caixa 5 velocidades vs caixa 6 velocidades

Boas!
Será que me podem explicar a diferença de uma caixa de 5 velocidades para uma de 6 velocidades? Vantagens? etc..
Obrigado
 
zebeto disse:
Boas!
Será que me podem explicar a diferença de uma caixa de 5 velocidades para uma de 6 velocidades? Vantagens? etc..
Obrigado
segundo explicação de alguém que está habituado a fazer testes de potência, e em relação ao motor 130cv....de origem a o motor c cx d 5 trás 137cv...o de cx d 6 trás 144cv....quanto ao binario axo que é qq coisa como 300 cx de 5....e 310Nm cx de 6!! :wink: Eu tenho caixa de 6 e... :lol: :lol: :lol: :wink:
 
Karkov: Isso n tem nd a ver cm a caixa , mas sim cm a centralina.
Tanto qt sei o motor é igual e sendo mexido fica cm +/- a mesma potencia.

No teu caso a caixa de 5 vs a de 6 é k a de 5 é mais curta na relaçao final e tem as relaçoes mais espassdas , enqt a de 6 tem as relaçoes mto mais curtas e a 6a mais longa k a 5a :wink:

N sei o da caixa de 5 , mas a caixa de 6 da cerca de 220-230 as 4mil rpm :wink:

Cumps
 
Artur Costa disse:
Karkov: Isso n tem nd a ver cm a caixa , mas sim cm a centralina.
Tanto qt sei o motor é igual e sendo mexido fica cm +/- a mesma potencia.
obviamente que a potência não está relacionada com a caixa, mas sim no escalonamento dos mapas....que obviamente são deferente de um motor c cx d 5 e um com cx de 6....Pelo que parece e com toda a lógica, os mapas para motor c cx de 6 têm mais uns positnhos...

dito por alguém que faz repros e que lida com estes carros... :wink:
 
Boas

2 carros iguais com caixas diferentes um de 5 e outro de 6.
A caixa de 6 tem um escalonamento mais curto ajuda a gerir os consumos e até melhora as recuperações.
É mais vantajosa.
 
O meu antigo A3 (q Deus o guie...) tb tinha cx de 6 tal como a minha actual carrinha.
Não sei explicar, mas a cx de 6 parece-me bem melhor segundo opiniões q já recolhi, mais poupada ao nivel dos consumos, etc.
CX de 6 forever!!! 8)
 
Sim á uso caixa de 6vel desde o golf tdi 115, e nunca mais quero nada que não tenha 6 velocidades...o conforto em viagemé demais 8)
 
quando refiro o conforto é andar em velocidades de cruzeiro ( altas ou não ) ,mas sempre com rotações bem abaixo ás proporcionadas pelas caixas de 5 vel...

Menos rotação ( menos consumo ), menos barulho do motor logo mais conforto.. :)

Além disso considero a desmultiplicação das caixas de 6 , mais agradável e para retirar mais partido do motor , é a minha opinião.

Embora existam muitas que servem quase para baixar os consumos e proporcionar menos rotação ao motor ( o tal conforto a bordo que referia )

Akele abraço
 
Caixa 6

Boas,

tenho um A3 com cx manual 6 vlc e face a outros carros potentes com 5 vl, nota-se vantangens na cx de 6 já que o escalonamento é mais curto, além de proporcionar um menor consumo. Concluí que a 6ª afinal tem força e torna-se essencial.
 
rracer disse:
Sim á uso caixa de 6vel desde o golf tdi 115, e nunca mais quero nada que não tenha 6 velocidades...o conforto em viagemé demais 8)

Se formos por aí, por acaso acho a cx de 5 bem mais "confortável" do qua a de 6.
 
A caixa de 6 velocidades, quanto a mim é sem duvida superior ás de 5, o motor fica mais aproveitado e o conforto em viagem é evidente, menos rpms
a velocidades mais altas
 
Back
Top