Caixa Auto (Funcionamento)

Tnh a carrinha á pouco tmp e como ela não veio com manuais (Livros),eu não sei bem como uma caixa automática funciona ou se é normal elas funcionarem assim.Passo a descrever,as funções básicas são bastante simples,andar para a frente,para trás,ponto morto,e parking são bastante simples mas as minhas duvidas prendem-se em relação as restantes opções,ou seja,existem as opçãos "4;3;2",pelo k ja percebi,estas opções têm a haver com mudanças manuais,certo?No entanto quando mudo do "2" para o "3" não acontece nada.Nao é suposto a carrinha engatar a mudança?e já agora akele "+" e o "-" tbm já experimentei mas não faz nada.

Ou nao percebo nada disto ou passa-se alguma coisa.Podem dar-me ideias sobre o funcionamento desta caixas?
 
Hum... o + e o - são para engatares as mudanças manualmente, o resto são programas de condução, já os soube, tinha no manual do Golf 4 que tive, as caixas automáticas deles eram idênticas, mas o meu não tinha. Se fosse de um biemmer até te conseguia ajudar...
 
o andar para a frente (D) e para trás (R) e o travão de parque (P) é o normal

o (+/-) é para usares em estrada +(sobe) uma relação de caixa, o - o inverso...

o 4, 3, e 2 podes usar mediante o tipo de piso (inclinação), por exemplo, vais para a serra, a estrada é sinuosa e bastante inclinada, podes perfeitamente usar o 3, ficas a funcionar só com 3 mudanças (1,2 e 3ª) mas com mais força...

Se usares um reboque nessas mesmas estradas a mesma coisa...

Dizes que não faz nada? tenta na tua rua conduzir com a caixa no 2 e sempre que levantas o pé vais o que acontece :D
 
Obrigado pelas respostas.Vou então experimentar o k me disseram.Em relação ao "+" e o "-" eu posso dizer k não faz mesmo nada pk quando arranco e vejo k está na hora de passar a outra mudança o "+" não faz mesmo nada e o mesmo em relação ao "-".Posso nao estar a fazer direito mas...
 
Boas.

Mudanças +/- "sequencial", se empurrares para a frente sobes ou metes mudanças, para trás tiras ou reduzes as mudanças.

No entanto está programado para entrarem automaticamente por motivos de segurança, ao chegar a uma certa rotação salvo erro a cima das 4000 rotações, engrenam automaticamente.

Ao travares acontece o mesmo, se não as reduzires elas a baixo de 1500 a ou 200o rotações reduzem se automaticamente, se parares volta sempre a 1ª mudança.
 
Last edited:
Voltei a experimentar o "+" e o "-" mas não acontece nada.Empurro para a frente (+) por volta das 2000/2500 rotações e não acontece nada,a carrinha continua a pedir a próxima mudança e ai sim,por volta das 3000/3500 ela engata automaticamente e o mesmo se passa com as reduções.Realmente alguma coisa se passa (digo eu).:confused:
 
se com a caixa está tudo bem, deves ter ai alguma complicação a nivel electrónico. Essas caixas têm uma centralina, convinha fazer um diagnóstico e procurar erros. Até pode ser um mau contacto nos switchs da manete quando passas para essa posição.
 
Vou tentar leva-la a um mecânico especializado em caixas automáticas aki na mnh zona para ver o que se passa.Assim k souber o k se passa direi alguma coisa.;)
 
Vou tentar leva-la a um mecânico especializado em caixas automáticas aki na mnh zona para ver o que se passa.Assim k souber o k se passa direi alguma coisa.;)
Eu posso estar a dizer uma barbaridade, mas la vai, quando queres passar para modo sequencial não tens de puxar a alavanca para o lado direito? Só ai é que ela passa para sequencial.
 
Eu posso estar a dizer uma barbaridade, mas la vai, quando queres passar para modo sequencial não tens de puxar a alavanca para o lado direito? Só ai é que ela passa para sequencial.

É o k eu faço ms ou para o "+" ou para o "-" a caixa não faz nada pk a carrinha continua a subir nas rotações á espera da próxima mudança.
 
o que ele quis dizer pões em D e depois dás um pequeno toque para a direita e sentes a manete ir um pouco para a direita aí sim dás um pequeno toque para a frente ou para tráz, isto em andamento, sente-se a mudança a entrar senão acontece isso tens algo avariado
 
o que ele quis dizer pões em D e depois dás um pequeno toque para a direita e sentes a manete ir um pouco para a direita aí sim dás um pequeno toque para a frente ou para tráz, isto em andamento, sente-se a mudança a entrar senão acontece isso tens algo avariado

é exactamente isso,ponho em "D" e depois empurro para a direita para ficar nas opções "+" e "-" (em andamento,claro) ms como eu disse,dar um toque para cima (+) ou dar um toque para baixo (-) não acontece nada.A carrinha continua á espera das mudanças até k é obrigada a engrenar automaticamente com a subida ou descida das rotações.
 
Após conduzir carrinhas idênticas á minha pude reparar que quando se passa para o sequencial,aparece no computador de bordo a tal mudança que nos permite saber em que mudança estamos,ou seja,em vez de aparecer o "P;R;N;F;4;3;2" fica a aparecer as velocidades que o carro tem "1;2;3;4;5" mas que por alguma razão essa função não aparece na minha.
Presumo que seja os contactos da alavanca mas não estou a ver por onde começar.

Ideias,soluções?
 
Acho que devias começar por fazer um diagnóstico com o vag-com. Sinceramente não sei qual o módulo da caixa automatica, pois nao encontro nenhum que me pareça ser. Mas faz um auto scan.
Mas o melhor era ires a um mecanico que perceba do assunto, ou a uma bosh car service, ou a Audi....
 
Através do Vag não acusa nenhum problema.
Fui ao mecânico que costumo ir mas ele não mostrou interesse nenhum na solução do problema.
 
Back
Top