Caixa automatica ou mannual

Boas estou quase para comprar uma a4 avant 3.0 tdi MAS.... tem me ocorrido uma certa duvida,e possivelmente alguém aqui no forum me sabe responder!
Ando em duvida em comprar entre caixa automática e caixa manual! porque eu de caixa manual tenho uma so para escolher! Ou é aquela ou aquela de caixa automática tenho umas 3 ou 4....agora a questão é sera que a caixa automática é alguma coisa de geito?sera que compensa!?
Se alguem me souber ajudar agradecia...
 
Vou dar a minha opinião pela experiencia que tenho.

Caixa Automatica é um espectaculo mas se comprares carro novo que tem garantia de fabrica e estás sempre á vontade, carros usados com caixa automatica há sempre o risco de haver dissabores e posso dizer que dissabores em caixas automaticas dão para perder o sono durante meses.

Caixa manual tens sempre menos stress (problemas são Basicamente embraiagem e volante motor).

Num futuro vai ser quase tudo automatico mas talvez as manutenções sejam mas rapidas eficases e menos dispendiosas.

Por enquanto na minha opinião caixa manual.
 
Ja vi que em fiabilidade automatica é melhor. E infelismente nao pode ser nova!
A questao é que tenho 5 avants debaixo de olho 1 cinza prata caixa manual e as outras 4 pretas mas caixa automatica.
A questao é que se a puchar na estrada a caixa automatica nao vai pastelar ou mesmo morrer um bocado visto que nem e uma caixa dsg. E na manual nos temos sempre o controlar quando queremos trocar de caixa.
Agradeco as respostas de ajuda!
 
Com caixa automática tens melhores prestações dos 0-100km/h. (principalmente nestas ultimas, que têm conversor de binário). Só para teres noção, às vezes quando faço uma ultrapassagem e recorro ao "kickdown", até tenho medo que a distancia que levo ao carro da frente não seja suficiente para sair da traseira dele e ir para a faixa contrária, tal é o disparo :D
Admito sim, que em D (numa condução normal) podia ser um pouco mais "solta", mas para isso, possivelmente iria obrigar o carro a andar em relações mais baixas, afectando os consumos. E para esse fim, existe o modo S, em que à mínima oscilação no acelerador, se fica logo colado ao banco.
Nada como experimentar os dois.
Boa sorte na aquisição.
 
Last edited:
Bem isto cada vez se torna mais dificil :S uns dizem manual porque ali trocas mesmo de caixa onde queres e consegues ir ao limite das rotaçoes blablablablblablabla outros automatico porque consegue um melhor desempenho do motor mas sera que em automatica se tira o mesmo partido das rotaçoes que em manual??? :S :S :S :S
:|
 
Para andar a "brincar", sem dúvida que com uma caixa manual se consegue ter maior controlo sobre o carro. Fora isso, na minha opinião, a escolha recai sobre caixa auto.
E sim, consegue-se levar as rotações até ao redline. Basta carregar mais no acelerador.
Também podes ser tu a meter as mudanças. Tanto na manete +/- como nas patilhas do volante, se o carro as tiver.
Nada como experimentares um :)
 
as caixas auto destes carros são as zf e são um espectáculo,no modo normal dá uma condução super descontraída próprio para uma carrinha,e no modo s,fica brutal basta carregar mais um pouco no acelerador e mete logo uma abaixo e enquanto não aliviares o acelerador é sempre a puxar até ao redline...a grande desvantagem talvez seja a manutenção a cada 80000km +/- de troca de óleo e filtro que não é muito barata entre 300/500€ dependendo de onde recorras...na manual pouca manutenção tem...quanto ao custo da reparação já foi pior,temos a representação zf em portugal para comprar material,e também á tudo de concorrência,e por isso já se consegue reparar cx destas por cerca de 1500€,o custo de uma embraiagem e bimassa não deve ser muito inferior...
é mesmo uma questão de experimentares e veres o que gostas mais...
 
Bem amigos já vi que caixa automática esta mesmo no todo das escolhas! Tenho mesmo de esprementar uma de caixa automática para ver!
A questão é que com caixa manual só tenho uma avant para escolher e de automatica tenho algumas, que eu queria que viesse já com sistema de navegação e bancos e jantes s-line!
Por isso o ramo de escolha fica MUITO reduzido!
Mas obrigado pelas vossas opiniões! ajudaram bastante!
 
Back
Top