil km, o que por si é notável sabendo que andaram 200 mkm + com o mesmo oleo, experimenta andar 100 mil km com o mesmo oleo em qq motor que depois falamos. exemplos diferentes sim, mas o principio de lubrificaçao é o mesmo......


Smack Talkers?????????? Really?????? do you even knows what that means? É que nao me recordo de ver aqui nenhum tipo de ameaças nem ninguém a inflamar o tópico, mas lá saberás......


Voltando ao autor do topico, que já chega de off topic....

Sim provavelmente é eletronica, nas tiptronic basta por exemplo o medidor de massa de ar estar marado que nao acusa qq tipo de erro no vag e aparentemente esta tudo bem á excepçao da caixa que fica erratica e com um comportamento muito estranho, não é decerto o teu problema, mas quase que aposto que tem qualquer coisa a ver com ABS/Control de Traçao
 
smack talker não tem nada a ver com ameaças no literal (Smack talk - Wikipedia, the free encyclopedia) mas também não vou discutir semântica.

tiptronic ou não é como a maioria das caixas automáticas, super fiáveis e de alta durabilidade mas quando dão problemas sai caro.

não compensa repará-las (preços variam entre 1200 e 2500 mediante a zona e qualidade do trabalho) quando se podem comprar por 500€/600€ lá fora. as caixas aqui em questão normalmente apresentam falhas por falta de cuidado e manutenção (ou não lhes mudam o oleo/filtro como foi o meu caso ou andam com elas abaixo do nível) ou nos selonoides de controlo. Depois um óleo de caixa nada tem a ver com o do motor e é rídiculo comparar as longevidades de ambos.

Eu já tive uma carrinha dessas ou chocolateira como gosto de lhe chamar e ela só tem duas coias más, o motor e a caixa automática (a não ser que lhe ponhas um tipchip ou a programes para estar sempre no modo mais agressivo). Motor mesmo depois de mexido não tem mais agilidade que um 1.9 TDi de 130cvs também mexido (380Nm) mas 1.9 tdi quattro na A6 é super raro e ainda nunca vi nenhuma. já a carrinha em si é só conforto, segurança e muito robusta.

1º e pegando mesmo no que escreveste (Smack talk (also smacktalk and talking smack by Marin) is a slang term seen in chat channels in chat room, blog, and MMOG conversations. The term came about in the early 1990s. It generally refers to the use of threatening or intentionally inflammatory language. Smack talk can also be used with bullying, whether that be face-to-face interaction, or cyber-bullying.)

Discutir semântica tendo como base um termo que por si só é um calão, faz imenso sentido.

Já tiveste UMA.... já tive várias e continuo a ter, mais uma vez não digas coisas que nao fazem sentido, não podes comparar um 1.9 I4 com um 2.5 V6 seja otto ou diesel, mecânicas completamente diferentes quem nem podem ser comparadas, uma comparaçao "per si" não só é errada como nao faz sentido, O V6 é mais lento a fazer rotaçao mas tem maior binario o que o torna mais agravel de usar enquanto estradista que é esse o fim para o qual existiu o 2.5 isto OEM VS OEM (Nao vale a pena falar de repros pois por ai n te safas tambem o busílis da questao é só um CUSTOS, é muito mais barato carregar um 1.9 do que um 2.5 isto fazendo as coisas bem feitas) no entanto tendo uma carteira sem fundo para o efeito mais uma vez o 2.5 dá cartas ao 1.9 no entanto e face a tipologia do motor custa 4x mais. (Por exemplo acima dos 250cv num tdi 110 é extremamente dificil) do 2.5 mudando internos, turbo, caixa etc consegues ir acima dos 500

Adiante, caixas a 500/600 euros, sim arranjas USADAS sem saberes como estão, e sem saberes sequer se vao funcionar decentemente no carro, pois a troca da caixa nao é simplesmente tirar uma e por outra, há muito mais para alem disso, É Obvio que compensa reconstruir desde que feito por quem sabe, leva todos os internos novos, torque etc ou seja por menos de metade de uma nova fica igualmente NOVA

O principio basico de todos os oleos é o mesmo ou seja LUBRIFICAR, tive o cuidado de te dizer que sao exemplos diferentes mas o principio é o mesmo, e a "causa/efeito" de oleo defeituoso é a mesma seja num motor seja numa caixa, o resultado é igual, ambos para o lixo.

Depois nao podes por todas as caixas no mesmo saco, tiptronic, multitronic, dsg, até manuais, todas teem de ter uma manutençao minimamente cuidada senao seja qual for acaba no lixo, no caso da tipotronic a mesma é adaptativa ou seja adapta-se a tua conduçao e vai aprendendo todos os dias com a tua conduçao, eu por exemplo sem recorrer ao modo manual apenas doseando o pé sei exactamente o que vai acontecer, consigo reduzir uma ou duas mudanças quando quero sem sequer recorrer ao "kick-down".

Existem demasiadas variáveis para ter certezas absolutas neste campo, agora que começa como as coisas sao tratadas disso nao tenho a minima duvida, e o unico segredo para a durabilidade/fiabilidade é a boa utilização/manutençao
 
1º e pegan.... utilização/manutençao

vou excluir a quote para n ocupar espaço e peço desculpa por ir um pouco off-topic

o que não falta ai são 1.9 tdi na casa dos 300cvs (que acho um estupidez mas pronto). esqueci-me de referir que a minha 2.5 ainda era a de 150 e foi a base da minha comparação, sei que as de 180 mais do que os 30 cvs extra têm mais 70nm pois são uma versão revista e mais fiável dos 2.5 tdi. mas mesmo assim prefiro uma 1.9 tdi ou até mesmo o motor R5 usado nos touareg, excluindo aqui o poder ter quattro ou não. depois claro prefiro uma manual a uma automática porque é mais o meu jeito mas consigo perceber o conforto da automática.

no meu caso a primeira coisa que fiz foi adulterar o DSP da caixa e para ter um comportamento mais desportivo. alias, eu habituei-me rapidamente a condzuir em semi-automatico sempre. apesar de mostrar no A8 podem (presumo que no teu caso já saibas isto de cor) consultar aqui

depois tens o tipchip, algo muito raro cá em Portugal e que hoje já caiu em desuso.


eu não estou neste fórum para provar pontos mas sim para partilhar algum conhecimento que tenho e apanhar outro tanto de volta. se pelo meio ajudar alguém a resolver os seus problemas tanto melhor
 
Last edited by a moderator:
Back
Top